diferenciais para destacar um hotel

Diferenciais de um hotel: Confira 5 dicas

Acima de tudo, criar diferenciais que destaquem o hotel  diante da concorrência é um dos grandes desafios de qualquer gestor. A disputa de fatias do mercado cada vez mais acirrada torna essa questão especialmente vital para o negócio. Ainda assim, bastam algumas pequenas atitudes para encantar e conquistar sua clientela.

O primeiro passo é prezar pelo bom serviço. A partir daí, você pode pensar em soluções simples capazes de tornar a estadia de seus hóspedes realmente marcante. A ideia é receber cada hóspede como se ele fosse o único naquele dia. Para que ele se sinta especial, comece por  qualidade no atendimento, ordem e limpeza, decoração aconchegante, mostrar como a empresa está engajada em ações ambientais como economia de água, de energia elétrica, diminuição de fatores poluentes e outros itens tornam seu hotel diferenciado na percepção dos seus clientes.

O que você vai ler neste artigo:


1. A Recepção

A máxima de que “a primeira impressão é a que fica” certamente vale para o segmento hoteleiro. Seu hóspede muitas vezes chegará cansado da viagem, e tudo o que ele deseja é chegar e relaxar. Portanto, o check in é a oportunidade inicial para você marcar os primeiros pontos com seu cliente.

A recepção deve ser um ambiente limpo, organizado e que traga uma decoração que traduza o conceito de seu hotel. Pense na entrada do seu hotel como o seu cartão de visitas.

Lembre-se: a entrada deve fazer seu novo hóspede se sentir em casa.

2. Treinar a equipe é um diferencial dos hotéis

Tanto no momento do check in quanto em toda a estadia, um bom atendimento – prestativo, cordial, simpático – faz toda a diferença. Isto é essencial, pois não há nada que compense funcionários pouco engajados em ajudar o seu hóspede a obter a melhor estadia em seu hotel.

Portanto, no check in, treine seus recepcionistas para receber amigavelmente os viajantes e fazer todo o processo o mais rapidamente possível. Educação e um sorriso são itens sempre bem-vindos. É na chegada que as principais informações são passadas, como horário do café da manhã, senha do WiFi e outros dados relevantes. Busque se antecipar às dúvidas dos viajantes. Isso vai ser certamente notado.

Caso o hóspede traga uma questão que o recepcionista não consiga responder, seu funcionário precisa se comprometer em buscar uma solução.

Durante a estadia, todo o seu staff deve estar pronto para acolher os hóspedes atendendo às suas principais necessidades. Lembre-se: um equipe bem treinada é um dos principais diferenciais de um hotel!

3. Conforto, higiene e cuidados

Você não precisa investir fortunas em móveis de primeira linha se esse não for o conceito de seu hotel. Entretanto, tenha sempre em mente que uma boa cama, lençóis limpos quartos asseados e em ordem, chuveiros com água na temperatura adequada são itens indispensáveis. Uma decoração simpática, carpetes e móveis em bom estado e sem manchas também são quesitos importantes para passar uma boa imagem.

Cuidado especial com os banheiros, um ponto muito sensível para boa parte dos hóspedes. Lembre-se de que é obrigação do hotel trocar todos os dias as toalhas do quarto. Mas ofereça a ele a chance de participar das ações ecológicas do hotel. Deixando penduradas as toalhas que não deseja que troquem – e deixar no chão as que devem ser substituídas, por exemplo. Portanto, faça um bom texto explicativo e isso conquistará pontos positivos para a imagem da sua marca. Mantenha todo ambiente limpo e organizado para quando o seu hóspede voltar da rua.

4. Café da manhã como diferencial de um hotel

Portanto, um dos mais importantes diferenciais de um hotel e também a cereja do bolo: é o café da manhã.

Comida farta e variada certamente será um fato decisivo para que seu hóspede comece o dia com o pé direito. Se puder, coloque etiquetas em português e inglês mostrando o que é e que ingredientes contém seus pães, bolos, salgadinhos, ovos mexidos, por exemplo. Não se esqueça de que muitas pessoas não podem ingerir glúten ou estão em dieta – e surpreenda-as com alimentos adequados para seus regimes.

Por exemplo, outra dica para destacar seu hotel é apostar em comidas típicas da região de seu hotel. Busque opções de receitas tradicionais em sua cidade ou estado e lembre-se de informar os hóspede dessa sua preocupação para agradá-lo. Mais do que uma refeição, você estará dando um momento de imersão na cultura, tornando a estadia uma parte marcante da viagem. Se puder, deixe receitas impressas que o hóspede possa levar se quiser preparar em casa as delícias do seu hotel – com o logotipo do hotel, claro.

5. Serviços complementares são diferenciais de um hotel

Os quatro primeiros itens chamados de indispensáveis que você busca destacar no seu hotel frente a concorrência. Mas isso não quer dizer que não seja possível ir além…

Variedade de canais na TV a cabo, piscina, opções de lazer, boa decoração e até salas de reunião ou computadores disponíveis para os hóspedes que viajam a negócios.

Além disso, ter um espaço para os animais no hotel, ajuda a conquistar a aprovação de um público ainda mais variado.

Entre tanto, pense também que a sustentabilidade é um dos diferenciais de um hotel. O tema está em alta e costuma atrair grande aceitação do público em geral.

Você pode economizar energia elétrica usando sensores de presença, poupar recursos hídricos ao coletar águas da chuva e usar a água da piscina para a limpeza de áreas comuns, por exemplo. Deixar claro que você recicla o lixo de forma correta, entre outras medidas.

Por acaso você pensou em destinar a uma empresa do terceiro setor que cuide de crianças sem lar ou doentes, ou de pessoas idosas, todos os vidros e latinhas de bebidas recolhidas em seu hotel? Se fizer isso, deixe claro que ao consumir em seu hotel, o hóspede está ajudando esses locais assistenciais.

Lembre-se de dizer cada preocupação ambiental ou social aos seus hóspedes. É importante que eles tenham conhecimento de seu engajamento como missão e valor da empresa.

Em conclusão, a Fasterm pode te ajudar nesta questão! A Bombas de Calor é um recurso ecologicamente correto e econômico no sistema de aquecimento central da água. Entre em contato conosco para saber como alcançar mais um diferencial para o seu hotel!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.