Como a água quente ajuda na recuperação muscular?

Recuperação muscular com água quente

Todos os exercícios, por mais benéficos que eles sejam, envolvem esforços e algum desgaste, por isso é importante a recuperação muscular com água quente.

Mas a água quente não auxilia apenas na recuperação decorrente dos exercícios físicos. Quem enfrenta dores e contrações musculares com origem em problemas como estresse e ansiedade, por exemplo, também pode se aproveitar amplamente da renovação que uma boa ducha oferece!

Porém, é fundamental saber quando e por que a água quente é benéfica para os músculos, a fim de que você realmente desfrute das vantagens que um banho quente pode proporcionar.

É sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!

POR QUE A ÁGUA QUENTE É RELAXANTE?

Nada como um banho quente para aliviar o estresse do dia, concorda?

A prática também é altamente indicada para quem tem problemas para descansar à noite ou sofre com episódios de ansiedade, pois é indiscutível a associação da água quente com relaxamento.

Mas você já se perguntou por que isso ocorre?

De acordo com alguns estudos neurológicos, o banho quente ativa o sistema nervoso parassimpático, responsável pelo relaxamento, remetendo à sensação de serenidade. Isso porque esse sistema é o responsável pelas ações que fazem com que o organismo responda a situações de calma.

A desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial, a diminuição da adrenalina e a redução do açúcar no sangue, por exemplo, são ações estimuladas pelo sistema nervoso parassimpático.

Consequentemente, alguns minutos sob a água quente podem fazer com que o cérebro desacelere o corpo, desencadeando a sensação de bem-estar.

RECUPERAÇÃO MUSCULAR COM ÁGUA QUENTE

Tanto a água fria quanto a água quente são boas para os músculos. Porém, há casos em que as altas temperaturas são mais eficazes quando falamos de recuperação muscular.

Os banhos quentes costumam ser indicados para atletas que sofram de contraturas musculares, fraquezas, limitações na amplitude de movimento, dores e lesões.

Como benefícios, eles facilitam o movimento articular, aumentam a circulação sanguínea, reduzem edemas e, como vimos acima, relaxam os músculos, além de capacitar as vias aéreas, melhorando a oxigenação das células do músculo e promovendo, consequentemente, uma recuperação mais rápida dos tecidos musculares.

Outra vantagem da água quente é que ela aumenta o limiar de excitação nervosa, aliviando as dores musculares, sejam elas decorrentes de lesões ou do processo de hipertrofia.

ÁGUA QUENTE E ESPASMOS MUSCULARES

Os sintomas de um espasmo muscular geralmente incluem dor aguda nas costas ou no pescoço, acompanhada por uma sensação de aperto muscular que pode durar de alguns segundos a muitos minutos.

Os sintomas tendem a aparecer repentinamente após a atividade física ou em situações de estresse e geralmente diminuem depois de um período de descanso. Mas, caso não diminuam, a água quente pode ser uma aliada no alívio da dor.

Tanto uma compressa quanto um banho quente são eficazes para desfazer os nós musculares, uma vez que, dilatando os vasos sanguíneos e otimizando a circulação, suavizam a tensão corporal e reduzem a fadiga muscular.

Porém, em casos mais graves, onde há inflamação, o ideal é esperar pelo menos 72 horas antes de fazer um tratamento com água quente.

OUTROS BENEFÍCIOS DA ÁGUA QUENTE

A água quente não favorece apenas a recuperação muscular. Outros benefícios para a saúde incluem:

  • abertura dos poros e limpeza da pele;
  • descongestionamento nasal, auxiliando no tratamento de gripes e resfriados;
  • alívio das dores de cabeça;
  • alívio de cólicas menstruais.

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