4 vantagens competitivas para implementar no seu hotel
Investir em determinados diferenciais no setor hoteleiro pode trazer algumas vantagens competitivas para o seu estabelecimento. No entanto, antes de imaginar que isso só seria possível a partir de grandes obras ou investimentos altos, convidamos a conferir algumas dicas e sugestões que separamos aqui neste post.
Afinal, é completamente possível se destacar no mercado e proporcionar melhores experiências aos seus hóspedes aplicando ideias simples e boas práticas, que não demandam necessariamente grandes custos ou reformas complexas.
Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!
Por que investir em vantagens competitivas no setor hoteleiro?
Já se foi o tempo em que servir um bom serviço de hospitalidade se resumia a um quarto limpo e confortável com um café da manhã diversificado. Claro, isso ainda é considerado indispensável para qualquer estabelecimento, porém, hoje, as experiências proporcionadas valem muito mais do que preço ou serviço.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa de 2019 apontou que o que os hóspedes mais buscam hoje nos hotéis são momentos únicos e tecnologia. Ou seja, experiências que realmente transmitam emoções, sensações, lembranças, bem-estar e, claro, que agreguem facilidade e praticidade durante todo o período da estadia.
Visto isso, investir em vantagens competitivas no seu hotel deve ir muito além das estratégias tradicionais. É preciso que você esteja atento também às novas tendências e, principalmente, às reais necessidades que seus clientes buscam para escolher o seu estabelecimento ao invés da concorrência.
Como diferenciar o seu hotel com vantagens competitivas?
É fundamental entender, primeiramente, que não existe uma “receita pronta” de diferenciação entre um hotel e outro. Ou seja, é preciso enxergar que cada negócio pode ser único, mas que, para isso, é essencial levantar alguns aspectos estratégicos antes de investir nas ações corretas.
Em outras palavras, o seu hotel não precisa “copiar” ideias ou “pular” de classificação para se comparar ou competir com outros estabelecimentos da região. Pelo contrário, é completamente possível se destacar e até superar a concorrência com o simples fato de promover experiências diferenciadas, sem precisar, por exemplo, mudar de estrelas, alterar a precificação ou qualquer outra estratégia do tipo.
Para isso, sugerimos compreender alguns fatores imprescindíveis que vão permitir acertar na escolha das suas estratégias de diferenciação. Confira:
Defina exatamente quem é seu público-alvo
É certo que hotéis podem receber públicos variados e, claro, isso é sempre um ponto positivo. No entanto, como em qualquer outro tipo de negócio, é fundamental direcionar esforços e ações para determinados perfis de clientes.
Ou seja, é primordial que você defina o seu público-alvo e compreenda, de fato, o que ele espera encontrar durante a estadia em seu hotel.
Para isso, você pode se basear em alguns fatores básicos, como:
- Qual é o histórico de clientes que sempre buscaram se hospedar no hotel;
- Que tipo de público tem procurado a cidade recentemente;
- Qual perfil de cliente você acredita ter potencial para atrair;
- O que outros hotéis próximos estão investindo para conquistar a clientela
- Invista em pesquisas de mercado para entender os potenciais de seu hotel.
Mapeie as capacidades e as possibilidades competitivas de seu hotel
Outro ponto importante antes de investir em vantagens competitivas no seu hotel é entender, de fato, todas as capacidades e possibilidades que o estabelecimento pode oferecer de diferencial.
Por exemplo, se espaços ociosos durante a semana podem ser ocupados com outras atividades, como eventos, day use, etc. Se o restaurante do hotel pode atrair novas oportunidades ao adaptar o cardápio ou abrir ao público externo. E assim por diante!
Em outras palavras, a ideia é conseguir mapear claramente todas as possibilidades e tentar enxergar oportunidades viáveis que o estabelecimento poderia oferecer, além do que já fornece.
