Taxa de ocupação hoteleira: como calcular no seu hotel?
A gestão de um hotel é sempre complexa, são muitos indicadores a serem analisados, é preciso lidar com pessoas e exige muita atenção a diversos pontos. Um dos pontos que mais geram preocupações em gestores é a taxa de ocupação hoteleira.
Responsável por monitorar os valores reais de ocupação e saúde do hotel, o cálculo e análise dessa métrica oferece informações essenciais para gestores, ajudando-os a otimizar processos e aumentar o faturamento.
Por isso, conhecer essa métrica e saber como calcular é fundamental para gestores de estabelecimentos hoteleiros. Continue acompanhando nosso artigo e entenda o porquê.
Taxa de ocupação: métrica de grande importância para o segmento hoteleiro
De grande importância para o segmento, a taxa de ocupação hoteleira é uma métrica bastante utilizada para medir a ocupação do hotel, ou seja, ela mostra a quantidade de quartos ocupados, em relação ao número total de quartos disponíveis.
Assim, a taxa de ocupação hoteleira representa o percentual baseado no número de quartos ocupados para um determinado período.
Este número costuma variar de acordo com o dia, semana, mês e ano. Para a saúde do hotel, esse número deve estar mais próximo possível dos 100% em feriados. Já em dias normais, taxas mais baixas são normais.
Dessa maneira, a taxa de ocupação é uma ferramenta de suma importância. A administração do hotel precisa analisá-la muito bem para entender com mais clareza como está a atuação, já que essa métrica ajuda na redução dos custos operacionais do hotel.
A taxa de ocupação também é importante para a continuidade das estratégias do hotel, pois permite medir seu nível de sucesso na hora de garantir reservas.
Bons gestores devem reunir dados associados à taxa para identificar tendências de turismo, como temporadas de baixa e alta ocupação e seu comportamento diante das campanhas de marketing.
Aprenda a realizar o cálculo da taxa de ocupação do seu hotel
Por ser uma métrica importante, monitorar a taxa de ocupação hoteleira é fundamental para acompanhar o ritmo deste tipo de negócio. Por isso, é imprescindível saber como calcular e usar as taxas de ocupação do seu hotel.
A fórmula para calcular a taxa de ocupação é relativamente simples e permite descobrir quantos quartos disponíveis você tem num determinado período:
Número de quartos ocupados/número total de quartos multiplicado por 100
Veja um exemplo prático: suponha que seu hotel tenha 50 quartos e 15 deles foram reservados:
15/50 x 100 = 30%
Ou seja, a taxa de ocupação é de 30%. Essa porcentagem é considerada fraca para o padrão de muitos hotéis. Isso indica que há espaço para melhorias, já que há muitos quartos disponíveis que não estão gerando valor.
Muitos fatores influenciam a taxa de ocupação em hotéis
Em um hotel, muitos são os pontos que devem ser observados no momento de analisar a taxa de ocupação. Um bom cálculo da taxa de ocupação depende de variados fatores como: o tipo de hotel, sua localização, qual é a experiência do hóspede, entre outros.
Diante disso, muitos gestores podem supor que quanto maior for a taxa de ocupação, melhor será o resultado. Não estão errados, mas é preciso fazer algumas ressalvas.
Para a taxa ser alta, seria necessário reservar a grande maioria dos quartos durante todos os dias da semana e em qualquer período do ano. E essa não é uma realidade do ramo hoteleiro.
É importante ressaltar que há épocas durante o ano em que o movimento naturalmente diminui. Consequentemente, a taxa de ocupação também será reduzida.
Hotéis na praia, por exemplo, durante o inverno apresentam uma movimentação comparativamente menor que no verão. Se o seu hotel estiver localizado nessas regiões, a taxa de ocupação será menor.
Exatamente por isso, é aconselhável monitorar a taxa de ocupação em um período frequente, como todos os meses, para acompanhar o ritmo de seus negócios e tomar decisões mais estratégicas.
