Liderança na gestão de hotéis: Motive a equipe e melhore os resultados
Todo hotel está sujeito a passar por acontecimentos desagradáveis que causam uma série de prejuízos – financeiros e de reputação. A solução para essa questão passa pela capacidade de liderança na gestão de hotéis.
Inúmeros são os perigos, desafios e decisões que os gerentes de hotéis têm que lidar diariamente.
Algumas soluções são rápidas, outras demandam mais tempo. Mas, a melhor forma de acertar nisso tudo é ter liderança e investir em uma melhor gestão.
Essa é a comprovação que a liderança e a capacidade de gestão se complementam. Um bom líder, com o auxílio de boas ferramentas de gestão, consegue impactar positivamente a equipe e, consequentemente, melhorar os resultados do hotel.
Desafios enfrentados pelo gerente de um hotel
Com a pandemia de coronavírus controlada, o setor hoteleiro voltou a ser uma atividade próspera. Entretanto, este é um segmento repleto de desafios que devem ser enfrentados diariamente pela liderança.
É obrigação do gerente do hotel supervisionar todos os departamentos deste tipo de estabelecimento, sempre com o foco de oferecer as melhores condições de trabalho aos colaboradores e a melhor experiência possível para os hóspedes.
Entre os principais desafios a serem enfrentados, gerentes de hotel precisam lidar com diversas questões, como:
- Gerir toda a equipe de trabalho, principalmente em situações de alta pressão;
- Gerenciar as contas e os custos operacionais do empreendimento;
- Melhorar os serviços oferecidos pelo hotel;
- Gerir todo o estoque;
- Utilizar o aporte tecnológico e tendências que auxiliem na gestão do hotel;
- Cumprir todas as normas e regulamentações locais.
Além disso, quase que diariamente, os gerentes precisam lidar com problemas inesperados, como falhas nos serviços, descontentamento de colaboradores/hóspedes ou equipamentos defeituosos.
Por isso, é bastante importante que o gerente tenha habilidades de liderança na gestão de hotéis para lidar e tomar as melhores decisões diante desses desafios.
Capacidade de liderança: essencial para uma gestão hoteleira mais eficiente
A liderança é um tema amplamente discutido, principalmente diante de um cenário mais competitivo.
No setor de serviços, caso dos empreendimentos hoteleiros, a liderança é imprescindível e tem relação direta com a gestão hoteleira.
Neste contexto, há três grandes tópicos que mostram o quão importante é a liderança na gestão de hotéis.
Apresenta boa capacidade de gestão de pessoas
Inicialmente, o bom líder é aquele que apresenta maior capacidade na gestão de pessoas. Ele adota ações para oferecer um ambiente de trabalho mais positivo a cada colaborador.
Também deve focar na potencialização de talentos, com suas aspirações e necessidades para que exerçam suas atividades com excelência.
Sabe gerir riscos
Uma segunda obrigação da liderança na gestão de hotéis é a gestão de riscos. Afinal, todo hotel está sujeito a riscos, sejam eles financeiros, reputacionais, operacionais e de manutenção.
Quando não gerenciados, tais riscos podem comprometer a operação do hotel e a experiência do hóspede, resultando em queda das reservas e nas contas do empreendimento.
Para evitar essas ocorrências, cabe ao líder adotar uma organização que ajude o hotel a se antever aos riscos e a adotar um plano de emergência que pode ser rapidamente colocado em prática quando da ocorrência de algum risco.
Garante a melhor experiência ao hóspede
Cabe ao líder adotar ações para garantir a melhor experiência aos hóspedes, seja na baixa ou na alta temporada.
O líder deve ter a ciência de que o hóspede deve ser conquistado antes mesmo da reserva, passando pelo check-in e por toda a experiência durante a estadia.
O bom líder também é aquele que faz as coisas simples, mas muito bem feitas. Então, gerencie as coisas básicas com eficiência, tais como a limpeza, bom atendimento e conservação de toda a estrutura.
O uso da tecnologia no hotel é uma excelente opção. A automação de processos, por exemplo, pode elevar a experiência do hóspede, deixando-o mais satisfeito.
5 dicas para aprimorar as habilidades de liderança na gestão de hotéis
Agora que você já entende a importância da liderança na gestão de hotéis, chegou o momento de conferir 5 dicas para que você melhore suas habilidades e seja um líder que traga melhores resultados para seu hotel.
1. Mantenha um objetivo claro
Para desenvolver a capacidade de liderança na gestão de hotéis é fundamental que você possua objetivos claros e bem construídos, passando-os com eficiência para a equipe.
Cada colaborador do seu hotel deve saber qual é o seu papel, o que deve ser feito e como ele deve fazer.
Um fator que auxilia nessa gestão é adotar métricas para avaliar o desempenho do time e entender se as atividades estão sendo feitas conforme o estipulado.
2. Ofereça uma comunicação clara e eficiente
A boa capacidade de comunicação é a chave de todo bom líder. Um gestor que não sabe explicar o que quer dificilmente terá o apoio de colaboradores. Estabeleça diálogos empáticos e ajudem a solucionar possíveis contratempos.
A oferta de feedbacks é também uma ótima possibilidade. Mas lembre-se: feedbacks positivos são feitos em grupo; feedbacks negativos devem ser feitos em particular.
3. Lidere pelo exemplo
Liderar pelo exemplo é zelar sempre pelo que é certo e mostrar, dia após dia, quais são os melhores caminhos para que os objetivos sejam alcançados. É estar junto ao time e assim convencê-los a fazer o melhor pelo hotel e pelos hóspedes.
Durante a alta demanda, por exemplo, colaboradores certamente têm muito mais trabalho e ficam mais tensos. Trabalhar lado a lado com eles, mostrará que você também está disposto a vencer tais desafios e superar obstáculos.
4. Motive os seus colaboradores
Ter liderança na gestão de hotéis e ter a capacidade de tirar o melhor de cada profissional que faz parte do time. Não basta apenas contar com os melhores profissionais, é preciso que eles se sintam à vontade para desempenhar o seu papel.
O bom líder é aquele que escuta e caminha lado a lado com cada colaborador, nunca à frente.
Uma boa estratégia é oferecer bônus por produtividade, recompensando o colaborador pelo bom desempenho.
5. Esteja em constante atualização
Todo o líder espera que cada colaborador continue aprimorando as suas habilidades. Mas, se ele quer ser exemplo, ele deve também atualizar os seus conhecimentos de forma contínua.
Portanto, seja humilde, saiba ouvir e procure se atualizar quando encontrar dificuldades e problemas que porventura você não saiba como solucionar.
Diante dessas dicas, fica claro que, para melhorar os resultados de um hotel, as ações adotadas pelo gerente são essenciais.
Ele deve exercer seu papel de liderança na gestão em hotéis de forma contínua, buscando se aprimorar dia após dia.
Você quer ter uma gestão de excelência em seu hotel? Então convidamos você a baixar nosso e-book e conferir dicas de como melhorar sua gestão hoteleira.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!