Como reduzir o consumo de água no condomínio?

Confira 4 dicas para reduzir o consumo de água no seu condomínio

Dentre as muitas despesas de um condomínio, os gastos com água figuram na segunda colocação, atrás apenas dos gastos com funcionários. Por isso é preciso ter muita atenção com este assunto para reduzir o consumo de água.

Embora todos tenham conhecimento da importância do consumo hídrico, a maioria dos moradores de condomínios não costuma controlar seu consumo. Em condomínios repletos de pessoas e com modos diferentes de pensar, o desafio para o síndico é gigantesco.

A boa notícia é que há uma série de medidas (desde as mais simples e imediatas até as mais complexas, que exigem análise e investimento) que podem ser implementadas para reduzir o consumo de água e ter um condomínio sustentável.

Confira algumas dessas dicas e aplique-as para ver o consumo de água do seu condomínio ser reduzido de forma drástica.

Desafios que afetam o consumo de água em condomínios

Em condomínios, um grande volume de água é desperdiçado todo dia por diversas razões, com destaque para vazamentos na rede, ausência de medição individualizada, falta de sistema de monitoramento, falta de conscientização de condôminos e funcionários etc.

Neste contexto, os pequenos vazamentos são difíceis de detectar, consequentemente são as causas mais comuns para o aumento repentino da conta de água.

Alguns podem passar muito tempo despercebidos, até causarem danos maiores, como infiltrações, mofos e abatimentos de pisos e paredes.

A falta de conscientização é também outro grande desafio. Muitos condôminos não contribuem com o síndico, mesmo com ele exemplificando a importância da economia de água.

Mas independentemente dos motivos do consumo excessivo, é exigido do condomínio a adoção de medidas para economizar água e tornar o condomínio mais sustentável.

Essas medidas devem ser incorporadas nos novos hábitos de consumo dos condôminos, visando eliminar os desperdícios e identificar oportunidades de reduzir os gastos de água em todas as partes do empreendimento.

4 dicas para controlar o consumo de água em seu condomínio

Para síndicos, administradores e muitos donos de imóveis, reduzir a conta de água e evitar desperdícios é uma grande meta. Para alcançá-la há algumas dicas relacionadas às características do condomínio e nos hábitos de consumo dos moradores.

Veja então quais são as 4 melhores dicas para controlar o consumo de água em seu condomínio:

1. Monitoramento inteligente e medição individual

Em qualquer condomínio, o desperdício será reduzido quando cada morador tiver a exata noção de quanto ele gasta individualmente. Por isso, a estratégia da individualização de hidrômetros é uma das ações mais definitivas para a real economia na conta de água em um condomínio.

Cabe ao síndico propor a instalação de hidrômetros individuais nas assembleias, apresentando seus benefícios e os objetivos financeiros com a ação.

Essa estratégia é fundamental para impedir o gasto inconsequente de água, onde os moradores não têm noção do quanto consomem de água por mês. Não por acaso, o uso de hidrômetros individuais costuma ser um ótimo método para reduzir a conta.

2. Campanhas educativas e de conscientização de moradores

Se o morador não tem noção do problema, ele não sabe que é preciso economizar. Para isso, uma boa divulgação é mais do que fundamental.

Com as campanhas de conscientização, por exemplo, toda a comunidade condominial pode comprar a ideia e começar a adotar pequenas atitudes e ações práticas.

Aposte em cartazes e comunicados nos murais e elevadores, envie cartas e mensagens por celular para todos. Discutir o tema para as assembleias também pode ser interessante.

Outra dica que gera excelentes resultados é destacar a redução do valor da conta de água na campanha. Quando eles veem que as estratégias estão funcionando, eles se sentem estimulados a continuar.

3. Manutenção preventiva e reparos rápidos

Você, como síndico, sabe se a integridade estrutural do condomínio está intacta? Como já dissemos, os vazamentos são ocorrências comuns nas edificações (especialmente as mais antigas), contribuindo com o grande desperdício de água.

Por isso, de tempos em tempos, promova uma avaliação geral das dependências do condomínio, incluindo testes de vazamento em cada unidade e manutenção preventiva.

Para os apartamentos dos condôminos, a vistoria pode ser profissional, realizada por funcionários condominiais instruídos e mesmo pelos próprios moradores.

A conscientização é também importante nessa dica: crie e encaminhe comunicados e materiais de divulgação sobre o assunto para os condôminos, apresentando instruções para verificar vazamentos.

Assim, para reduzir o consumo de água, a manutenção preventiva periódica deve ser cumprida à risca pelo síndico ou administradora do condomínio.

4. Adoção de tecnologias modernas e mais eficazes

Uma última opção é buscar a implantação de ferramentas inteligentes que contribuam com a diminuição de gastos e de consumo de água no condomínio.

Hoje existem no mercado dispositivos específicos que ajudam na redução do consumo de água, como o arejador de torneiras, o restritor de vazão, bacias sanitárias VDR e válvulas automáticas para mictórios.

Assim, caso haja banheiros coletivos em áreas comuns do prédio ou condomínio, é possível adotar esse tipo de equipamento e reduzir o consumo de água.

Outra boa opção neste sentido é o sistema de aquecimento de água para ducha, desenvolvido pela Fasterm. Esse é um sistema que consiste na adoção de bombas de calor que aquecem a água retirando o calor do ar, resultando em economia de energia elétrica e também de água.

Além disso, o uso de bomba de calor se atrela ao conceito de sustentabilidade, tendo em vista que o sistema utiliza o próprio calor do ambiente para o aquecimento da água de banho.

Sustentabilidade no condomínio: fique atento à essa tendência

De acordo com o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), há mais de 200 mil condomínios no Brasil e 68 milhões de pessoas vivendo neles.

Ou seja, pensar em ideias sustentáveis em condomínios é fundamental para envolver quase 70 milhões de pessoas. Por isso, a sustentabilidade é uma das principais tendências do mercado imobiliário.

Na prática, apostar em ideias sustentáveis, como a redução do consumo de água, oferecerá benefícios a curto e longo prazo para toda a sociedade.

Além do importante ganho em sustentabilidade, a economia operacional é outro grande benefício conquistado pelo condomínio que investe em ações de redução do consumo.

Por essa razão, vale muito a pena investir no engajamento de todos os condôminos. Isso resultará em uma maior participação de todos, tornando o condomínio sustentável em várias vertentes.

Quer saber mais? Então confira este e-book exclusivo da Fasterm e saiba como melhorar o gerenciamento de recursos do seu condomínio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *