Dicas para adequar o seu hotel para estadias prolongadas
A indústria hoteleira vem, especificamente após o fim da pandemia, passando por um crescimento das chamadas estadias prolongadas, com hóspedes trocando a estadia de duas ou três noites por duas semanas, dois meses e até anos.
De suma importância para a recuperação do setor no pós-pandemia, as estadias prolongadas (long stays/extended stays) são uma tendência que devem persistir nos próximos anos.
Para isso, muitos hotéis precisam fazer adequações estruturais e na gestão. Por exemplo, devem passar a oferecer guarda-roupas, mesas e cadeiras adaptados ao home office ou restaurantes com adaptações para atender esse perfil.
E é pensando nessa forte tendência que elaboramos algumas dicas para você adequar seu hotel e oferecer a melhor experiência aos hóspedes que optam pelas estadias prolongadas.
Estadias prolongadas: o que são?
Como o próprio nome indica as estadias prolongadas fazem referência à estadia de longa duração em hotéis.
Cada vez mais escolhida por hóspedes, as estadias prolongadas podem ser utilizadas por quem busca lazer, está a trabalho.
É também uma boa opção para quem está de mudança para uma nova cidade ou mesmo reformando seu imóvel e precisa de um lugar para ficar.
Assim, essa é uma solução que resolve a necessidade de quem precisa de um lugar por um período um pouco maior, mas que não abre mão do conforto oferecido pelos hotéis.
O mais interessante dessa tendência é que ela oferece uma experiência ainda mais completa do que o que o hóspede encontraria na hotelaria tradicional.
Esse conceito funciona como um aluguel por temporada, mas que garante todo o conforto e comodidades que só um hotel pode oferecer.
Na maioria dos casos, as estadias prolongadas estão relacionadas com as diárias superiores a 30 dias, podendo servir até mesmo para quem precisa se hospedar em um mesmo hotel por anos.
Vantagens das estadias prolongadas para hotéis
Atualmente, a oferta do modelo de estadias prolongadas oferece uma série de vantagens para o setor hoteleiro, com um retorno promissor caso o hotel consiga atender as necessidades do hóspede.
Com base nisso, as principais vantagens das estadias prolongadas para o setor hoteleiro são:
Vantagem competitiva por ser menos burocrática
Diferentemente do modelo de aluguéis de apartamentos e casas por temporada, a estadia de longa duração não exige a assinatura de contratos. Por isso, as burocracias são muito menores, aumentando a competitividade de hotéis.
Assim como ocorre com as estadias curtas, o hóspede precisa apenas realizar a sua reserva e efetuar o pagamento das diárias.
Maior ocupação e receita
As estadias prolongadas garantem uma maior ocupação dos quartos do hotel, reduzindo a sazonalidade e minimizando a alta dependência de eventos e feriados.
Além disso, por ter quartos ocupados por mais tempo, as estadias prolongadas geram uma receita mais estável e previsível.
Menor rotatividade e custos operacionais
As estadias prolongadas também ajudam a diminuir a rotatividade dos hóspedes. Isso implica em menos check-ins e check-outs, menos limpezas e trocas de roupas de cama, além de menos gastos com marketing e comissões.
Maior lealdade e satisfação dos hóspedes
Quando prolongadas, as estadias garantem uma maior interação e fidelização dos hóspedes com o hotel. Eles se sentem mais acolhidos e confortáveis nesse ambiente.
Os hóspedes também tendem a ficar mais satisfeitos com os serviços extras oferecidos, além das comodidades oferecidas pelo hotel, como cozinhas equipadas, lavanderia, café da manhã, área de lazer, etc.
Assim, quando o serviço é de excelência, a reputação aumenta e possivelmente o hóspede recomendará o hotel para outros potenciais clientes.
Dicas para preparar o seu hotel para as estadias mais longas do hóspede
Hóspedes gostam de conforto e isso é um fato! Mas, para estadias prolongadas, esse conforto precisa ser multiplicado e abranger tudo para que o hóspede se sinta em casa.
Mas, oferecer conforto ao seu hóspede não necessariamente significa que a hospedagem ocorra em muitos cômodos ou com extremo luxo.
Ter uma cama confortável, boa internet, água quente no chuveiro e até mesmo uma pequena cozinha já trazem essa sensação de casa e um efeito positivo para o hóspede que ficará mais tempo no hotel.
Para preparar um hotel para as estadias prolongadas, é preciso oferecer uma estrutura e serviços adequados para atender às necessidades e expectativas dos hóspedes que buscam esse tipo de hospedagem. Algumas dicas são:
Busque atrair viajantes que reservam estadias mais longas
Você precisa mostrar ao viajante que seu hotel oferece estadias longas. Uma forma de fazer isso é participar de programas e plataformas que promovem hotéis como esse tipo de proposta.
Também é recomendável oferecer tarifas especiais e descontos progressivos para quem pretende se hospedar por um período de tempo maior.
Ofereça todos os serviços necessários
De forma geral, os hóspedes de estadias prolongadas costumam utilizar serviços que facilitem sua rotina e seu conforto, como cozinhas equipadas, lavanderia, café da manhã, área de lazer, wi-fi de qualidade, espaço confortável para trabalho e limpeza periódica.
Mas, além desses serviços e soluções, também é importante oferecer serviços diferenciados, como delivery, passeios turísticos, etc.
Dedique seu foco para a flexibilidade
Quando optam pelas estadias prolongadas, os hóspedes valorizam a flexibilidade nas condições de reserva, cancelamento, pagamento e check-in/check-out.
Neste caso, a recomendação é oferecer políticas que sejam flexíveis e transparentes para facilitar a escolha do cliente.
Mantenha uma estratégia de vendas e marketing direcionada
Para atrair e reter os hóspedes que optam pelas estadias prolongadas, é fundamental conhecer seu perfil, suas preferências, desejos e necessidades. Também é imprescindível priorizar a gestão da reputação online do seu hotel.
Com isso é possível criar ofertas e campanhas de marketing direcionadas para esse público-alvo.
Invista no aporte tecnológico
Certamente, a tecnologia é uma grande aliada dos hóspedes de estadias prolongadas. Por exemplo, é possível usar aplicativos móveis para facilitar o contato com o hotel, o acesso aos serviços, o pagamento das contas, etc.
A tecnologia também otimiza a gestão do hotel. Há a possibilidade de usar sistemas de gestão hoteleira que ajudem a otimizar os processos internos, controlar a ocupação e a receita, gerenciar as avaliações dos hóspedes, etc.
O hóspede no centro das atenções
Assim como ocorre com as estadias curtas, a melhor forma de ganhar uma boa avaliação do hóspede de estadia prolongada é colocá-lo no centro das atenções.
Portanto, conheça seu cliente, entenda porque ele opta pela estadia prolongada e identifique quais são os pontos que ele vai considerar para escolher o hotel certo para ele.
Com esse conhecimento, invista em uma infraestrutura de qualidade, que fará com que o seu hotel se sobressaia à concorrência e seja escolhido pelo hóspede.
Certamente essa será uma decisão acertada, com seu hotel conquistando todos os benefícios apresentados. Os hóspedes, por sua vez, terão a melhor experiência nas estadias prolongadas dentro seu hotel, recomendando-o para amigos e conhecidos.
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