energia renovável para hotéis

Universidade Federal de Ouro Preto

Muitos gestores ainda não assumiram o que fazer na preservação do meio ambiente. Poucos adotam práticas sustentáveis nos hotéis. Hoje em dia, os clientes dão valor em hotéis sustentáveis e comprometidos.

Alinhar ganho com aumento do lucro é o sonho de empresas de qualquer área, e o setor hoteleiro não é exceção. Quando há aumento da concorrência, as práticas sustentáveis nos hotéis, podem ser um grande diferencial.

O que você vai ler neste artigo:

  • Significado de hotel sustentável
  • Energia renovável
  • Fontes de energia renovável
  • Práticas sustentáveis em hotéis
  • Exemplos de hotéis sustentáveis
  • Mudança de comportamento do consumidor
  • Sustentabilidade valorizada pelo cliente
  • Conclusão

O que significa hotel sustentável?

Segundo Alexandre Eliasquevitch, da Universidade Federal de Ouro Preto, “hotel sustentável é aquele que é ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável, tudo isso ao mesmo tempo”. Ou seja, redução de desperdício, pode ser um bom começo.

É importante levar o potencial mercado sustentável. Uma vez que o brasileiro está cada vez mais sensível a temas sobre preservação ambiental. No levantamento Panorama do Consumo Consciente no Brasil, realizado em 2018 pelo Instituto Akatu, 38% dos entrevistados disseram ter ao menos cinco práticas sustentáveis no dia-a-dia.

Há muito o que você pode fazer para transformar o seu hotel em sustentável. A seguir, exemplos que comprovam o potencial das práticas sustentáveis em hotéis.

O que é energia renovável?

Energia renovável ou “energia limpa” é o aproveitamento de recursos, como água, sol e vento, por exemplo. São aqueles que podem se renovar naturalmente, sem prejudicar o meio ambiente.

Uma reflexão simples sobre energia renovável e não-renovável mostra a importância de ter um sistema que não destrua o meio ambiente. A extração do petróleo para a produção de energia elétrica, é um exemplo de destruição ambiental com consequências ruins.

Fontes de energia renovável

Entre as principais fontes de energia renovável, estão as relacionadas na sequência.

Energia solar

Nesse tipo de energia renovável, placas fotovoltaicas coletam o calor e a luz do sol. Isso gera eletricidade, que é distribuída e substitui o uso dos serviços das concessionárias do setor.

A energia solar também é usada para o aquecimento de água em hotéis. Em chuveiros e banheiras, por exemplo.

Energia eólica

A energia eólica é formada pelo vento. Mas, é menos popular que a solar. A eficiência também é menor, sabendo que depende da velocidade das massas de ar para funcionar.

Energia hidráulica

Muito popular, esta energia é uma fonte renovável. Mas é necessário construir usinas hidrelétricas para utilizá-la. Com isso, são desviados recursos de rios, que podem trazer problemas a médio e longo prazo, como alagamentos, por exemplo.

Portanto, entre as fontes de energia limpa, a solar é a mais propícia para ser usada em hotéis. O calor também pode ser utilizado em bombas, que coletam e aquecem a água.

Práticas sustentáveis em hotéis

A mudança está nas pequenas ações do dia-a-dia. Você pode começar com algumas práticas sustentáveis, por exemplo:

Sensores de presença e de movimento

Sem dúvidas, os gastos com energia elétrica estão entre os mais altos em um hotel. Ao contrário do que parece, você pode ter uma redução na conta de luz de maneira simples e ser um hotel mais sustentável.

Um recurso eficiente é uso de sensores de presença e movimento, que ativam apenas quando há pessoas no local. Com isso, você evita o desperdício gerado por manter equipamentos ligados sem necessidade.

Uma dica é combinar esses sensores com o uso de lâmpadas led, que são mais econômicas que as convencionais.

Trocadores de calor (ou bombas de calor)

Outro aliado na redução de gastos em seu hotel são os Trocadores de Calor, ou Bombas de Calor. Com eles, você garante um fornecimento de água numa temperatura ideal e constante em todos os locais, sejam eles quentes ou frios.

Trocadores de Calor usam sistema que retira o calor do ar e o passa para a água, sem a necessidade de insumos.

Isso faz com que ele seja até 75% mais econômico que outros sistemas de aquecimento.

Eles também colaboram com a sustentabilidade do seu hotel. Pois, oferece uma tecnologia limpa, que não emite qualquer tipo de material ruim para natureza.

Economize água

Além da energia elétrica, a água é outro recurso muito usado e que gera muitas despesas ao sistema hoteleiro. As ações para tornar-se um hotel mais sustentável, envolvem o uso de equipamentos certos e conscientização dos envolvidos.

Dentro do primeiro grupo, você pode começar por instalar torneiras com menor vazão de água, principalmente em áreas comuns, como lavabos. Outro recurso muito eficaz é o mecanismo duplo de descarga, que permite ao usuário utilizar uma quantidade maior ou menor de água.

Trocar vasos sanitários antigos, por outros que realizam a limpeza utilizando apenas 1,5 litro, é outra forma de diminuir a conta de água.

Uma dica é um sistema de captação de água da chuva, que pode ser usada para jardins e vasos sanitários, por exemplo.

Já a parte da conscientização deve caminhar junto com a troca dos equipamentos. Treine seu pessoal sobre a importância do uso consciente da água. Você pode criar um programa para reduzir o uso de roupas de cama, diminuindo a demanda por lavagem. Também pode pensar em reaproveitar a água da piscina para limpeza de áreas comuns de seu hotel.

Recicle

No entanto, reciclar são atitudes de hotéis sustentáveis e valorizadas pelos clientes. Então, treine os profissionais de seu hotel para que separem o material corretamente. Comprar lixeiras com fácil identificação, principalmente por cores, facilita o descarte dos materiais.

Divulgue seu hotel sustentável

Em primeiro lugar, é importante que você chame a atenção de seus hóspedes para o uso de medidas sustentáveis. Explique o porquê e qual a razão de aplicar ações ecológicas como a utilização de trocadores de calor, por exemplo.

Dê um bom treinamento para os funcionários de seu hotel. Para que repassem informações, por todo estabelecimento falando sobre cuidados e proteção ao meio ambiente que o seu hotel está tomando.

Em conclusão, você pode, convidar seus hóspedes a colaborar, pedindo gentilmente que eles reduzam o tempo de banho, separem e joguem corretamente o lixo.

Exemplos de hotéis sustentáveis

Além disso, confira alguns exemplos de hotéis que fazem boas práticas ambientais.

Rede Accor

A Rede Accor criou um programa chamado Planet 21, composto por pilares e compromissos sustentáveis na hotelaria. Dessa forma, se um hóspede opta por reutilizar o enxoval do quarto, há redução no consumo de água e energia, contribuindo para o programa.

Hoje, é possível identificar os processos da empresa que se beneficiariam de soluções sustentáveis oferecido para seus clientes.

Hotel Bühler

Uma história que mostra como as práticas sustentáveis podem ser uma aliada no aumento do lucro é deste hotel. Localizado na região de Visconde de Mauá.

O local se viu ameaçado frente à forte concorrência. A solução encontrada para enfrentar foi, se assumir como um estabelecimento amigo da natureza ajudando no turismo sustentável.

Entre outras iniciativas, o hotel passou a reduzir o uso de sacos plásticos, realizar a coleta seletiva e reaproveitamento de lixo orgânico. Além disso, o hotel tem um enorme terreno: dos 175 mil m², são utilizados somente 25 mil m², o restante mantido como reserva ecológica.

Hotel Pousada Do Sol

Este hotel, localizado na praia de Atalaia, em Aracaju (SE), há anos adota a prática de guardar a chuva em tanques para uso nas descargas. O local ainda aposta na captação da energia solar, uma outra medida sustentável sem grandes investimentos, entre outras ações.

Mudança de comportamento do cliente

Com a mudança de comportamento do cliente, torna-se cada vez maior necessário a implementação de sustentabilidade na hotelaria. De acordo com Philip Kotler, em seu livro “Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano”. O cliente não quer apenas definir suas compras somente com base em critérios objetivos, como menor preço, por exemplo.

O Marketing 3.0 embasado nessas mudanças ocorre quando, além de vender seus produtos ou serviços, sua empresa também faz práticas sustentáveis.

No entanto, hoje, o cliente não quer ser visto apenas como um comprador, mas, também, como um ser humano, com coração, mente e espírito.

Ou seja, para conquistar verdadeiramente esses consumidores, a empresa deve fazer ações centradas nas questões humanas e socioambientais.

