O que considerar durante uma reforma de hotel? Confira as 4 dicas!
Realizar a gestão de hotéis é, sem dúvidas, uma tarefa que depende da superação de uma série de desafios. E, um dos desafios que surgem de tempos em tempos é a necessidade de reforma de hotel, visando a modernização ou manutenção do empreendimento.
Diferentemente de nossas residências, as reformas em hotéis exigem conhecimento técnico especializado, planejamento e adaptação dos processos e profissionais envolvidos, afinal, geralmente, o hotel terá que permanecer em funcionamento durante toda a reforma.
Para isso, identificar quais pontos são essenciais para realizar essa reforma com o mínimo de transtornos é essencial. Isso irá garantir o bem-estar de hóspedes e, ao mesmo tempo, garantirá que o empreendimento irá atingir o objetivo desejado com a reforma.
Confira este artigo e veja quais são os pontos que seu hotel deve considerar para o sucesso da reforma.
Reforma de hotel: Por que investir nessa ação?
Em um primeiro momento, investir na reforma de um estabelecimento hoteleiro é essencial para empresários que querem se manter competitivos neste segmento, que é muito concorrido.
Isso parte do princípio de que os viajantes e hóspedes estão cada vez mais exigentes e buscam por experiências únicas durante suas estadias, aliando conforto com qualidade de toda a estrutura. Muitos, inclusive, priorizam as estadias prolongadas, exigindo condições únicas do hotel em suas decisões.
Mas, a reforma de hotel pode ter outros motivos, também muito relevantes para a gestão hoteleira. Esses motivos são baseados em:
Melhorar as condições das instalações
Poder atualizar as instalações é mais um ponto essencial que estimulam uma obra de reforma, afinal, com o tempo, as dependências vão se depreciando, o que poderia causar uma má impressão para os visitantes e consequentemente uma dor de cabeça desnecessária.
Reduzir manutenções
A necessidade recorrente de manutenção de uma instalação hidráulica ou elétrica pode indicar um problema mais sério, resultando na possível necessidade de uma reforma mais profunda.
Assim, com um planejamento adequado da reforma, situações como essas são reduzidas.
Afinal, quando o hotel está em boas condições, com equipamentos de qualidade e instalações novas, as chances de ocorrências de manutenções corretivas voltarem a se repetir são bem menores.
Diminuir custos
Muitas vezes, gestores de hotéis podem ter uma certa resistência em realizar reformas devido ao elevado custo que precisa ser empregado. Porém, toda reforma deve ser vista como um investimento capaz de ajudar a melhorar a margem de lucro do hotel.
Afinal, com instalações novas, todas as dependências estarão disponíveis, a experiência do usuário será melhorada e as manutenções serão reduzidas, ou seja, os custos operacionais do hotel podem ser reduzidos.
Qual é o momento ideal para realizar a reforma?
Anteriormente você viu os pontos que estimulam a necessidade de reforma de hotel. Mas ainda existe uma dúvida muito relevante: quando realizar a reforma?
Neste contexto, há alguns aspectos que vão estimular a necessidade de reforma de hotel. Veja:
Análise da pintura
Assim como acontece em nossas casas, uma pintura desgastada é um grande indicativo de que nenhum tipo de reparo é realizado naquele local, comprometendo a imagem do empreendimento perante os hóspedes.
Imagine um cliente que olha no site um hotel com a pintura em dia, mas ao chegar no endereço identifica uma coisa totalmente diferente, com paredes descascando e descoloridas. Certamente a primeira impressão não será nada boa.
Tais sinais de deterioração mostram a necessidade de melhorar a imagem de seu negócio, iniciando com a realização da pintura.
Fique muito atento às infiltrações
Esse talvez seja um dos pontos mais importantes que exijam uma reforma. As infiltrações vão impactar diretamente na experiência do hóspede e também na forma como ele vai avaliar seu negócio.
Essas infiltrações podem indicar tanto problemas nas instalações hidráulicas quanto com a estrutura de seus telhados.
Dessa forma, é preciso ficar atento ao surgimento de mofos, estufamento e pontos escuros na parede. Isso é o claro sinal de problemas com vazamento no encanamento, o que demandaria todo um estudo das suas instalações para corrigir o problema.
