Gerenciamento de resíduos em hotéis e motéis: um guia completo!
Em qualquer negócio, o gerenciamento de resíduos é um tema de grande relevância, devendo compor o planejamento. Em hotéis e motéis, por exemplo, esse é um tema de extrema importância, principalmente em razão da elevada quantidade de resíduos produzidos.
Diante disso, desenvolver uma boa gestão em todas as etapas da geração dos resíduos é imprescindível para atender o que é exigido pela legislação e para garantir o bem-estar dos visitantes.
Diante dessa necessidade, desenvolvemos este guia.
Nele você terá uma visão abrangente sobre o gerenciamento de resíduos em hotéis e motéis, com estratégias para redução, reutilização, reciclagem e descarte adequado de resíduos, visando à sustentabilidade ambiental e à economia financeira destes estabelecimentos.
Gestão de resíduos em hotéis e motéis: por que priorizar?
Essencial em qualquer negócio, do comércio à indústria, o tratamento de resíduos é uma ação necessária para que estes negócios cumpram a lei e garantam a proteção ao meio ambiente e à própria sociedade.
Para hotéis e motéis, essa necessidade, que faz parte do termo ESG, depende da criação de um plano de gestão de resíduos sólidos para hotéis (PGRS), de acordo com o que determina a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).
O PGRS é obrigatório para obtenção de alvará de funcionamento e no processo de licenciamento ambiental.
Este plano de gerenciamento de resíduos tem como grande finalidade diminuir a geração de resíduos nas cidades. Seus objetivos específicos definem as etapas que devem ser dadas para efetivar o objetivo geral, como:
- Gerenciar e segregar os resíduos gerados pelo hotel/motel, acondicionando-os da maneira adequada até sua coleta e destinação final;
- Diminuir a produção de resíduos e direcionar às empresas de reciclagem e de catadores, com vistas a gerar empregos e renda;
- Educar e conscientizar os colaboradores do empreendimento sobre a importância de segregar e acondicionar adequadamente os resíduos gerados, por meio de educação ambiental simples e correta;
- Diminuir o valor do IPTU, excluindo a taxa de remoção dos resíduos.
Como fazer um plano de gerenciamento de resíduos no seu hotel?
O Gerenciamento de Resíduos Sólidos aplicados a um hotel ou motel está intimamente relacionado à sustentabilidade, que é uma das principais tendências do segmento, devendo considerar o impacto dos resíduos gerados na região onde está.
Esses resíduos são compostos por embalagens, materiais orgânicos, restos de varrição, poda de galhos, grama, entulhos de reformas, metais e outros.
O tipo de estabelecimento também influencia na forma com que o plano de gerenciamento é elaborado.
Por exemplo, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos destinados a hotéis alocados nos centros das grandes cidades será naturalmente diferente do PGRS de um hotel de turismo rural.
Além disso, vale destacar que a quantidade de hóspedes conscientizados sobre a importância do tratamento de resíduos em hotéis é crescente. Muitos deles já buscam hotéis com selo verde na hora de fazer suas reservas.
Oferecer serviços baseados em sustentabilidade torna-se um diferencial importante dentro destes segmentos.
Por consequência deste cenário, a gestão pode contar com a participação de hóspedes por meio de notificações deixadas nos quartos e na recepção, indicando onde as lixeiras podem ser encontradas, quais são os tipos de resíduos que podem ser evitados e assim por diante.
Como funciona o descarte de resíduos hoteleiros?
O descarte de resíduos gerado por hotéis e motéis é o processo de descarte de diferentes materiais que não são mais úteis ou necessários para seu uso original.
Todo esse processo deve envolver a coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos, líquidos e perigosos.
O objetivo do descarte de resíduos gerados por hotéis e motéis é garantir um seguro e correto tratamento destes, visando proteger o meio ambiente e a saúde humana.
O descarte de resíduos pode ser feito de várias maneiras, dependendo do tipo de resíduo. Mas, de forma geral, algumas dicas são sempre necessárias, incluindo:
Separação dos resíduos: Gerados em grande quantidade, é necessário separar os resíduos orgânicos, recicláveis e não recicláveis em diferentes recipientes. Isso facilita o processo de coleta e tratamento, além de aumentar a eficiência da reciclagem.
