• Home
  • Sobre nós
    • Cases de sucesso
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais
  • Soluções
    • Bombas de calor
    • Sistema de aquecimento de água para condomínios
    • Sistema de aquecimento de água para Hospitais
    • Sistema de aquecimento de água para Hotéis
    • Sistema de aquecimento de água para Motéis
  • Simulador de economia
  • Contato
    • Faça um orçamento
    • Seja um Revendedor
    • Dúvidas
    • Assistência técnica
  • BR
    • AR
    • BO
    • BR
    • CO
    • CL
    • EC
    • PY
    • PE
    • UY
    • VE
  • ES
  • Menu Menu

Marketing para motel: descubra quem é seu cliente e como conquistá-lo!

26 de outubro de 2022

Em primeiro lugar, você sabe quem é o seu cliente? Responder a essa pergunta é fator crucial para a definição de estratégias de marketing para motel e, claro, para entender melhor o perfil e os desejos de quem busca os seus serviços no mercado. 

No entanto, é importante ressaltar ainda que, hoje, cada negócio pode ter direcionamentos diferentes e, portanto, os perfis trabalhados também podem ser muito variáveis, ou seja, com características específicas, adeptos – ou não – a novas tendências e com interesses e vontades distintas. 

Em outras palavras, a melhor forma para definir um bom plano de marketing para o seu motel não é se baseando unicamente no que o mercado faz, mas sim no que o seu estabelecimento pode fazer e no que o seu cliente, em especial, busca. 

Sendo assim, não deixe de conferir essas dicas imbatíveis que separamos a seguir. Boa leitura! 

Como descobrir o perfil ideal do cliente do motel? 

Enquanto há alguns anos a estratégia de definição de cliente se baseava no conceito de “público-alvo”, hoje recomenda-se direcionar mais esse processo e buscar chegar a um perfil mais detalhado e exato do consumidor, no que se denomina “buyer persona”. 

Na prática, a buyer persona é um perfil semifictício de um cliente ideal para o seu motel. Diferente do público-alvo, que reúne informações gerais sobre um grupo de pessoas como: idade, gênero e região, a buyer persona exige mais detalhes. Com isso, reúne informações como nome, localização, profissão, interesses, hábitos de consumo, dores etc. 

Portanto, a primeira estratégia de marketing para motel no que se refere à definição de perfil de um cliente ideal é criar a sua própria buyer persona e as dicas práticas para isso veremos no próximo tópico. 

Dicas para definir uma buyer persona para motel 

O primeiro passo para conhecer seu cliente ideal para o motel é coletar suas informações. E hoje, podemos obter os dados de várias maneiras: por meio de redes sociais, formulários no site, caixinha de sugestões dentro do quarto, etc. 

Mas o que perguntar? Quais informações obter? Veja alguns exemplos: 

Avalie o comportamento dos frequentadores do motel 

Se você já possui uma base de clientes, fica mais fácil avaliar o comportamento de quem frequenta o local e isso pode ser uma excelente ferramenta de marketing para o motel. 

Afinal, com um simples registro dos hóspedes, já é possível ter um padrão comportamental, como a frequência de acesso, histórico de serviços, preferências de quartos, entre outros fatores. 

Sendo assim, conhecendo esses padrões, você pode começar a pensar em estratégias para os dias e períodos mais movimentados, por exemplo. 

Tente identificar dores, dificuldades e obstáculos 

Não há como oferecer o serviço ideal para o seu cliente se você não sabe o que ele procura, certo? Por isso, entender necessidades, dificuldades e desejos permite que o motel atenda às expectativas dos frequentadores. 

Procure saber o que os consumidores buscam no motel como por exemplo: Preço atrativo? Conforto da suíte? Algum diferencial nas camas ou no banheiro? Opções gastronômicas? Diferenciais no pagamento? 

Portanto, todos esses aspectos devem ser considerados no momento de priorizar serviços, criar opções ou ajustar o que já está implementado. 

Avalie o poder de compras do cliente do motel 

Certamente, elevar o nível de lucratividade é um dos grandes desafios dos gestores e uma dos principais objetivos de um plano de marketing para motel. 

Dessa forma, o local deve estar alinhado ao poder de compra dos frequentadores e potenciais clientes.  

Com esse levantamento, você consegue alinhar os preços e produtos oferecidos, de modo que se adequem à realidade daquele público. 

Documentando e estruturando a buyer persona do motel 

Com todos os dados reunidos, você deve registrá-los. Assim, faça uma lista de todas as respostas que obteve durante o processo. Considere também as informações mais populares, já que elas representam os maiores interesses do seu cliente! 

É importante ressaltar que a sua campanha de marketing para motel pode ter mais de uma persona. Por exemplo, o local pode ser frequentado por jovens e mais velhos. Nesse caso, é possível trabalhar separadamente, oferecendo serviços que atendam cada perfil. 

A buyer persona deve ser documentada. Seja em um documento no Word ou em um dos criadores de personas disponíveis na web. Mas não basta apenas copiar os dados: ela deve ter nome, idade e profissão. Além disso, deve ter objetivos pessoais e profissionais, dores pessoais e profissionais. 

Apesar de ser um personagem, deve-se tratar a buyer persona como uma pessoa real, pois se trata de uma representação do seu cliente ideal. 

Sugestões para implementar no marketing para motel 

Como bem destacamos lá em cima, fazer marketing para motel é uma prática que requer um conhecimento interno de seu próprio negócio, muito além do mercado como um todo. 

Afinal, é preciso enxergar seu estabelecimento como único e diferenciado, desde que suas ações e estratégias permitam destacá-lo dos demais. E para isso, nós temos algumas boas sugestões. Confira!  

  • Crie ambientes e espaços que melhor combinem com o perfil de sua persona;  
  • Invista em serviços e diferenciais que tornem o seu estabelecimento exclusivo e diferente de tudo o que o mercado já oferece;  
  • Capriche no quesito conforto e invista nos mais simples detalhes, desde a qualidade da roupa de cama, até a pressão e temperatura de seus chuveiros (isso é a chave do sucesso de qualquer motel);  
  • Pense em alternativas inteligentes e que agreguem também benefícios internos (como redução de custos, economia de energia, sustentabilidade etc.);  
  • Esteja presente nas redes sociais e busque uma comunicação mais próxima com o consumidor (tanto para coletar informações, como para o atendimento em si); 
  • Aposte em uma boa comunicação visual, com boas imagens, vídeos e artes que atraiam um perfil ideal de público.  

Em resumo, essas são algumas dicas e sugestões sobre marketing para motel e como tais práticas são essenciais para destacar o seu estabelecimento no mercado atual e atrair um perfil de cliente mais adequado e coerente com suas propostas e ideias. 

Curtiu? Quer ficar por dentro de outras novidades e artigos para o seu motel? Então, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais: Facebook e LinkedIn! Até a próxima!

Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
por FastermCategoria: Dicas para Motéis 0 Comentários

Sobre Fasterm

Fasterm

Este autor ainda tem que escrever sua biografia.
Enquanto isso vamos apenas dizer que estamos orgulhosos que Fasterm contribuiu com excitantes 179 entradas.

https://fasterm.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Depositphotos_29069385_s-2019.jpg 667 1000 Fasterm https://fasterm.com.br/wp-content/uploads/2023/09/fasterm-logo-colorido.svg Fasterm2022-10-26 10:52:222024-01-30 11:21:08Marketing para motel: descubra quem é seu cliente e como conquistá-lo!
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Search Search

Populares

  • Reduza os custos operacionais no condomínio com essas dicas9 de abril de 2025 - 11:09
  • 6 dúvidas sobre o sistema de aquecimento com bomba de calor Fasterm2 de abril de 2025 - 15:19
  • Toalhas dobradas em cima da cama de um motel
    5 erros que comprometem a rentabilidade do motel26 de março de 2025 - 11:47

Categorias

  • Dicas para Condomínio
  • Dicas para Hospital
  • Dicas para Hotéis
  • Dicas para Indústria
  • Dicas para Motéis
  • Dicas para Residências
  • Não categorizado

 

2ª a 5ª feira, das 07h30 às 17h30

6ª feira, das 07h30 às 16h30

Estr. Mun. Pref. Geraldo Ramos Gonçalves, 236

Tanque Preto - Nazaré Paulista/SP 12960-000


Nautilus Equipamentos Industriais LTDA.

CNPJ: 53.476.057/0001-28

  • Sobre nós
  • Cases de Sucesso
  • Falar com um especialista
  • Seja um Revendedor
  • Assistência Técnica
  • Política de cookies
  • Política de privacidade
  • Solicite seus dados pessoais
  • Aquecimento de água para Hotéis
  • Aquecimento de água para Motéis
  • Aquecimento de água para Hospitais
  • Aquecimento de água para Condomínios
Fasterm © Todos os direitos reservados.
  • Link to Linkedin
  • Link to Facebook
  • Link to Instagram
2018 © Fasterm - Economia em alta temperatura Por © InCuca
Link to: Planilha de despesas para condomínios: desenvolva a sua! Link to: Planilha de despesas para condomínios: desenvolva a sua! Planilha de despesas para condomínios: desenvolva a sua!planilha-de-despesas Link to: Black Friday na hotelaria: saiba como utilizar a data com sabedoria Link to: Black Friday na hotelaria: saiba como utilizar a data com sabedoria black-friday-na-hotelariaBlack Friday na hotelaria: saiba como utilizar a data com sabedoria
Scroll to top