Condomínio sustentável: saiba como se adaptar a essa tendência
Espaços planejados que aliam harmonia, sustentabilidade e tecnologia são cada vez mais comuns em muitos ambientes como sedes de empresas e shoppings. O mais interessante é que este conceito começa a ganhar espaço em ambientes de moradia, é o caso do condomínio sustentável.
A busca pela maior sustentabilidade e a tecnologia vem se tornando uma tendência em condomínios, principalmente em reformas e projetos de novos empreendimentos.
Essa busca engloba a diminuição de gastos com água e luz, melhoraria da qualidade do ar, criação de áreas verdes e uso de tecnologias, visando sempre um impacto social mais positivo para a rotina diária do condomínio.
Dessa forma, se você é síndico de um condomínio, convidamos você a conferir o que é um condomínio sustentável e como se adaptar a essa nova tendência que chegou para ficar.
Condomínio sustentável: O que é?
Considerada uma grande tendência para os próximos anos, o condomínio sustentável é caracterizado como sendo um ambiente de moradia cujo objetivo principal é adotar estratégias para minimizar os impactos ambientais e sociais.
Ele é planejado de uma forma com que diversos cuidados sejam tomados para que os recursos naturais não sejam desperdiçados.
Para isso são aplicadas técnicas para impedir a poluição das águas e do ar, bem como evitar outros fatores causadores de desequilíbrios ambientais e sociais.
Entre essas técnicas estão as ações mais simples como a destinação correta dos resíduos, uso racional de água e energia elétrica, até a adoção de avanços tecnológicos que visam a obtenção destes mesmos benefícios.
Para os dias atuais, seguir este conceito é uma forma de o condomínio encontrar o equilibro com a natureza, a manter as atividades do nosso dia a dia em harmonia com o meio ambiente e a preservar rios, florestas e mares.
Por que ter um condomínio sustentável? Suas vantagens são um estímulo!
Em um condomínio, adotar o conceito de sustentabilidade segue uma lógica semelhante à do ESG (environmental, social and governance) cada vez mais adotado em empresas. Estes conceitos, por sua vez, estão inteiramente alinhados ao desenvolvimento sustentável.
Assim, ao adotar o conceito, a sustentabilidade é encarada como uma forma de o condomínio suprir as necessidades de moradores, mas sem que isso aconteça às custas do meio ambiente.
Consequentemente, as vantagens de adotar um condomínio sustentável no Brasil são:
1. Mais econômico, além de garantir maior valor agregado aos imóveis
Em um primeiro momento, uma obra focada na preservação do meio ambiente tende a ser mais cara, mas este custo retorna em benefícios na valorização deste bem.
Algumas pesquisas indicam que um imóvel em um condomínio sustentável tem uma valorização imediata de 10%, além de ser mais rapidamente negociado.
Já a economia nos custos condominiais se dará por meio da redução dos gastos com energia elétrica e com a redução do consumo de água, principalmente quando há a adoção de tecnologias específicas para tal.
2. Os ambientes são mais agradáveis
Outra vantagem é a presença de muito mais áreas verdes que garantem um ambiente muito mais fresco e arejado.
Além disso, o que indica um condomínio sustentável são os jardins ecologicamente criados, com muitos deles sendo verticais ou feitos no telhado do prédio.
A finalidade disso é reduzir a temperatura ambiental que ajuda a diminuir o calor excessivo típico das grandes cidades.
3. Ajuda a educar toda a sociedade
As novas gerações de pessoas estão cada dia mais preocupadas com o meio ambiente. Assim, ao morar em um condomínio sustentável, crianças e jovens terão contato com o meio ambiente desde o início da vida.
Isso naturalmente formará adultos mais conscientes e responsáveis.
As crianças, por exemplo, agem por repetição, então, se elas observam adultos cuidando do meio ambiente e agindo de forma consciente, elas repetirão os feitos e no futuro serão uma geração mais ecológica e sustentável.
O que um condomínio deve ter para ser sustentável?
Como você acompanhou anteriormente, um condomínio sustentável oferece uma série de vantagens que estimulam a adoção do conceito. Mas você fazer isso?
Existem diversas práticas que podem ser incorporadas para tornar os condomínios sustentáveis. Eles englobam desde a melhoria das áreas comuns até o trabalho de conscientização de colaboradores e condôminos.
Assim, se você administra um condomínio, conheça algumas boas práticas para ter um condomínio sustentável:
1. Instale um sistema de reutilização e captação de água da chuva
Este sistema é um importante diferencial, principalmente em períodos e regiões com maior incidência de secas e crises hídricas.
Você pode captar água da chuva e utilizá-la para limpar as áreas comuns, irrigar hortas comunitárias e, até mesmo, para abastecer as caixas de descarga de vasos sanitários.
2. Adote estratégias para economizar energia
A instalação de painéis solares é uma grande tendência em condomínios sustentáveis para economizar energia. Outra opção é a substituição de lâmpadas tradicionais por lâmpadas de led, mais duráveis e econômicas.
Também é recomendado instalar películas nos vidros para amenizar a entrada de calor, consequentemente o consumo de energia com ar condicionado será reduzido.
3. Adote estratégias para melhor gestão dos resíduos sólidos e reciclagem
A reciclagem e a gestão dos resíduos sólidos são as formas mais interessantes para buscar a sustentabilidade. No condomínio, essas mudanças vão depender também de uma maior conscientização de todos, do síndico aos moradores.
Para isso, instale lixeiras coletivas para cada tipo de material sólido reciclável e crie campanhas para incentivar os condôminos a separar seus resíduos.
Outra dica importante é fazer parcerias com cooperativas de catadores ou com ONGs para o recolhimento dos itens.
4. Invista em tecnologias sustentáveis
A tecnologia é um forte aliado de qualquer condomínio sustentável. Quando empregadas em condomínios, muitas tecnologias podem ser empregadas tanto em condomínios que estão sendo construídos quanto em outros que já estão em pleno funcionamento.
Entre essas tecnologias, merecem destaque:
- Vidros que absorvem calor e transformam a energia solar em elétrica;
- Ecolavagem de veículos;
- Uso de materiais de construção mais sustentáveis;
- Instalação de arejadores ou redutores de vazão de água
Mas além destas tecnologias, há uma inovação que está totalmente alinhada à sustentabilidade de um condomínio: O uso de bombas de calor para aquecimento de água da Fasterm!
Essa é uma solução em que as bombas de calor se utilizam da retirada de calor do ar para aquecer a água utilizada no banho e demais dependência dos condomínios.
Com este processo é possível reduzir drasticamente o custo de aquecimento de água, em valores que podem chegar a até 75% e comparado a sistemas de aquecimento a gás ou com resistência elétrica para grandes volumes de água.
Com essa solução, a Fastem já está gerando economia e sustentabilidade para diversos condomínios espalhados por todo o país.
Viver em um condomínio sustentável e consciente pode elevar a qualidade de vida e se tornar um excelente lugar para todos. Com essas medidas, seu condomínio será um exemplo de como é viver em harmonia com o meio ambiente e a sociedade.
Quer saber mais sobre a solução da Fasterm para seu condomínio? Então acesse nosso site e leve essa economia para seu empreendimento.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!