Boiler de água quente: o que é e para que serve?
Em hotéis, hospitais, residências e condomínios a busca por soluções de armazenamento de água aquecida é constante. Como excelente oportunidade, o boiler de água quente se destaca.
Usado como reservatório de água para uso em duchas, torneiras e banheiras de residências como também de estabelecimentos comerciais como hotéis e hospitais, o boiler é uma ótima opção por oferecer economia e menor consumo de energia elétrica.
Mas você sabe como funciona o boiler de água quente, para que ele serve e suas características principais? Confira este artigo e descubra! Boa leitura!
O que é o boiler e como este equipamento funciona?
O boiler é, nada mais, do que um reservatório para a água que foi previamente aquecida por outros sistemas de aquecimento.
Assim, quando se trabalha com uma central térmica, o boiler de água quente tem única função de armazenar a água aquecida.
O processo de funcionamento do boiler é relativamente simples: inicialmente o sistema de aquecimento aquece a água. Depois, a água passa pelos tubos do sistema e chegam até o reservatório.
Neste reservatório os volumes de água de duchas, torneiras, banheiras se manterão aquecidos, sendo fortemente indicado para locais com alta demanda de água quente.
Os boiler encontrados no mercado especializado são os horizontais ou verticais. No entanto, sua aplicação e o material para sua construção tendem a ser os mesmos, ficando somente a questão do espaço no ambiente que o boiler será instalado o responsável por indicar qual dos dois modelos será utilizado.
Importante reforçar que o boiler é parte integrante de diferentes sistemas de aquecimento, com destaque para:
Sistema elétrico
Neste sistema, o aquecimento da água é feito, como o próprio nome indica, por energia elétrica. Basta programar a temperatura ideal desejada e, assim que atingi-la, a resistência do equipamento é desligada, cortando o consumo de energia elétrica.
Sistema a gás
O sistema a gás esquenta a água através da queima do gás (GN e GLP). Esse modelo opera de forma idêntica ao elétrico: quando o aquecimento da água atinge a temperatura programada, ele é desligado automaticamente, cortando o consumo do gás. Sua vantagem é que é uma opção mais econômica que sua versão em energia elétrica.
Sistema solar
O sistema de aquecimento solar é a opção mais econômica, pois obtêm energia de forma sustentável. Suas placas solares que captam o calor do sol, aquecem a água que passa nos tubos de cobre e vai para o boiler.
No entanto, este é um sistema que precisa do auxílio de um sistema a gás ou elétrico para o aquecimento d’água durante os períodos de pouco sol. Isso é chamado de sistema de apoio, para que a água quente nunca falte.
Uma quarta opção, mais econômica e que não depende de variantes externas para funcionar são as bombas de calor. Basicamente, elas trocam o calor com o ar e aquecem a água, que será posteriormente armazenada no boiler.
Para conferir detalhes sobre o uso das bombas de calor confira este artigo até o fim e saiba mais sobre essa tecnologia que tem tudo para revolucionar o aquecimento de grandes volumes de água, aliando eficiência com economia.
Vale a pena investir em um bom boiler de água quente?
Ter uma central térmica, no qual o uso de um boiler está incluso, não é algo obrigatório e alguns empreendimentos não a possuem. Porém se existir a possibilidade de ter uma central térmica o empreendimento terá uma série de benefícios, especialmente no âmbito da economia.
Com o uso da central térmica o empreendimento pode utilizar o sistema de bombas de calor, eliminando o uso de chuveiros elétricos, aquecedores à gás de passagem e afins.
Além disso, o boiler possui outros pontos que estimulam o investimento, com destaque para:
- Grande capacidade de manter a água aquecida para diversos pontos de saídas de água usados simultaneamente (ideal para hotéis e hospitais);
- Garante um banho quente e confortável para todos os usuários (moradores do condomínio ou hóspedes do seu hotel);
- Contribui com a economia de energia elétrica;
- Maior durabilidade (10 a 15 anos);
- Permite armazenar grande quantidade de água quente;
Além disso, a instalação do boiler é relativamente simples, mas exige alguns cuidados. Para instalar este equipamento é necessário possuir uma área de serviço com espaço suficiente, onde possa ser instalada a central de aquecimento.
Também é necessário que o empreendimento possua uma rede de distribuição de água aquecida além da rede de água fria para que possa alimentar os pontos de consumo.
Dessa foirma, o uso do boiler dentro de um sistema de aquecimento de água é uma ótima solução quando a demanda por água aquecida é muito grande ou quando o número de pessoas que utilizam água quente ao mesmo tempo é elevado.
Conheça a tecnologia que está revolucionando o aquecimento de água
Com o objetivo de garantir a máxima economia para aquecimento de água de banho para hotéis, motéis, hospitais e condomínios, a Fasterm tem a solução certa: as bombas de calor!
Além de oferecer uma economia de até 75%, as bombas de calor Fasterm apresentam um baixo consumo de energia elétrica, pois aquecem a água através da absorção e transmissão de calor retirado do ar (fazendo a função inversa à de um ar-condicionado).
Com o auxílio destas bombas, é possível aquecer a água do boiler até 60°C de uma forma mais efetiva.
A tecnologia Fasterm utilizada nestes trocadores de calor permite que a água seja aquecida com grande economia, principalmente quando comparado a sistemas de aquecimento a gás ou com resistência elétrica para grandes volumes de água.
Com muitos cases de sucesso, essa solução contribui com a preocupação ecológica dos empreendimentos, já que utiliza equipamentos alimentados por fontes de energia limpa e renovável, que não emitem CO2, fumaça ou quaisquer tipos de materiais particulados.
As Bombas de Calor Fasterm apresentam Certificação INMETRO e inovações no sistema de segurança que garantem total proteção do operador e do equipamento contra eventuais descargas elétricas.
Os condensadores das Bombas de Calor Fasterm são isolados eletricamente, impedindo dessa maneira a fuga de corrente elétrica para a água.
Quer saber mais sobre as bombas de calor FASTERM? Então acesse esse material exclusivo e tenha detalhes dessa tecnologia que está revolucionando o aquecimento de água
Gostaria de saber se é viável para uma residência, pois tenho um boiler elétrico e quero trocar.
Olá, Arnaldo, tudo bem? Infelizmente não. A Fasterm é uma solução de aquecimento de água para banho para empreendimentos e grandes volumes como, por exemplo, hotéis, hospitais, etc.