Acompanhe as tecnologias e tendências do setor hoteleiro
Por fim, estar atento às novidades do setor hoteleiro é fator fundamental para investir corretamente nas vantagens competitivas no seu hotel. Aliás, se abster dessa evolução ou abrir mão desse tipo de investimento pode ser um erro grave para o seu negócio.
Afinal, inevitavelmente as tecnologias avançam a todo vapor hoje e promovem benefícios indiscutíveis, tanto para a gestão hoteleira, como para a experiência do hóspede.
Logo, não dá para fugir dessa nova realidade do setor hoteleiro e, portanto, é essencial que o gestor conheça e invista no que há de mais novo e moderno nesse sentido para o seu hotel, de acordo com o que o seu cliente necessita ou deseja.
4 vantagens competitivas para aplicar na prática em seu hotel
Conhecendo os fatores essenciais que devem ser levados em consideração ao se diferenciar da concorrência, podemos agora ir direto às dicas práticas.
Sendo assim, sugerimos 4 ideias imbatíveis que podem fazer a diferença e tornar o seu hotel muito mais competitivo e atraente. Confira:
1. Invista em marketing hoteleiro
A primeira estratégia indispensável para tornar seu hotel mais competitivo é conseguir se destacar no ambiente online e atrair mais clientes qualificados para ele. E indiscutivelmente, isso se torna possível a partir de uma boa campanha de marketing.
Como dica, procure por profissionais ou agências especializadas, e invista em ações como marketing de conteúdo, social media, SEO e ações de inbound.
2. Aposte em tecnologias inovadoras
Atendimento com IA, aplicativos, totens automatizados para a recepção, sistemas de autoatendimento, controles de acesso inteligentes e até mesmo robôs já são realidades no setor hoteleiro.
Portanto, reforçando aquilo que já destacamos mais acima, é fundamental que o gestor acompanhe novas tendências tecnológicas e compreenda os diferenciais que elas podem proporcionar na otimização de processos internos, como na experiência final do cliente.
3. Valorize práticas sustentáveis
Não falar em sustentabilidade hoje no setor hoteleiro como diferencial competitivo seria um erro! Portanto, entenda que suas ações e práticas podem fazer muita diferença na percepção e nas expectativas dos hóspedes.
Além disso, certas estratégias podem valorizar ainda mais a sua imagem, contribuir na divulgação e, claro, proporcionar novas experiências.
Sendo assim, como dica, pesquise e implemente práticas mais sustentáveis em seus serviços, como programas de redução no consumo de energia, coleta de lixo seletiva, compostagem de resíduos, uso de ingredientes orgânicos no café, etc.
4. Proporcione mais conforto aos hóspedes
Reforçando a ideia de que uma boa experiência na hospedagem vale mais do que preço ou quantidade de serviços, investir no conforto total de seu hóspede é fator indispensável quando se busca oferecer vantagens competitivas no hotel.
Aliás, isso pode ser feito de diferentes maneiras, na prática, desde um colchão confortável com roupas de cama macias, até a qualidade no banho com uma pressão ideal e a temperatura perfeita.
E nesse sentido, investimentos simples podem fazer toda a diferença na percepção do hóspede, como comprar materiais de qualidade para o quarto, caprichar na limpeza, organização e decoração, ter uma iluminação adequada para o ambiente, disponibilizar comodidades básicas ao cliente e investir em sistemas inteligentes e modernos para o aquecimento de água, como bombas de calor, por exemplo.
Enfim, essas são apenas algumas sugestões para se inspirar e promover vantagens competitivas no seu hotel, reforçando que cada negócio é único e que, antes de tudo, é fundamental compreender as necessidades de seus clientes e as oportunidades que seu estabelecimento pode aproveitar na prática.
E se você gostou do que leu e quer conferir muitas outras dicas para destacar o seu negócio no mercado hoteleiro, não deixe de baixar nosso guia exclusivo sobre como proporcionar a melhor experiência ao seu hóspede.
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