Dicas práticas para melhorar a taxa de ocupação do seu hotel
A análise dessa métrica vai apontar ao gestor hoteleiro resultados bastante positivos ou gerar preocupações. Independentemente disso, é essencial adotar boas estratégias para sempre alavancar o negócio.
Confira abaixo 7 estratégias que, quando colocadas em prática, ajudam a aumentar a taxa de ocupação hoteleira:
1. Promoções e ofertas personalizadas
Ofereça descontos, pacotes especiais e ofertas em períodos de taxas de ocupação reduzidas. Isso pode ajudar a aumentar o número de reservas em períodos mais fracos.
2. Melhore a visibilidade online do seu negócio
As pessoas precisam encontrar facilmente o seu hotel quando procurarem em sites especializados. Para isso, invista em técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e em publicidade nas redes sociais.
3. Melhore os feedbacks dos hóspedes
Clientes satisfeitos geralmente deixam avaliações positivas. Isso naturalmente aumenta a confiança e a credibilidade do hotel.
Tal medida pode ser alcançada por meio de um bom atendimento, instalações de qualidade e serviços de alto nível.
4. Parcerias com empresas e agências de viagens
Essa é uma prática que pode aumentar a visibilidade do seu hotel que pode incentivar as reservas em maior quantidade.
5. Melhore as instalações e serviços
Certamente, as instalações modernas e serviços de alta qualidade são fatores que podem atrair mais hóspedes, contribuindo com maiores taxas de ocupação.
6. Promova experiências únicas
O hóspede deve ser sempre estar no centro de todas suas ações. Por isso, ofereça experiências diferenciadas, como passeios guiados, degustações de vinhos ou aulas de culinária.
Tudo isso pode atrair hóspedes que buscam uma estadia mais personalizada e exclusiva.
7. Participe de eventos locais
A participação em eventos locais, como feiras e exposições, é uma estratégia que pode aumentar a visibilidade hotel e atrair novos clientes que estão na cidade para estes eventos.
Essas são apenas algumas estratégias que podem aumentar a taxa de ocupação do seu hotel. Mas para alcançar o sucesso, você pode (e deve) adaptá-las de acordo com a realidade do seu negócio.
Invista na tecnologia para auxiliar sua gestão
No atual contexto, o mercado hoteleiro é dependente de boas soluções tecnológicas. Quem não se ajusta a essa realidade, investindo em tecnologia na hotelaria, acaba sendo “engolido” pelo mercado.
A tecnologia pode ser aplicada a todos os setores da hotelaria, inclusive nas estratégias para aumentar a taxa de ocupação.
Através de soluções tecnológicas que facilitem a rotina hoteleira, as estratégias do hotel podem ser mais bem elaboradas. Isso contribui para a fidelização do cliente, aumentando a quantidade de quartos ocupados.
Um sistema de reservas pela internet, por exemplo, pode facilitar a reserva do cliente. Além disso, é interessante fazer a integração dos canais de vendas. Isso permite que a pessoa encontre e consiga reservar o seu hotel em qualquer canal de venda especializado.
Dica bônus: adapte suas estratégias às tendências do mercado
Por fim, é fundamental que o gestor hoteleiro esteja sempre atento para se adequar às tendências de mercado.
Com a pandemia, tornou-se frequente a adoção de novos modelos de hospedagem, como o aluguel de casas e apartamentos por curtos períodos. Isso naturalmente aumentou a concorrência com hotéis.
Por isso, cabe ao gestor do hotel estar muito atento às tendências e se aproveitar das oportunidades que surgem.
Portanto, invista na experiência do hóspede, adote ferramentas tecnológicas, ofereça um bom atendimento e adote estratégias que ajudem a aumentar a taxa de ocupação do seu hotel.
Outro indicador essencial para a gestão hoteleira é o cálculo da diária do hotel. Confira nosso e-book exclusivo e tenha todos os detalhes dessa métrica.
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