selo verde ARISP

Selo verde para hotéis: porque investir nessa certificação?

Você sabia que o setor turístico é um dos responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa? Estimativas do Cambridge Institute for Sustainability Leadership mostram que as emissões associadas ao ramo hoteleiro beiram os 5% do total. Diante disso, o hotel que quer se distanciar dessas emissões, precisa obrigatoriamente buscar o selo verde.

Hoje em dia, é cada dia mais comum que viajantes busquem fazer reservas onde o respeito com o meio ambiente é comprovado e, nada melhor do que buscar o selo verde para isso.

Quando conquistado pelo hotel, este tipo de certificação ambiental atesta a preocupação deste empreendimento para com as condições ambientais, incluindo ações positivas de descarte de resíduos, reciclagem, economia de recursos, dentre outros.

Quer saber mais sobre a importância do selo verde na gestão do seu hotel? Acompanhe nosso conteúdo de hoje e entenda porquê a busca por essa certificação é a melhor opção para que seu negócio seja mais sustentável em todos os aspectos.

Selo verde: sustentabilidade e diferencial competitivo

Nas duas últimas décadas a busca por empreendimentos ecologicamente corretos é uma realidade, tanto que várias empresas do segmento têm em sua cultura a sustentabilidade.

Para se ter uma ideia, aproximadamente 25% dos turistas americanos já optam por hotéis “eco-friendly”. Consequentemente, possuir certificações ambientais é, por vezes, fator determinante na escolha do hotel.

Assim, para empreendimentos hoteleiros, abraçar a sustentabilidade como missão é, acima de tudo, assumir um compromisso com as gerações futuras e aplicar a consciência ambiental e econômica.

Neste contexto, a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) desenvolveu um selo verde focado em ações sustentáveis, destinadas a preservação ambiental, além do comprometimento com a sustentabilidade corporativa.

Além de impactar uma fatia específica do mercado hoteleiro, a conquista do Selo Verde ARISP promove também algumas outras vantagens significativas, tais como:

  • Valorização da imagem do hotel, comprovando suas ações sustentáveis e amiga do meio ambiente;
  • Economia no sistema de aquecimento de água para banho, como veremos de forma mais detalhada ainda neste conteúdo;
  • Redução da emissão de gases de efeito estufa;
  • Fortalece a presença da marca no mercado tradicional e eco-friendly, onde as ações sustentáveis são importantes fatores de decisão.

Além do mais, se seu hotel está alinhado a essas novas exigências do mercado consumidor, ele pode naturalmente ganhar vantagem competitividade neste concorrido mercado.

Selo verde ARISP: duas certificações distintas

Para o estado de São Paulo, a certificação ambiental fornecida pela ARISP é a melhor forma para comprovar que o referido estabelecimento (como um hotel) adota ações destinadas a preservação ambiental e sustentabilidade corporativa.

Importante ressaltar que o Selo Verde ARISP não é concedido diretamente às empresas, mas sim aos cartórios de registros de imóveis associados que comprovem promoções ligadas à sustentabilidade.

O órgão disponibiliza duas certificações distintas:

Selo Responsabilidade Socioambiental

Este é um selo oferecido a todos os associados que neutralizam a emissão de CO2 via Floresta dos Registradores – área de mata nativa com 43 mil m², localizada no empreendimento Green Farm CO2 Free, em Itaquiraí/MS e que conecta um dos três biomas mais importantes do Brasil: Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.

Para a ARISP, a gestão ambiental dentro dos cartórios e a associação ao empreendimento Green Farm CO2 destacam o comprometimento com a sustentabilidade.

Selo CO2 Free

Este segundo selo verde atesta a responsabilidade do associado junto à sociedade e o meio ambiente, mostrando que ele realiza ações sustentáveis e do cumprimento das obrigações legais e econômicas.

Por que seu hotel deve conquistar o selo verde?

Como observamos até aqui, o selo verde nasceu da necessidade do mercado hoteleiro em seguir preceitos legais que englobam práticas sustentáveis, fazendo-se imprescindível a adequação e certificação.

Assim, a certificação SELO VERDE qualifica o estabelecimento hoteleiro, mostrando suas ações sustentáveis a partir do cumprimento de diretrizes de operação ambientalmente corretas.

Quando conquistado, o selo verde dá visibilidade e autoridade perante o maior consumidor de hotéis: os hóspedes.

Além do mais, um hotel que conquista sua certificação ambiental terá sua imagem elevada perante à comunidade, gerando, por consequência possibilidades de lucro.

Também é uma ótima estratégia para atrair mais clientes, uma vez que atende uma parcela crescente de pessoas que tem a sustentabilidade como fator de decisão.

Ou seja, a mudança de mindset na gestão e operação do hotel traz resultados consistentes na economia de recursos financeiros, além de priorizar os cuidados com o meio ambiente e o futuro das próximas gerações.

Ações sustentáveis que você pode adotar no seu hotel

Em um cenário cada vez mais “verde”, a questão da sustentabilidade ganha grande destaque em hotéis.

Consequentemente, empreendimentos hoteleiros estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e o uso de práticas ambientais e socioeconômicas mais limpas.

Abaixo listamos algumas das ações sustentáveis mais recomendadas para que seu hotel conquiste o selo verde:

  • Promova a iluminação natural nas áreas sociais, elevando a economia de energia;
  • Disponibilize um guia da região com estabelecimentos de pequenos produtores;
  • Substitua o uso dos tradicionais galões de água por filtros ou purificadores;
  • Adote paredes vivas, que são uma ótima forma de deixar o ambiente mais fresco e moderno;
  • Instale sensores de presença para economia de energia e utilize lâmpadas de LED;
  • Opte por descargas de duplo acionamento;
  • Reutilize a água da chuva para descargas, regas de jardins e lavagens diversas;
  • Instale ar condicionado menos poluente e de baixo consumo;
  • Consuma produtos de limpeza biodegradáveis;
  • Faça a gestão seletiva de lixo em todo o hotel, inclusive no quarto dos hóspedes;
  • Cultive uma horta orgânica no próprio hotel;
  • Realize trabalhos educativos com os hóspedes, focando na sustentabilidade;
  • Instale sistemas sustentáveis para a geração de energia e aquecimento de água;

Neste último caso, a instalação dos modernos sistemas de aquecimento de água para banho é um grande ponto de partida, tendo nas bombas de calor da Fasterm um grande aliado do hotel.

Com essas bombas, você garante que irá fornecer água na temperatura ideal e constante em todas as dependências do hotel, sejam elas quentes ou frias. Essa mudança faz com que seu hotel tenha até 75% de economia quando comparado a outros sistemas de aquecimento.

Consequentemente o ganho em sustentabilidade será expressivo, oferecendo uma tecnologia digna de selo verde para seu hotel, por não emitir qualquer tipo de material ruim para natureza.

Quer saber como tornar seu hotel mais sustentável? Então conheça as bombas de calor Fasterm e dê a partida para conquistar o selo verde.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.