Como resolver problemas no aquecimento de água em dias chuvosos?
O período de chuvas, tão esperado em muitas regiões, é muito necessário para a sociedade. Em contrapartida, pode trazer desafios inesperados, como os problemas no aquecimento de água, especialmente com o uso de placas solares.
Isso acontece porque a incidência solar direta diminui durante dias chuvosos, influenciando na eficiência das placas solares e impactando na produção de água quente.
Situação frustrante, não é? Mas há outras soluções que não sofrem alterações em dias nublados ou chuvosos. Este é o caso dos sistemas auxiliares de aquecimento e a adoção das bombas de calor.
Neste artigo, entenda o padrão de funcionamento do aquecimento de água através de painéis solares e conheça outras possibilidades para resolver problemas no aquecimento de água em dias chuvosos.
Como funciona o aquecimento solar em dias chuvosos?
Você sabia que o Brasil foi o quarto maior mercado de energia solar do mundo em 2023?
É isso que mostra o levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), citado pelo Portal Solar.
Segundo os dados, nosso país adicionou 11,9 GW de potência da fonte solar em 2023, sendo superado apenas pela China, Estados Unidos e Alemanha.
Isso comprova o sucesso da energia vinda do sol por aqui. Entretanto, é normal que as pessoas questionem a eficiência da energia solar em dias chuvosos. Afinal, nessas épocas, onde o sol parece sumir, e a eficiência energética tende a cair!
Essa é uma verdade, mas não significa que a geração cessa totalmente. Ela será inferior.
Para melhor entendimento, veja como funciona o aquecimento solar em dias chuvosos.
O sistema é composto de dois itens fundamentais:
- Coletor solar (as famosas placas): responsável pela absorção dos raios de sol, de modo que o calor seja convertido em energia e transmitido para a água.
- Reservatório térmico: local onde fica armazenada a água aquecida que será posteriormente usada. A água circula nas tubulações de cobre, entre os coletores e o reservatório térmico.
Neste caso, a água fria, que apresenta uma maior densidade, empurra a água quente, permitindo que ela circule.
Em alguns casos, a circulação da água pode ser feita por meio de bombas, mas isso somente em sistemas com volume de água muito alto e em piscinas.
Mas e nos dias chuvosos?
Como já reforçamos, em dias sem sol, a geração energética não irá cessar. Mas é claro, a eficiência será reduzida. Mesmo assim, ainda é interessante quando comparada à energia elétrica tradicional.
Inclusive, ocorrências de chuva são boas para os painéis solares, especialmente para a limpeza de sujeiras e outros elementos que possam prejudicar a operação.
Ou seja, não há com o que se preocupar. A chuva não estragará o seu sistema, nem é capaz de parar a geração de energia solar.
Mesmo que de forma mais lenta, o sistema continuará funcionando e de forma favorável nos aspectos econômicos e de sustentabilidade.
Soluções práticas para resolver problemas no aquecimento de água
Se a queda de eficiência das placas solares ainda te incomoda, saiba que os painéis solares são desenvolvidos com cada vez mais tecnologia, sendo mais potentes do que antigamente.
Ou seja, em climas nublados ou chuvosos, já existem painéis capazes de aproveitar a incidência solar com maior eficiência.
Também já há soluções complementares e híbridas que garantam o fornecimento de água quente mesmo durante os dias sem a alta incidência solar.
Assim, para garantir a disponibilidade de água quente em todos os momentos, é comum a instalação de um sistema auxiliar, geralmente movido a gás, ou eletricidade.
Esse sistema funciona como um “plano B” para a queda da energia solar. Ele entra em ação quando a temperatura da água no reservatório solar cai abaixo de um determinado nível pré-definido.
Bombas de calor: a solução definitiva!
Mas, se você quer uma solução eficiente, segura e definitiva para os problemas no aquecimento de água, as bombas de calor são a melhor escolha!
Elas se destacam pela alta eficiência energética, sustentabilidade e nenhuma dependência de condições climáticas.
Quando adotadas em residências, hospitais, condomínios e demais empreendimentos, elas garantem:
- Baixo consumo de energia elétrica para produzir a mesma quantidade de calor em comparação com os sistemas tradicionais.
- Funcionamento em baixas temperaturas, incluindo dias nublados e chuvosos. Isso garante um fornecimento contínuo de água quente, independentemente das condições climáticas;
- Sustentabilidade, contribuindo com a redução da emissão de gases do efeito estufa e para a preservação do meio ambiente;
- Durabilidade e robustez, com uma vida útil relativamente longa;
- Baixa necessidade de manutenções recorrentes e demoradas;
- Redução de custos, com economia de até 75% se comparado a sistemas de aquecimento a gás ou com resistência elétrica para grandes volumes de água.
Tenha o melhor sistema de aquecimento de água
Mesmo com as limitações em dias chuvosos, as placas solares continuam sendo boas opções para seu empreendimento.
Mas, se você pretende solucionar os problemas no aquecimento de água em dias chuvosos, há excelentes soluções para garantir água quente de forma contínua e eficiente.
Por isso, vale a pena considerar o investimento em bombas de calor. Fabricadas pela Fasterm, elas representam a solução definitiva para manter o conforto e a eficiência no aquecimento de água, mesmo durante períodos climáticos adversos.
Quer saber mais sobre essa solução? Então baixe o e-book a seguir para conhecer o funcionamento das bombas de calor, suas vantagens e como elas podem ser implementadas no seu negócio.
https://materiais.fasterm.com.br/bomba-de-calor
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!