Revenue Management na hotelaria

Revenue Management na hotelaria: Veja os benefícios

Um dos principais focos do setor hoteleiro é manter os níveis de reservas sempre em alta e, assim, elevar o ganho de lucros. Portanto o Revenue Management na hotelaria ajuda a turbinar as vendas e, garantir o bom atendimento da demanda nos hotéis.

É válido saber que nem sempre uma boa receita significa alto lucro. Com isso, o Revenue Management atua elevando ao máximo o lucro do hotel.

Mas você já ouviu falar nesse conceito? Sabe como aplicar, efetivamente, na sua gestão hoteleira? Entende o seu impacto na geração de receitas no setor da hotelaria? É exatamente isso que iremos falar no post de hoje.

Acompanhe!

O que é Revenue Management

Conceito criado nos Estados Unidos na década de 70, o Revenue Management é muito comum entre as companhias aéreas. O propósito é analisar a demanda de passageiros em determinadas datas e, a partir daí, tarifar as passagens com garantia de retorno financeiro.

No segmento hoteleiro, o conceito começou a apenas a partir dos anos 90, restringindo-se a grandes redes de hotel. Posteriormente, nos dias atuais, os pequenos hotéis já apostam no conceito de gerenciamento de oferta e demanda.

Portanto, o Revenue Management hoteleiro é um conjunto de ações que visam equilibrar a demanda e a oferta de serviços, considerando o comportamento do mercado. Atua no preço dos serviços.

Como aplicar o Revenue Management em sua gestão hoteleira

Portanto, aplicar o Revenue Management de forma efetiva requer estudo, análise e testes. Você, enquanto gestor, deve testar o comportamento do público e conhecer a fundo as suas atitudes em determinados períodos.

Como resultado, é possível aplicar técnicas que o auxiliem a entender seus hóspedes e, com isso, a relação entre oferta e demanda do seu hotel.

Confira algumas ações para a aplicação do Revenue Management:

Segmentação de público

Um hotel recebe vários perfis de hóspedes. Desde aqueles que se hospedam com a família de vez em quando, aos que precisam de acomodação semanalmente durante viagens de negócio, por exemplo.

Portanto, estudar cada uma destas variáveis fará com que seja possível a compreensão de cada cliente. Assim, é possível conhecer o comportamento de um grupo. O estudo por segmentação é uma das principais ações do Revenue Management.

Previsão de demanda

Por outro lado, outra ação de Revenue Management é a possibilidade de prever a demanda. Saber bem antes o volume de hóspedes que o hotel irá receber facilita a aplicação de ajustes nas tarifas e criação de promoções sazonais, por exemplo.

O intuito é sempre distribuir, da melhor forma possível, as acomodações para suprir determinada necessidade do hospede.

Para prever a demanda, o hotel deve definir uma pessoa para ficar à frente da tarefa, avaliar os dados que já estão disponíveis a partir de outros levantamentos e unir para que estejam ligados ao processo venda, desde a área de marketing ao setor comercial.

Criação de base de dados

É legal saber que todas as ações dadas pelo Revenue Marketing são feitas a partir de informações certas sobre os seus clientes. Portanto, organizar dados de permite um melhor aproveitamento dessas informações.

Além disso, organizar os dados, do processo de coleta também merece destaque. O uso de um CRM, que atua na gestão do relacionamento com os clientes, é de grande valia nesse cenário.

Por outro lado, investir na coleta de informações, seja por meio de formulários ou nos atos de check-in e check-out, é de suma importância.

Gestão de canais de distribuição

Partindo do princípio de que o Revenue Management atua no uso dos espaços do seu hotel, com foco no atendimento da demanda e na obtenção de lucros, é bom saber quais os canais de distribuição darão os melhores resultados.

Portanto, Quais espaços têm maior demanda? São os quartos ou espaços para eventos corporativos? E em qual período é observada uma demanda maior? Relatórios dedicados ao desempenho de cada canal auxiliam nessa reflexão.

Com isso, a gestão dos canais de distribuição se resume à avaliação dos investimentos realizados em cada um deles em relação ao retorno gerado.

Benefícios do Revenue Management para o seu hotel

Utilizar o Revenue Management na gestão hoteleira proporciona um gerenciamento inteligente focado nos lucros. Com isso, permite que você, gestor, faça uma política de tarifas que condiz com a estrutura e os serviços ofertados pelo seu hotel.

Dentre os principais benefícios, destacamos:

  • aumento do poder de negociação;

  • otimização da receita;

  • motivação da equipe gestora;

  • tarifas flexíveis;

  • conhecimento do negócio;

  • possibilidade de aplicação de ações estratégicas e personalizadas.

Em conclusão, agora que você já está por dentro do Revenue Management, que tal começar a aplicá-lo hoje mesmo junto ao seu time? Lembre-se que aumentar a receita é uma das premissas de todo gestor de hotel.

Para continuar a receber informações estratégicas com foco em gestão, siga a Fasterm nas redes sociais: Facebook e LinkedIn.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.