• Home
  • Sobre nós
    • Cases de sucesso
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais
  • Soluções
    • Bombas de calor
    • Sistema de aquecimento de água para condomínios
    • Sistema de aquecimento de água para Hospitais
    • Sistema de aquecimento de água para Hotéis
    • Sistema de aquecimento de água para Motéis
  • Simulador de economia
  • Contato
    • Faça um orçamento
    • Seja um Revendedor
    • Dúvidas
    • Assistência técnica
  • BR
    • AR
    • BO
    • BR
    • CO
    • CL
    • EC
    • PY
    • PE
    • UY
    • VE
  • ES
  • Menu Menu
trocador de calor em condomínios

Trocador de calor para condomínios: como é instalado e quais os impactos?

24 de maio de 2023

Você é síndico ou administrador de um condomínio e anda tendo dificuldades em reduzir custos com o aquecimento da água? Que tal conhecer um trocador de calor para condomínios e alcançar essa economia?

Solução comum na Europa, Estados Unidos, Canadá e países asiáticos, os trocadores de calor se destacam pela sua eficiência e também pela economia de até 75% nos custos com o aquecimento da água do condomínio.

Confira, neste artigo, os impactos do investimento em um trocador de calor para condomínios. Veja também como este equipamento funciona e recomendações para que ele seja instalado no seu condomínio.

O que é e como funciona o trocador de calor?

O trocador de calor, ou bomba de calor, é um tipo de aquecedor que funciona como um ar-condicionado reverso.

Ou seja, este equipamento troca calor com o ambiente externo e o utiliza para esquentar a água de maneira gradual.

De uma forma mais específica, o sistema trocador extrai do ar o calor necessário para aquecer um reservatório de água de banho ou boiler do condomínio.

Essa transferência é feita por meio de um fluido refrigerante que é totalmente ecológico. Essa substância é bombeada por um condensador diretamente para uma serpentina. Em seguida, é evaporada em baixa pressão, absorvendo o calor do ambiente.

Após isso, o fluido refrigerante é comprimido para um condensador, que será o local onde ocorre a troca de calor com a água.

Há ainda uma segunda troca de calor que ocorre em um evaporador. Nele, o ar ambiente entra em contato com o fluido refrigerante.

O sistema é também composto por um ventilador. Ele tem a função de auxiliar o sistema a “puxar o ar” que entrou em contato com o fluido refrigerante e o envia ao ambiente externo. Depois disso, o ciclo é novamente iniciado.

Baseado neste processo, dentro da central de aquecimento, o trocador de calor possui a capacidade de realizar o aquecimento da água em até 60°C, fazendo com que ela seja ideal para condomínios.

4 etapas para instalar um trocador de calor para condomínios

Como você pode ver, o funcionamento de um trocador de calor para condomínios é bastante simples. Também apresenta uma instalação pouco complexa, mesmo exigindo alguns poucos cuidados em suas etapas.

Dessa forma, as seguintes etapas merecem destaque:

1. Não instale perto de obstáculos

Para que o trocador de calor tenha o máximo de eficiência, é necessário que ele seja instalado longe de qualquer tipo de obstáculo que impeça tanto a entrada de ar no evaporador como a exaustão do ventilador.

2. Localização do trocador de calor

Este é um equipamento que deve ser instalado preferencialmente ao ar livre, evitando lugares com sombras sobre o equipamento e próximo ao reservatório térmico.

Além disso, o equipamento deve ser instalado sobre uma base de alvenaria bem nivelada, para facilitar a drenagem da água condensada no evaporador e para que o nível do óleo do compressor esteja perfeito.

3. Limpeza da tubulação hidráulica

Toda a rede hidráulica deverá ser executada com a utilização de tubos e conexões apropriadas à temperatura e pressão da obra.

Antes de instalar um trocador de calor em seu condomínio também é necessário fazer a limpeza de toda a tubulação hidráulica, a fim de garantir que nenhum objeto, pedra ou qualquer outro corpo estranho vá para o interior do equipamento e possa danificar o condensador.

