altas demandas em hotéis

Alta demanda em hotéis: Confira 5 dicas

A administração de uma rede hoteleira, para se manter no mercado, deve ter uma estratégia para se preparar para o fluxo de alta temporada. Independentemente do tamanho, a alta demanda em hotéis pode gerar situações como overbooking e desafios para gerenciar a equipe.

Na indústria hoteleira, é preciso saber como se preparar para conseguir aproveitar esses meses da melhor forma. Pensando nisso, no post de hoje, confira dicas de como se preparar para a alta demanda nos hotéis. Acompanhe!

1. Seja crítico com o seu serviço

Crie um sistema que permita que você saiba, em primeira mão, como o serviço da sua rede ou hotel está sendo oferecido.

Da recepção até os espaços externos, tudo precisa de uma análise para seguir um padrão de qualidade. Assim, é possível realizar uma avaliação mais precisa de seu hotel e otimizá-lo para que a infraestrutura e as operações possam lidar com o grande fluxo gerado por uma alta demanda, sem comprometer a experiência de seu público – afinal, você quer aproveitar a oportunidade para fidelizá-lo, certo?

2. Analise os dados disponíveis dos últimos períodos

Um aspecto da alta demanda em um hotel que precisa ser conquistado é sua previsibilidade.

Dados sobre o período do ano passado podem ser úteis para a precificação de suas diárias e dos pacotes. A mensuração de informações, como ocupação e faturamento, permite que sua rede de hotéis possa ter uma padronização e otimização, de forma a se preparar para atender bem ao grande público.

3. Durante a alta demanda fique atento com a concorrência

Além de basear tomadas de decisões em períodos anteriores de alta demanda, a análise de concorrência pode ser crucial. Garantir que o valor e a disponibilidade de quartos de seu hotel sejam competitivos é a chave para que seu negócio se prepare adequadamente, e não perca boas oportunidades de incrementar o faturamento e de conquistar novos clientes no período.

Uma análise atualizada de seu mercado permite uma base mais concreta para suas ações promocionais. Hospedagens de cortesia, descontos e até mesmo a flexibilidade de datas são diretamente afetadas por essa perspectiva.

4. Implemente estratégias considerando restrições de hospedagem

É comum que, na alta demanda em hotéis, empresas atinjam o limite de sua estrutura de hospedagem e serviços. É interessante, no caso, considerar estratégias que estabeleçam ou estimulem limites de estada mínima e máxima. Com uma administração correta e alinhada com a lucratividade ideal, é possível valorizar essa sazonalidade.

A implementação de estratégias voltadas para o tempo de hospedagem permite criar um controle de demanda em seu hotel. Dessa forma, períodos de alta demanda acabam retendo o melhor de sua eficiência, minimizando problemas futuros de vendas e atendimento.

5. Seja inteligente com o aumento da demanda

Manter a transparência durante a alta demanda em um hotel pode ser valioso. Afinal, os processos de vendas e serviços diários do hotel dependem de uma boa comunicação. Uma administração clara e que prime pelo bom fluxo comunicacional permite o melhor desempenho de sua equipe.

A inteligência ao lidar com a demanda de uma alta temporada está justamente em sua linha de frente. Tenha uma equipe com autonomia para que, em casos, de lotação excedida ou ocorrência de imprevistos, possa resolver a crise rapidamente e oferecer compensações que ofereçam uma percepção de exclusividade e de encantamento em seus hóspedes.

Um cliente fidelizado se torna muito mais econômico para seu processo do que continuamente buscar novos públicos. Além disso, ele se torna um defensor e divulgador de seu hotel. Dessa forma, mantenha uma base confiável e, assim, períodos de alta demanda vão se tornar mais fáceis de administrar.

Os períodos de altas demandas, mesmo com todos os desafios exigidos da operação de seu hotel, é uma oportunidade, por isso, aproveite para motivar profissionalmente sua equipe. Não há sentido em exigir que o melhor padrão seja atingido em todas as frentes se não há um senso de recompensa e progresso em toda sua operação.

Preparar-se para a alta demanda em um hotel pode ser estressante. No entanto, quando se domina a operação para funcionar de forma ágil, isso se reflete na experiência de seu cliente. Antecipe-se e extraia o máximo desse momento: todos terão a ganhar, aproveitando uma maravilhosa estada!

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