Identificação de vazamentos
Assim como as infiltrações, é fundamental ficar atento à ocorrência de vazamentos. O vaso sanitário e os chuveiros são pontos de onde grande parte dos escoamentos começam. Porém, apenas trocá-los pode não garantir que o hotel ficará sem quaisquer vazamentos por muito tempo. É preciso verificar se o problema pode estar na estrutura.
Por essa razão, vale considerar as dicas das manutenções recorrentes. Se o inconveniente com vazamentos se tornar frequente, o mais indicado é que se faça uma reforma mais completa, eliminando o problema de vez.
4 dicas para planejar e organizar a reforma de hotel
Em qualquer atividade realizada pelo seu hotel, adotar um eficiente planejamento é extremamente importante. Em uma reforma, não seria diferente.
Inicialmente é preciso considerar que, enquanto estiver reformando determinado espaço, você vai precisar fechá-lo durante determinados períodos. Nesse sentido, além de considerar “essa perda no caixa” é fundamental deixar todo o seu público avisado de que determinada área estará fechada ou que a capacidade será reduzida.
Além disso, é fundamental seguir outras dicas para planejar e organizar a reforma de hotel. São elas:
1. Identifique as necessidades dos hóspedes
O que seus hóspedes esperam do seu hotel? Quais características eles consideram como mais importantes para terem uma boa experiência e realizarem uma boa avaliação do espaço? O que eles querem aproveitar no contexto da estrutura do seu hotel?
Quando seu negócio responder essas perguntas, você terá insumos suficientes para começar o planejamento de uma obra de reforma.
2. Contar com apoio especializado
Para identificar possíveis falhas ou para repaginar o hotel com eficiência, a recomendação é contar com o apoio de um profissional capacitado, como um arquiteto ou engenheiro.
Este profissional terá conhecimento suficiente e oferecerá garantias da obra, uma vez que conhecem as principais normas para uma reforma e entende as especificidades de diferentes setores.
Além disso, para a contratação de um especialista nesse assunto, recomenda-se seguir algumas dicas extras importantes:
- Pesquise bem e analise o portfólio desses profissionais;
- Peça indicações de colegas do ramo, de modo que você consiga recomendações de quem já contou com o trabalho destes profissionais em algum momento;
- Analise a flexibilidade do profissional — é essencial que os profissionais responsáveis pela obra estejam disponíveis para atender os prazos, uma vez que o espaço deve ser reaberto ao público quanto antes;
- Analise o custo-benefício dos orçamentos feitos.
3. Utilizar materiais de qualidade
Essa é mais uma decisão extremamente importante! Na hora de escolher os materiais usados na reforma do seu hotel, leve em consideração a durabilidade, a facilidade de manutenção e, é claro, o estilo desejado.
Opte por materiais de boa qualidade, que resistam ao uso intenso e que sejam fáceis de limpar.
Outra possibilidade em pauta é o uso de materiais eco-friendly (sustentáveis). Tais materiais são fortes tendências do setor hoteleiro para 2024 e podem ser um diferencial para atrair hóspedes conscientes.
4. Adote estratégias para mitigar o barulho e a sujeira
Além destes pontos, é essencial priorizar o silêncio e a limpeza durante a obra, afinal, os profissionais envolvidos nas atividades não podem ser notados pelos hóspedes.
Para isso, como todo trabalho é executado precisa ser totalmente diferente de uma reforma “normal”, como a realizada em nossas casas.
Por exemplo, o corte de revestimentos do piso e azulejos deve ser feito em local afastado do prédio, reduzindo o barulho e a poeira na obra.
Consequentemente, é preciso também planejar toda a logística de movimentação de materiais e ferramentas, além do planejamento de cada tarefa e marcações exatas, para que o serviço seja feito somente uma vez, com o mínimo de desperdícios.
Somado a isso, a equipe deve focar na limpeza e organização do ambiente de trabalho e na própria apresentação, utilizando uniforme e crachá de identificação.
Dessa forma, recomendamos que você, no papel de gestor hoteleiro, faça análises recorrentes para identificar as melhorias necessárias e o que pode ser feito para a gestão do hotel, inclusive no âmbito das reformas.
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