4. Muito cuidado com a vazão d’água

Para que se possa extrair o máximo em eficiência do equipamento, a vazão d’água no interior do equipamento deverá ter a vazão indicada de 5.000 l/h e uma pressão de até 0,40 MPa (40 m.c.a).

Para isso, é fundamental que a instalação hidráulica obedeça à orientação da fábrica.

Além destes cuidados iniciais, fatores como insolação e diâmetro da tubulação, instalação elétrica (com o uso de disjuntores de proteção, aterramento e voltagem) merecem total atenção.

Benefícios do uso de um trocador de calor em condomínios

Disponibilizar água quente aos moradores 24 horas por dia, 7 dias por semana e em qualquer época do ano: esse é o grande benefício do uso de um trocador de calor para condomínios.

Mas há uma série de outros benefícios que fazem com que este equipamento seja protagonista para a realização do aquecimento de água em condomínios, tais como:

Alto ganho em eficiência energética

Todo bom trocador de calor não depende de fatores externos para seu pleno funcionamento. Tal característica não é percebida em outros sistemas de aquecimento de água, caso da energia solar.

Estes trocadores de calor são também mais eficientes em comparação com os aquecedores a diesel, lenha ou gás natural, que dependem destes combustíveis para operar.

Grande economia no aquecimento da água

Quando comparada a sistemas elétricos, os trocadores de calor consomem até 3 vezes menos energia para aquecer a mesma quantidade de água, consequentemente fazem com que os condomínios sejam mais sustentáveis.

Baixo custo operacional

Este é um sistema que não requer o uso de mão de obra especializada. Sua manutenção é simples e feita apenas uma vez por semana. Basta lavar as aletas do radiador com uma mangueira comum.

Os trocadores de calor possuem ainda fácil manejo, uma vez que permite que um controlador eletrônico seja responsável por manter a água na temperatura programada pelo operador.

Além disso, o uso de um trocador de calor certamente é um ótimo caminho para reduzir os custos presentes em sua planilha de despesas.

Possui uma forte pegada ambiental

Por promover o aquecimento da água de uma forma mais sustentável, o trocador de calor é uma ótima estratégia para que o condomínio tenha uma pegada mais sustentável.

Este é um sistema que não depende da acumulação de gás ou lenha, não emite fumaça, nem CO2. Também é uma boa opção para que o condomínio pense na solicitação de um selo verde.

Diante disso, fica fácil afirmar que os trocadores de calor são econômicos, sustentáveis e com um rápido retorno do investimento.

Ou seja, o trocador de calor para condomínios tem seu investimento compensado rapidamente.

Mais economia no seu condomínio com o trocador de calor Fasterm

Vivemos em um mundo onde a sustentabilidade é prioridade. Dentro deste cenário, a Fasterm trabalha dia após dia para levar a melhor tecnologia ao seu condomínio.

Empresa do Grupo Nautilus desde 2007, a Fasterm se dedica à fabricação de produtos que visam atender as necessidades de clientes e promover o bem-estar das pessoas que se beneficiam deles, sempre levando em consideração a economia.

Para condomínios, a Fasterm oferece ao mercado a sua bomba de calor modelo FT 105.

Este equipamento é um trocador de calor que associa eficiência no aquecimento da água com maior economia e menor consumo de energia elétrica, pois aquece a água através da absorção e transmissão de calor retirado do ar aquecendo a água do boiler até 60°C.

Este trocador de calor, quando instalado no seu condomínio, pode gerar uma economia de até 75% nos custos de aquecimento de água, graças à sua tecnologia, sem a necessidade de gastos com gás, diesel ou lenha.

O trocador de calor para condomínios da Fasterm também apresenta fácil instalação e integração a sistemas pré-existentes, tudo isso em pouco espaço.

A hora de economizar no aquecimento de água é agora! Solicite um orçamento e economize no aquecimento de água do seu condomínio.

