Fidelização de clientes no motel: Te contamos todos os segredos
Você sabia que 85% dos frequentadores de motéis são de casados ou namorados? Diferentemente do que muita gente pensa, estes ambientes são perfeitos para pessoas que querem viver um momento especial. Por isso, criar estratégias para fidelização de clientes no motel com esse perfil é bastante importante.
Muitos motéis costumam desenvolver estratégias para atrair novos clientes para seus quartos. Mas, quem realmente gera renda para esse negócio são os frequentadores assíduos e eles merecem total atenção.
Portanto, tão importante quanto atrair novos clientes é entender como fidelizar clientes no motel, principalmente diante da alta competitividade relacionada a este segmento.
Confira então quais são os principais segredos para que os clientes mais assíduos do seu motel sejam fidelizados e tenham o prazer e desejo de voltar outras vezes.
Fidelização para motéis: Estratégia que funciona e precisa ser considerada!
Em qualquer negócio, atrair novos clientes é sempre uma necessidade. Mas buscar estratégias para fidelizar os frequentadores que gostaram e fazê-los voltar é essencial para o sucesso do negócio.
Em motéis, essa necessidade de fidelização é exatamente a mesma. Quando você consegue fidelizar um casal de frequentadores, isso estimula eles a não ponderar a necessidade de procurar outro motel, afinal quando desejarem ter uma noite agradável, vão buscar seus serviços novamente.
Estudos indicam que clientes fidelizados costumam ter um ticket médio bem mais alto do que clientes novos. Eles já confiam na marca e sabem que tipo de produto ou serviço estão recebendo.
Esse tipo de segurança é um fator decisório importante, permitindo que casais gastem mais, sem medo de desperdiçarem seu dinheiro. Por exemplo, eles podem optar por conhecer uma suíte diferenciada, pagando mais para ter essa experiência.
Segredos para promover a fidelização de clientes no motel
Como vimos, ter frequentadores assíduos no seu estabelecimento é uma necessidade para o sucesso do empreendimento. Para isso, adotar estratégias relacionadas à fidelização de clientes no motel é uma necessidade.
Mas quais estratégias de fidelização adotar? Confira a seguir alguns dos segredos para isso.
1. Invista em atendimentos personalizados
Clientes de motel tendem a valorizar bastante a experiência que terão na suíte. Cabe ao motel gerenciado por você satisfazer todas as necessidades e tentar até superar as expectativas. Consequentemente, a fidelização será natural.
Para isso, um atendimento personalizado faz toda a diferença no momento de fidelizar clientes. Pequenos presentes, como a oferta de mimos de cortesia, podem ser essenciais, demostrando que o estabelecimento cuida de cada cliente de forma única.
No entanto, tenha todas as informações possíveis sobre os seus clientes. Somente assim você poderá entregar os diferenciais que fazem ele voltar!
2. Ofereça promoções personalizadas para frequentadores
Um grande erro de muitos motéis é oferecer promoções e descontos somente para conquistar novos clientes. Dar a mesma importância para clientes que já conhecem as dependências é fundamental também.
Por isso, invista em promoções personalizadas para que seus clientes voltem a frequentar o seu motel. Ofereça descontos especiais em produtos, períodos ou até mesmo diárias para uma nova visita.
Em datas comemorativas (Dia dos Namorados ou aniversário do cliente, por exemplo) envie promoções aos seus clientes, convidando-o a passar uma noite em uma de suas suítes. Aproxime o cliente da sua marca!
3. Cause uma excelente boa impressão
Para fazer clientes voltarem ao seu motel, é essencial causar uma boa primeira impressão, caso contrário, dificilmente eles voltarão.
Por isso, criar uma ótima primeira impressão será a garantia de que você comece com o pé direito com os casais que frequentam seu motel. A experiência deve começar com um eficiente é rápido processo de reserva – seja online ou off-line e continuar em um pós-venda mais amigável.
Além disso, certifique-se de que os clientes encontram facilmente seu motel nas mídias digitais diversas. Para isso, seja ativo no Instagram, Facebook e no seu próprio site.
Essas redes sociais também podem ser usadas para apresentar suas promoções e descontos, estimulando o cliente a voltar. Outra tendência bastante interessante são as tão faladas suítes instagramáveis, que estimulam o cliente a tirar fotos e postar nas suas redes sociais. Ofereça isso também!
4. Crie um programa de fidelidade diferenciado
A melhor estratégia para fidelização de clientes no motel é, sem dúvidas, desenvolver um bom e diferenciado programa de fidelidade.
Você precisa ter em mente que esse programa deve trazer benefícios para seus clientes e para você. Invista em algo que vai impactar diretamente na lucratividade do seu negócio, mas que seja convidativo para seu cliente.
Dentro deste programa você pode, por exemplo, oferecer planos de pontuação. Sempre que o cliente for ao seu estabelecimento, ele ganha pontos, podendo convertê-los em prêmios de acordo com os serviços que o motel oferece.
Um eficiente programa de fidelidade ainda ajuda você a manter um relacionamento mais recorrente com seus clientes. Ajuda também a entender melhor sobre o perfil dos frequentadores do seu motel, dando a possibilidade de criação de novas ações para suprir eventuais necessidades.
5. Peça feedbacks aos clientes
Outra boa estratégia para maior fidelização de clientes no motel é solicitar feedbacks (por meio de questionários) de quem já frequentou o estabelecimento. A partir das informações obtidas você conseguirá tomar decisões para buscar constantes melhorias.
No ato da reserva você pode solicitar o e-mail ou número de WhatsApp do cliente, perguntando se você pode enviar um questionário posteriormente. Esse mesmo contato pode ser utilizado para oferecer promoções e novidades do seu negócio (caso o cliente autorize).
Segredo extra: nunca se esqueça do conforto do cliente!
Anteriormente você conferiu 5 valiosos segredos para maior fidelização de clientes no seu motel, mas nenhuma delas funcionará se o cliente não tiver o conforto que ele busca. Por isso, daremos um segredo extra!
Especificamente para quartos de motel, pontos como conforto e higiene são essenciais para maior experiência. Caso os anseios do cliente não forem atendidos nestes pontos, dificilmente ele voltará!
Assim, tarefas básicas, desde a arrumação das camas, o conforto térmico e a higiene de toda a suíte impactam diretamente na satisfação e futuro retorno de casais.
Para garantir esse conforto, a adoção de sistemas inteligentes de aquecimento de água para banheiras, piscinas e chuveiros representa um diferencial bastante interessante.
Neste caso, você pode optar pelas modernas bombas de calor, que permitem controlar perfeitamente a temperatura da água com grande eficiência e redução de custos com energia elétrica para seu motel. São também sustentáveis e vantajosas para o meio ambiente.
Dessa forma, pequenos detalhes e investimentos inteligentes podem agregar mais conforto para frequentadores, promovendo maior fidelização de clientes no motel.
E você amigo gerente de um motel? Gostou destas dicas? Conte para nós o que achou.
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