Ticket de motel: 7 dicas que vão aumentar o seu faturamento
Muitas vezes, pela correria do dia a dia, deixamos de verificar fatores importantes que determinam a saúde financeira de nossos motéis. Muitos destes fatores são apresentados pelos indicadores de desempenho (KPIs), caso do ticket de motel.
Também conhecido como ticket médio, esse é o indicador que demonstra a média da receita por cliente, ou seja, quanto cada ocupação impactou no faturamento do negócio.
Mas, tão importante quanto conhecer o ticket de motel, é saber identificar quais são as medidas que, quando aplicadas, vão aumentar este indicador e o faturamento do empreendimento.
Neste artigo, entenda o que significa o ticket médio do seu motel e veja dicas para aumentar o seu faturamento.
Ticket médio: o que é e como calcular?
Em um motel ou outro empreendimento com o mesmo modelo de negócio, o ticket médio é um indicador que evidencia a média de receita por cliente.
Ou seja, este indicador responde à seguinte pergunta: Quanto, em média, cada um dos seus clientes gasta no seu motel?
A resposta indicará o valor médio gasto pelos clientes que frequentam seu motel. Assim, quanto maior o ticket médio, mais as pessoas estão dispostas a gastar ao reservar suas suítes e mais fidelizados eles podem ficar.
Dessa forma, calcular o ticket de motel é considerado uma das métricas mais importantes, pois fornece informações valiosas para a elaboração de ações estratégicas, visando a melhora dos resultados.
Mas como calcular essa métrica?
Para você calcular o ticket médio do seu motel, basta dividir o faturamento em um período pelo número de ocupações.
Para melhor entendimento, veja um exemplo: durante determinado mês seu motel obteve um faturamento de R$ 100.000,00 e 500 ocupações. Consequentemente, o ticket médio é de R$ 200,00.
7 dicas para aumentar o Ticket de motel
Para aumentar o ticket médio e consequentemente o faturamento do seu motel, há uma série de dicas que podem ser colocadas em prática. Veja:
1. Conheça o perfil do seu público
O primeiro passo para aumentar o ticket de motel é entender muito bem quem são os seus clientes e o que eles buscam.
Por isso, aplique pesquisas para entender quem é seu cliente. Isso dará maior clareza sobre quais são os pontos de intervenção para chamar a atenção do público e fazer com que ele consuma mais.
2. Valorize cada cliente
Frequentadores de motéis desejam oferecer uma noite especial ao parceiro(a). Por isso, é fundamental valorizar cada visitante e oferecer a melhor experiência possível para ele.
Para garantir que essa experiência seja incrível, o investimento em atendimento diferenciado é uma ótima opção e ajuda a aumentar o ticket médio.
3. Crie promoções irresistíveis
Imagine que os clientes chegam até o seu motel com a intenção de alugar uma suíte simples por apenas algumas horas.
Contudo, um atendente bem treinado pode oferecer uma promoção incrível para que ele usufrua de um pernoite em uma suíte mais luxuosa e com outros benefícios com um custo um pouco mais alto.
Com essa promoção, as chances desses clientes mudarem os planos e aceitar a oferta é bastante grande. Isso aumentará o ticket médio e o faturamento, já que o cliente consumirá mais.
4. Aumente o mix de produtos e serviços complementares
Ainda sobre as estratégias para melhorar a experiência do cliente, outra ótima opção para aumentar o ticket de motel é oferecer um maior mix de produtos e de serviços, que vão estimular ele a comprar mais.
Portanto, aumente a variedade de pratos servidos no seu motel, ofereça produtos de sex shop e estimule seu cliente a consumir mais em uma única estadia.
5. Aperfeiçoe o layout do seu motel
Como já citamos, o treinamento da equipe é essencial para fornecer ótimas experiências aos clientes, fazendo-os a “gastar” mais.
Outra recomendação é analisar o layout do motel para identificar melhorias quanto à escolha de venda de produtos dentro do quarto, explorando dicas visuais e seus pontos focais de atenção.
Nesse layout, uma ideia bastante interessante e que chama muito a atenção são as suítes instagramáveis, consideradas uma forte tendência dentro do setor moteleiro. Certamente o cliente vai querer viver essa experiência.
6. Upsell para aumentar o ticket médio
A regra básica para aumentar o ticket médio é fazer com que seu cliente compre mais serviços e produtos, oferecendo oportunidades de vendas cruzadas, upsell e pacotes.
Uma dica interessante é pensar em associações mentais que agrupam produtos que podem ser comprados juntos. Essa pode ser uma ótima maneira de ajudar os clientes a fazer compras por impulso.
Aqui, vale uma dica valiosa: quando seu cliente decide fazer uma compra, ele imediatamente fica mais propenso a aumentar o tamanho do ticket se ele tiver os itens certos à disposição.
7. Invista em marketing para seu motel
De nada adiantará colocar em prática todas as dicas apresentadas se o seu cliente não saber que você faz isso.
Por isso, invista em todas as estratégias de marketing possíveis, como redes sociais e um bom site, com ferramentas que te auxilie a divulgar seus serviços. Entenda: seu cliente não sabe o que quer, até você dizer que ele pode precisar disso!
Dica extra: Que tal economizar energia no seu motel?
Como você viu, muitas são as estratégias para aumentar o ticket médio do seu motel e consequentemente aumentar o faturamento.
Mas você sabia que há também a possibilidade de reduzir custos e aumentar o faturamento? Basta adotar estratégias para economizar energia elétrica.
Para isso, realize a manutenção do ar-condicionado, troque as lâmpadas por opções mais econômicas e automatize equipamentos com temporizadores e veja os custos com energia caírem de forma significativa.
Outra recomendação é ajustar a sua central de aquecimento da água com um sistema de aquecimento moderno, caso das bombas de calor.
Além de serem mais sustentáveis por utilizar energia limpa e renovável, o uso de bombas de calor garante uma grande economia com energia elétrica e gás. Por consequência, o faturamento do seu motel tende a crescer.
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