 

Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
por FastermCategoria: Dicas para Condomínio 4 Comentários

Sobre Fasterm

Fasterm

Este autor ainda tem que escrever sua biografia.
Enquanto isso vamos apenas dizer que estamos orgulhosos que Fasterm contribuiu com excitantes 179 entradas.

https://fasterm.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Depositphotos_30996965_l-2015.jpg 1325 2000 Fasterm https://fasterm.com.br/wp-content/uploads/2023/09/fasterm-logo-colorido.svg Fasterm2023-05-24 14:00:162024-10-18 10:10:26Trocador de calor para condomínios: como é instalado e quais os impactos?
4 respostas
  1. Leonardo Neves Baltar
    Leonardo Neves Baltar diz:
    8 de agosto de 2024 às 11:27

    Bom dia.
    Trocador de.calor pode ser instalado junto com o boiler, nao proximo, em um predio de 10 andares mas na parte mIs baixa do predio? Porqur os condominos nao querem nem boiler nem o trocador fique no telhado. Preduo nao tem predisposiçao para aquecimento de agua. Obrigado.

    Responder
    • Fasterm
      Fasterm diz:
      11 de setembro de 2024 às 08:20

      Olá, Leonardo! Tudo bem? Muito obrigado pelo interesse! Para detalhes técnicos, sugiro solicitar contato da nossa equipe de vendas preenchendo o formulário disponível nessa página!

      Responder
  2. Fábio Camargo
    Fábio Camargo diz:
    15 de agosto de 2024 às 16:50

    sou síndico de condomínio e quero instalar esse sistema

    Responder
    • Fasterm
      Fasterm diz:
      21 de agosto de 2024 às 13:50

      Olá, Fábio, tudo bem? Agradecemos pelo seu interesse! Para solicitar contato da nossa equipe comercial e conhecer os detalhes do sistema, basta preencher o formulário disponível nessa página.

      Responder

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Search Search

Populares

  • Reduza os custos operacionais no condomínio com essas dicas9 de abril de 2025 - 11:09
  • 6 dúvidas sobre o sistema de aquecimento com bomba de calor Fasterm2 de abril de 2025 - 15:19
  • Toalhas dobradas em cima da cama de um motel
    5 erros que comprometem a rentabilidade do motel26 de março de 2025 - 11:47

Categorias

  • Dicas para Condomínio
  • Dicas para Hospital
  • Dicas para Hotéis
  • Dicas para Indústria
  • Dicas para Motéis
  • Dicas para Residências
  • Não categorizado

 

2ª a 5ª feira, das 07h30 às 17h30

6ª feira, das 07h30 às 16h30

Estr. Mun. Pref. Geraldo Ramos Gonçalves, 236

Tanque Preto - Nazaré Paulista/SP 12960-000


Nautilus Equipamentos Industriais LTDA.

CNPJ: 53.476.057/0001-28

  • Sobre nós
  • Cases de Sucesso
  • Falar com um especialista
  • Seja um Revendedor
  • Assistência Técnica
  • Política de cookies
  • Política de privacidade
  • Solicite seus dados pessoais
  • Aquecimento de água para Hotéis
  • Aquecimento de água para Motéis
  • Aquecimento de água para Hospitais
  • Aquecimento de água para Condomínios
Fasterm © Todos os direitos reservados.
  • Link to Linkedin
  • Link to Facebook
  • Link to Instagram
2018 © Fasterm - Economia em alta temperatura Por © InCuca
Link to: Liderança na gestão de hotéis: Motive a equipe e melhore os resultados Link to: Liderança na gestão de hotéis: Motive a equipe e melhore os resultados Liderança na gestão de hotéis: Motive a equipe e melhore os resultados Link to: Custo de aquecimento de água para banho: Veja qual a melhor opção? Link to: Custo de aquecimento de água para banho: Veja qual a melhor opção? Custo de aquecimento de água para banho: Veja qual a melhor opção?
Scroll to top