Bomba de calor para aquecimento de água de banho

Bomba de calor para aquecimento de água de banho

Buscar economia no aquecimento da água de banho em hotéis, motéis, hospitais e condomínios é uma necessidade recorrente. Mas, fazer isso de uma forma que traga benefícios para gestores e usuários só será possível com o uso de uma bomba de calor.

Assim, se o seu negócio precisa economizar dinheiro no aquecimento de água, mas também quer priorizar a sustentabilidade neste processo, a bomba de calor certamente é a sua melhor opção.

Este tipo de tecnologia representa uma ótima solução para quem deseja realizar um fornecimento constante de água quente nas quantidades necessárias, de forma regular, confiável e econômica, para variados segmentos.

No entanto, não são todos os gestores que conhecem a tecnologia de uma bomba de calor, muitos não sabem como elas funcionam, nem quais são seus benefícios. Se este é o seu caso, o artigo de hoje é para você.

Com ele, você entenderá tudo sobre o funcionamento de uma bomba de calor, desde suas vantagens centrais até o porquê desse sistema ser a solução ideal para vários segmentos. Confira!

O que é uma bomba de calor?

Uma Bomba de Calor nada mais é do que um dispositivo que transfere energia térmica em forma de calor de um meio para outro. De forma mais específica, o sistema extrai do ar o calor necessário para aquecer um reservatório de água de banho ou boiler.

Este processo pode ser realizado por muitos outros dispositivos, mas estes costumam gerar muita energia e exigir um trabalho excessivo e oneroso.

Assim, cabe à bomba de calor funcionar como uma alternativa bastante viável, ao ponto de facilitar o processo e reduzir custos de forma drástica.

Padrão de funcionamento de uma bomba de calor

Como falamos anteriormente, a bomba de calor é um equipamento que tem a função de transferir energia térmica em forma de calor de um meio para outro.

Essa transferência é feita por meio de um fluído refrigerante que é totalmente ecológico. Essa substância é bombeada por um condensador diretamente para uma serpentina onde, em seguida, é evaporada em baixa pressão, absorvendo o calor do ambiente.

Logo depois, o fluido refrigerante é comprimido para um condensador, onde realiza a troca de calor com a água.

Em seguida, há uma segunda troca de calor que ocorre em um evaporador. Nele, o ar ambiente entra em contato com o fluido refrigerante.

Importante ressaltar que um ventilador também compõe o sistema. Cabe a ele auxiliar no processo de “puxar o ar” que entrou em contato com o fluido refrigerante e o envia ao ambiente externo. A partir daí, o ciclo é novamente iniciado.

Com base neste processo de funcionamento, a bomba de calor tem a capacidade de realizar o aquecimento da água em até 60°C, fazendo com que ela seja ideal para seu negócio.

Vantagens do uso de uma boa bomba de calor

Disponibilizar água quente à hóspedes, condôminos e pacientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, a 60°C em qualquer época do ano e de forma sistemática: Essa é a grande vantagem do uso de uma bomba de calor da Fasterm em hotéis, condomínios, hospitais e motéis.

Mas há outras vantagens que dão a este excelente equipamento grande protagonismo no aquecimento de água nestes segmentos, tais como:

Muito mais eficiência

A bomba de calor da Fasterm não depende de fatores externos para seu pleno funcionamento. Algo muito diferente quando a comparamos com outros sistemas de aquecimento de água, como o solar.

Este equipamento também é muito mais eficiente quando comparado com aquecedores a diesel, lenha ou gás natural, que podem não serem capazes de suprir totalmente a demanda de uma edificação caso haja falta de combustível.

Muito mais economia no aquecimento de água

Quando comparada a sistemas elétricos, a bomba de calor Fasterm consome até 3 vezes menos energia para aquecer a mesma quantidade de água.

Diante disso, fica fácil afirmar que as bombas de calor são bem mais econômicas, apresentando um investimento de alto retorno, com payback garantido. Ou seja, o investimento compensa em muitos aspectos relacionados ao empreendimento.

São bem mais adaptáveis

A eficácia desse tipo de sistema oferecido pela Fasterm é comprovada pela sua adaptabilidade tanto às regiões de grande calor como de frio. A bomba de calor é dimensionada de acordo com as características de cada empreendimento, garantindo o perfeito atendimento à demanda de cada cliente.

Além de garantir sua adaptação para praticamente qualquer situação, essa customização auxilia o gestor a tirar sempre o máximo proveito do equipamento.

Baixo custo operacional

Este é um sistema que não requer o uso de mão de obra especializada, já que sua manutenção é simples e feita apenas uma vez por semana. Este processo consiste basicamente em lavar as aletas do radiador com jatos de água de uma mangueira comum.

A tecnologia é ainda de fácil manejo, uma vez que permite que um controlador eletrônico seja responsável por manter a água na temperatura programada pelo operador.

Dessa forma se você gerencia um hotel, condomínio, hospital ou até um motel e depende do aquecimento constante da água, a bomba de calor Fasterm é sua melhor opção. Vale a pena conhecer suas funcionalidades.

Bomba de calor Fasterm FT 105 – a sua melhor opção em aquecimento de água

Com foco em garantir um aquecimento constante para hotéis, condomínios, hospitais e motéis, a Fasterm oferece ao mercado a sua bomba de calor modelo FT 105.

Este equipamento associa eficiência no aquecimento da água com maior economia e menor consumo de energia elétrica, pois aquece a água através da absorção e transmissão de calor retirado do ar (fazendo a função inversa à de um ar condicionado) aquecendo a água do boiler até 60°C.

Investir nessa bomba de calor é também uma forma de demonstrar que seu empreendimento investe em tecnologias que gerem economia e promovem a conservação e sustentabilidade do meio ambiente.

Este produto possui também fácil instalação e integração a sistemas pré-existentes, além de ocuparem pouco espaço.

Agora que você conhece as funcionalidades da Bomba de calor Fasterm, aproveite e entre em contato conosco para maiores informações.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.