Recepção de motel: 5 boas práticas para melhorar o atendimento
Em qualquer estabelecimento comercial, o atendimento deve ser considerado fator diferencial no processo de fidelização de clientes, tendo em vista os valores que isso pode agregar na relação com o consumidor. E no caso da motelaria, investir em treinamentos e na qualidade da recepção do motel é, sem dúvidas, o primeiro passo para se alcançar esse objetivo.
Afinal, é ali no balcão, diante de seus funcionários, que o cliente pode ter a primeira percepção sobre o seu negócio e, consequentemente, avaliar fatores indispensáveis dentro do atendimento, como qualidade, respeito, credibilidade, privacidade e outros.
E para ajudar você nesse processo, separamos neste post algumas práticas imprescindíveis oara melhorar o atendimento na recepção do motel. Boa leitura!
Qual o impacto de uma recepção de motel acolhedora e discreta?
Na motelaria, mais do que qualidade no atendimento, o cliente busca também outros fatores dentro do processo de compra. Ou seja, atender a cada necessidade do consumidor nesse momento faz parte da construção de sua experiência no estabelecimento e, claro, isso ajuda na sua fidelização.
E para exemplificar melhor tudo isso, a seguir separamos alguns desses pontos que uma recepção de motel pode influenciar direta ou indiretamente. Confira:
- Privacidade do cliente;
- Credibilidade do estabelecimento;
- Segurança;
- Transparência na comunicação;
- Agilidade no processo de check-in;
- Fidelização do cliente;
- Confiança e possibilidade de retorno do cliente.
Quais as melhores práticas em uma recepção de motel?
Tendo em vista todos esses fatores que podem ser influenciados na recepção de motel, listamos também algumas boas práticas que devem ser levadas em consideração nesse primeiro contato com o cliente.
Confira!
1. Garanta a privacidade do cliente e de suas respectivas informações pessoais
Um dos fatores mais indispensáveis dentro de uma recepção de motel é a garantia da privacidade. Afinal, como se sabe, esses estabelecimentos servem de encontros conjugais e extraconjugais, o que demanda completo sigilo e respeito às informações pessoais dos usuários.
Sendo assim, algumas dicas importantes nessa etapa são:
- Peça informações básicas na hora do check-in, sem se estender muito com documentações, endereços ou dados que possam comprometer a privacidade do cliente;
- Avalie a implementação de check-ins automatizados, como processos online, via aplicativo ou site;
- Não recolha nenhum tipo de documento pessoal do cliente durante o check-in;
- Caso precise de informações mais completas, garanta ao cliente que nada será divulgado ou compartilhado com terceiros;
2. Treine seus recepcionistas para casos mais emergenciais
Quando algo ocorre no motel, é a recepção responsável por alertar e orientar todos os presentes sobre os procedimentos a serem seguidos.
E quando falamos isso, não nos resumimos apenas a ocorrências comuns de acidentes, incêndios ou fiscalizações. Estamos lidando também com casos de outras pessoas chegarem à recepção em busca de informações de possíveis clientes.
Ou seja, cabe a recepção de motel garantir a privacidade do consumidor e elaborar um procedimento, que permita ao mesmo tempo, atender bem ao requerente das informações.
3. Invista na automatização do check-in e entrada do cliente
Com o advento de novas tecnologias, o processo de check-in e entrada no motel tem transformado a experiência do cliente nesses estabelecimentos, agilizando as etapas, garantindo mais privacidade e agregando mais segurança.
Nesses casos, como já destacado acima, existe a possibilidade de realização de check-ins de forma online, como também é possível a instalação de equipamentos inteligentes e que dispensam a presença humana na recepção do motel.
Por exemplo, totens informatizados já são capazes de realizar o processo de liberação de quartos, disponibilização de informações gerais e até mesmo de pagamentos.
Outro exemplo comum é a implementação de controles de acessos diretamente nas portas ou maçanetas das suítes, através de senhas, cartões ou tags eletrônicas.
4. Capriche na comunicação e transparência das informações
Muitas vezes promover uma boa experiência na recepção de motel está nos detalhes mais simples, como um sorriso, uma atenção diferenciada e, claro, na disponibilidade de um atendimento qualificado.
Com isso, invista na capacitação de seus funcionários e disponibilize ferramentas essenciais que amplifiquem a comunicação com o cliente, sem “prendê-lo” muito tempo naquele espaço.
Então, por exemplo, sua recepção pode oferecer:
- QR Codes com todas as informações necessárias para uma estadia de qualidade;
- Panfletos com todos os serviços disponíveis, funcionamento dos quartos e seus respectivos equipamentos, cardápios, ramais de contato etc.
- Treinamento para todos os colaboradores sobre as informações essenciais que o cliente possa precisar durante a sua estadia.
5. Valorize o processo de check-out
Na motelaria, o processo de check-out muitas vezes é desconsiderado pelos estabelecimentos, mas por sua vez, pode ser um grande diferencial comercial a ser trabalhado pela recepção.
Na prática, não é necessário seguir o mesmo procedimento que os hotéis costumam fazer, já que isso poderia demandar tempo do cliente e, consequentemente, influenciar a sua privacidade.
No entanto, esse momento de saída e entrega das chaves pode funcionar como uma espécie de “pós-venda” e de construção de uma relação mais próxima com o consumidor.
Assim, como dica, a recepção de motel pode trabalhar práticas como:
- Agradecer a preferência e pedir um feedback breve e sucinto (se tudo passou bem, se tem alguma reclamação a fazer etc.);
- Aproveitar esse momento para oferecer vantagens exclusivas, como descontos na próxima estadia, um serviço extra, um brinde etc.
- Divulgar outros serviços, eventos ou quartos diferenciados para a próxima vez, como promoções para o dia dos namorados, suítes superiores etc.
- Informar sobre programas de fidelidade.
Quais os cuidados a serem tomados na recepção de motel?
Concluindo as dicas para melhorar o atendimento da recepção de motel, é fundamental também levar em consideração alguns cuidados essenciais que seus colaboradores devem ter nessa etapa do atendimento.
E para exemplificar casos mais comuns, destacamos as seguintes dicas:
- Evitar pedir ou mesmo reter documentos dos clientes durante a estadia;
- Jamais compartilhar ou mostrar informações pessoais de clientes a terceiros;
- Não perguntar ou pedir informações interpessoais ao casal;
- Não registrar fotos ou imagens na recepção;
- Ter treinamento específico para lidar com possíveis ocorrências de brigas, discussões ou tentativas de entrada sem autorização no estabelecimento.
Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre as boas práticas na recepção de motel, que visam assegurar mais privacidade e conforto ao usuário, agregando mais valor ao processo de fidelização e de uma melhor experiência na estadia.
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