Verifique as regras locais: Algumas cidades têm regras específicas sobre o descarte de resíduos, incluindo os tipos de resíduos que podem ser descartados e locais de descarte apropriados. Certifique-se de seguir as regras locais para evitar multas e problemas.
Descarte resíduos perigosos de forma adequada: Alguns resíduos comuns da rede hoteleira, como lâmpadas fluorescentes, baterias/pilhas e produtos químicos são considerados perigosos e precisam ser descartados de forma adequada. Verifique com as autoridades locais sobre os locais de descarte adequados para estes resíduos.
Opte pela reciclagem: A reciclagem é uma ótima maneira de descartar resíduos de forma adequada e preservar recursos naturais. Verifique com as autoridades locais sobre os programas de reciclagem disponíveis na área do seu empreendimento.
6 formas para ter um hotel sustentável
Ao contrário do que muita gente pensa, a adoção de práticas sustentáveis em hotéis e motéis não é uma tarefa difícil, nem exige tantos investimentos elevados.
Dentro do segmento, há algumas ações relativamente simples que podem ser adotadas sem maiores dificuldades. Veja!
1. Aproveite a água das chuvas
Caso seu hotel ou motel tenha jardins, aproveitar a água das chuvas é a melhor forma de manter essas áreas verdes sempre bonitas. Basta recolher a água das chuvas em depósitos e utilizá-la na rega.
Tal medida evita o desperdício de água potável e ainda diminui o impacto ambiental, especialmente durante a época de secas.
2. Promova ações para reduzir o uso de produtos descartáveis
Todos os descartáveis que seu hotel/motel deixa para os seus hóspedes no quarto, no bar da piscina são resíduos que precisam ser corretamente descartados.
Eliminá-los, ou ao menos reduzi-los, é uma boa opção capaz de gerar economia financeira e de água utilizada para sua produção. Outro argumento favorável à causa é a diminuição da poluição dos oceanos.
As campanhas de conscientização com colaboradores e clientes funcionam muito bem neste sentido, aumentando a efetividade do gerenciamento de resíduos.
3. Mudar os cartões dos quartos
Os cartões que servem de chave para os quartos na maioria dos hotéis são feitos em plástico (normalmente, PVC). Para reduzir o uso de plástico no hotel, uma simples recomendação é utilizar materiais mais ecológicos, caso da madeira e do bioplástico.
4. Reduzir o uso de papel
Faturas, notas de funcionários, pedidos internos, papéis para anotar pedido, tudo isso gera resíduo. Mas a boa notícia é que o uso do papel pode ser reduzido.
É por essa razão que vale considerar uma opção muito mais ecológica: o investimento em softwares inteligentes!
Nestes sistemas todas as notas ficam digitalmente guardados, eliminando papeis na grande maioria das etapas administrativas.
5. Opte por produtos de limpeza ecológicos
O uso de produtos químicos para a limpeza da roupa de cama e banho e para a limpeza dos quartos e zonas comuns é muito grande. Como forma de gestão, vale dar preferência ao uso de produtos de limpeza ecológicos.
Os detergentes ecológicos, por exemplo, usam mais ingredientes naturais e com menor potencial de toxidade, protegendo o ambiente e seus hóspedes!
6. Treine toda a equipe de colaboradores
Todas as ações anteriormente apresentadas só serão eficientes se a equipe do seu hotel ou motel for informada e souber agir de acordo com a sua política de gestão de resíduos.
Por isso, dentro do plano elaborado pelo seu empreendimento, nunca negligencie o treinamento dos seus colaboradores.
Além de engajar os próprios funcionários, essa medida irá também aumentar a consciência de hóspedes sobre as ações sustentáveis do seu negócio, permitindo que eles possam replicar isso em outros locais.
Dessa forma, quando são colocadas em prática, o melhor gerenciamento de resíduos garante um hotel e um motel sustentável, tornando a gestão hoteleira muito mais efetiva e com uma conscientização ambiental muito maior.
A sociedade e o meio ambiente agradecem!
Aproveite para conferir este material e entender como diminuir custos e aumentar o faturamento na gestão do seu motel.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!