Portanto, 55% dos consumidores de 60 países dizem estar dispostos a pagar mais por produtos e serviços prestados por empresas comprometidas com impacto social e ambiental. Outro estudo aponta que 9 em cada 10 consumidores esperam que as empresas façam mais do que obter lucro.

Sustentabilidade valorizada pelo cliente

De acordo com pesquisa realizada no Brasil pelo Instituto Akatu. Os clientes vem valorizando a sustentabilidade, colocando ações sustentáveis em suas rotinas e sendo mais exigente com empresas em relação as questões socioambientais.

As práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) passam a ter um foco maior na vida do cliente moderno. Com isso, compromisso da empresa com a redução do consumo de energia, por exemplo. Foi considerado um fator importante por 90% dos entrevistados, considerando duas opções de produto com o mesmo preço e qualidade.

No entanto, a questão das práticas sustentáveis podem, influenciar nas preferências do cliente em relação aos fatores preço e qualidade. Segundo pesquisas realizadas pela empresa eCGlobal Solutions, 48% dos entrevistados pagariam 5% a mais por um produto ecológico. Outra pesquisa aponta que o brasileiro ocupa o terceiro lugar no ranking de povos com maior consciência e preocupação com a sustentabilidade.

Além disso, essa demanda por produtos e serviços que investem e promovem soluções sustentáveis em seus processos pode ser explorada. Marcas como Natura e Pão de Açúcar desenvolvem e otimizam suas práticas sustentáveis, implementando-as em suas ações de marketing institucional voltadas ao público externo.

Trazer benefícios e economia para os processos da empresa (como no lançamento da linha Sou da Natura, por exemplo). Investir em soluções sustentáveis gera benefícios para a imagem da companhia.

Conclusão

Com isso, é preciso estar preparado para assumir a postura não apenas como estratégia de marketing e imagem. Mas, como parte da filosofia empresarial e objetivos do negócio.

Hoje, é possível identificar quais são os processos da empresa que se beneficiam de soluções sustentáveis.

Dica da FASTERM para tornar-se um hotel sustentável

No entanto, tornar um hotel sustentável reflete na imagem da marca diante o público. A exigência do público por uma empresa sustentável vem sendo maior a cada dia.

A Fasterm pode ajudar seu hotel com soluções de aquecimento de água para o banho, convertendo em melhoria de serviço.

Com isso, as bombas de calor Fasterm também podem ser usadas em regiões quentes ou frias. Servindo como solução principal da central de aquecimento ou como sistema de apoio para coletores solares.

Listamos algumas das vantagens que você pode oferecer o sistema de aquecimento com bombas de calor:

O hotel sustentável tem rápido retorno de capital

Portanto, o sistema de aquecimento de água para banho pode representar um custo maior no quesito instalação. Com isso, a economia proporcionada já nos primeiros dois meses promove um rápido retorno do investimento.

Geração de caixa imediato para o hotel sustentável

Dessa forma, a geração de caixa também é outro ponto positivo do sistema de aquecimento que utiliza energia renovável.

No entanto a Fasterm, gera caixa imediata pode se prolongar pelo período de 10 anos.

Os hotéis sustentáveis tem facilidade para adquirir o selo verde

Portanto, empreendimentos que adotam processos com foco na preservação do meio ambiente recebem o chamado Selo Verde. Ele atesta que o negócio é parceiro da natureza, o que fortalece a sua imagem e responsabilidade perante a sociedade.

Economia com os custos gerais de aquecimento

Certamente, é possível reduzir os custos com aquecimento de água no hotel, usando energia sustentável.

Com isso, quando utilizadas com outros sistemas, as bombas de calor Fasterm, já nos meses iniciais de uso, mostra uma economia de até 75%. Você pode utilizar o nosso simulador de economia e comprovar!

No entanto, tornar seu hotel em eco-friendly é possível. Lembre-se da alta demanda por estabelecimentos responsáveis com o meio ambiente, opte por ações e processos mais sustentáveis.

Além, de atrair mais hóspedes, o “conceito verde” otimiza as finanças, uma vez que eleva a economia e lucratividade.

Em conclusão, ficou com alguma dúvida sobre o sistema de aquecimento de água para banho usando de energia renovável e bombas de calor?

Então, converse com um de nossos especialistas agora e entenda melhor!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.