Bombas de calor em motel sustentável

Motel sustentável: saiba como reduzir o impacto ambiental

O conceito de sustentabilidade está cada dia mais presente no nosso dia a dia. Hoje, todo tipo de empreendimento pode (e deve) ser o mais sustentável possível. Então, se você atua no ramo moteleiro, saiba que você pode também ter um motel sustentável.

Na atualidade, ser sustentável ou buscar incorporar práticas sustentáveis representam um estilo de vida. Estilo esse que pode inclusive, ser um atrativo diferencial para o seu motel.

No artigo de hoje entenda quais ações você deve tomar para ter um motel sustentável que consiga reduzir o impacto ambiental e ao mesmo tempo, ajude você a economizar com isso.

A importância da sustentabilidade aplicada em motéis

O futuro é sustentável e verde! Essa é uma frase que ganha cada vez mais espaço em nossa sociedade, com todo tipo de negócio tendo que adotar ações sustentáveis.

Este movimento já é uma tendência em projetos de novos hotéis em todo o mundo. Mas, para motéis é ainda pouco discutida e aplicada.

Na atualidade, ter um motel sustentável pode representar uma importante estratégia de diferenciação do empreendimento.

Ou seja, quando você adota medidas sustentáveis na gestão do seu motel, você estará naturalmente obtendo algumas vantagens interessantes:

Ganho em competitividade dentro do ramo moteleiro

A conscientização das pessoas sobre a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente ganharam relevância especial nos últimos anos.

Logo, convém que seu motel se antecipe a essas novas tendências, representando uma vantagem competitividade interessante.

A reputação do motel pode aumentar

O que faz com que as pessoas busquem seu motel? Um atendimento eficiente? Boas suítes e um serviço de qualidade? Certamente estes pontos são importantes.

Mas, e se você mostrar que seu motel faz a diferença no mundo por meio de ações sustentáveis?

Em suas escolhas, as pessoas buscam maior comprometimento social e ambiental, que vão além do puro interesse comercial. Pode ter certeza, adotar a sustentabilidade é uma ótima possibilidade de conquistar essas pessoas.

Os processos serão mais eficientes graças à sustentabilidade

Quando estamos mergulhados na rotina de gestão de nossos motéis, mal percebemos os hábitos nocivos que as vezes mantemos sem querer.

Por exemplo, estamos gastando muita energia para aquecer a água das piscinas privativas ou chuveiros das suítes e nem percebemos.

Apesar de parecerem inofensivas, priorizar a solução para essas atitudes pode fazer uma enorme diferença. E uma forma eficaz de identificá-las e modificá-las é por meio da filosofia do motel sustentável.

Para isso, basta adotar algumas práticas que vão ao encontro da inovação e da sustentabilidade.

Um investimento, quando realizado da forma correta e planejada, pode tornar os processos mais econômicos e sustentáveis.

A sustentabilidade ajuda a reduzir custos na gestão de motéis

Muitos gestores de motéis podem ter a ideia de que transformar um motel em um estabelecimento realmente sustentável é muito mais caro.

De fato, algumas práticas podem sim custar mais, como a compra de alimentos orgânicos, mas há outras condutas que até dependem de um investimento inicial, mas focam na redução do consumo de recursos para economizar dinheiro.

Como já ressaltamos, haverá a necessidade de um investimento inicial para remodelar ou substituir a infraestrutura, mas esse valor investido irá se pagar com o tempo.

Um exemplo é a instalação de bombas de calor. Elas são usadas para reduzir o custo com o aquecimento de água para banho, com uma economia de até 75%.

Além disso, é importante ressaltar que um motel sustentável não irá sacrificar a qualidade da experiência dos clientes. Eles terão a mesma experiência, seu motel será sustentável e gastará menos.

Práticas sustentáveis para você adotar no seu motel

Para que seu motel consiga se destacar por meio da sustentabilidade, é preciso que você esteja atento a uma série de práticas que podem ser consideradas e adotadas.

Veja algumas das principais formas para que você consiga tornar o seu motel sustentável e se beneficiar de todas as vantagens apresentadas:

  • As águas de piscinas, hidromassagens e duchas das suítes podem ser aquecidas de uma forma mais eficiente, caso de painéis solares e bombas de calor;
  • Projetar toda a estrutura para gastar o mínimo de eletricidade e água, caso da troca de lâmpadas utilizadas em todo o motel e sensores de água em torneiras;
  • Adotar pisos (e móveis) que tenham certificação ecológica;
  • Captação da água da chuva;
  • Adoção de sistemas automatizados, cortando a necessidade de papeis para folders e formulários;
  • Criar projetos de reciclagem de todo o lixo produzido pelos hóspedes;
  • Selecionar funcionários de uma forma mais consciente, como por exemplo selecionando aqueles que moram por perto, reduzindo o trânsito e a emissão de carbono.

Bomba de calor Fasterm: A melhor solução para ter um motel sustentável

Voltadas exclusivamente para elevar o padrão de sustentabilidade de um motel, a bomba de calor Fasterm é altamente inteligente. Ela funciona a partir da captação de energia presente na atmosfera, no ar, para transferir o calor.

Com essa solução, seus clientes vão contar com a temperatura ideal para o banho e, de quebra, você alcançará a melhor eficiência energética possível (com uma economia de até 75%), sem ruídos, instabilidades e de fácil instalação.

A Fasterm é referência nesse tipo de solução no Brasil, com vários cases de sucesso. Com isso, podemos disponibilizar bombas de calor para elevar a sustentabilidade do seu motel sem gastar mais com isso.

Dentre as muitas tecnologias possíveis, essa é uma tecnologia que ajudará o seu motel a alcançar os seguintes benefícios:

  • Muito mais eficiência, principalmente quando comparado aos aquecedores à diesel, lenha ou gás natural;
  • Maior capacidade de economia no aquecimento de água;
  • Alta capacidade de adaptabilidade, com a bomba de calor sendo dimensionada de acordo com as características de cada empreendimento;
  • Baixo custo operacional;

Dessa forma se você gerencia um motel e precisa melhorar a eficiência do aquecimento da água de banho para ser mais sustentável, a bomba de calor Fasterm é uma ótima opção.

Portanto, vale muito a pena conhecer todas as funcionalidades deste equipamento e dar o primeiro passo para ter um motel sustentável e que, ao mesmo tempo, seja mais lucrativo.

Saiba mais sobre a moderna tecnologia que está revolucionando o aquecimento de água. Baixe nosso e-book exclusivo e conheça a solução da Fasterm.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *