Sustentabilidade hospitalar: caminhos para uma gestão ambientalmente responsável
Diante do aumento da pressão da sociedade, a sustentabilidade se tornou um assunto amplamente discutido em diversas áreas, da indústria ao comércio. Dentro do setor da saúde não é diferente, com a sustentabilidade hospitalar estando cada vez mais em foco.
Os hospitais funcionam 24 horas por dia, 365 dias ao ano! Consequentemente, consomem altos níveis de volume de água e de energia, são também responsáveis pela geração de resíduos em grande quantidade.
É por essa razão que o desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade hospitalar tem se tornado tão necessárias, reduzindo impactos negativos e promovendo a saúde de pacientes, colaboradores e de todo o planeta.
Neste artigo, convidamos você a conhecer 4 caminhos para alcançar uma gestão ambientalmente mais responsável de hospitais. Confira!
Desafios e oportunidades da sustentabilidade hospitalar
Baseado na capacidade de uso consciente dos recursos naturais sem comprometer o bem-estar das gerações futuras, a sustentabilidade hospitalar representa a adoção de uma cultura de desenvolvimento verde dentro dessas instituições.
Porém, buscar medidas sustentáveis em hospitais também é um desafio bastante complexo, já que é preciso fornecer um serviço de qualidade aos pacientes, sem que isso cause impactos negativos às partes interessadas, maximizando o processo de geração de valor.
Ou seja, o grande desafio é implementar mudanças focadas em sustentabilidade dentro do ambiente hospitalar, mas sem que isso possa afetar a operação diária e o bom atendimento dos pacientes.
Mas, mesmo com esse desafio, há muitas práticas de sustentabilidade bastante eficientes para hospitais, com destaque para:
- Uso de fontes de captação de água alternativa;
- Possibilidade de reuso;
- Implementação de energia renovável;
- Práticas de reciclagem;
- Gerenciamento e tratamento de efluentes e outros resíduos de origem hospitalar.
Veja a seguir alguns detalhes dessas ações que levam sustentabilidade para hospitais.
4 estratégias para alcançar a sustentabilidade ambiental
Para tornar toda a operação mais sustentável, hospitais, sejam eles públicos ou privados, precisam estabelecer estratégias e práticas capazes de implementar ferramentas capazes de identificar, monitorar e corrigir ações que a afastam do padrão de organizações sustentáveis.
Confira abaixo 4 estratégias e ações de sustentabilidade em hospitais:
1. Gerenciamento de resíduos
Adotar práticas para aprimorar a gestão dos resíduos é uma das tarefas iniciais a serem aplicadas em hospitais.
Dessa forma, o grande volume de lixo gerado pelos diferentes setores do hospital requer uma atenção específica, com o descarte de resíduos hospitalares devendo ser realizado com bastante cautela, evitando possíveis contaminações.
Além disso, é imprescindível criar uma consciência coletiva entre todos os colaboradores sobre o impacto positivo do descarte correto.
É preciso também agir preventivamente na fonte do problema, criando estratégias e políticas que ajudem a reduzir o volume de resíduos gerados, em especial os que são mais nocivos ao meio ambiente e às pessoas.
Um exemplo neste caso são os exames radiológicos em filme, compostos por componentes químicos perigosos, (metanol, plástico, amônia, prata e bromo). Vale, inclusive, conscientizar os pacientes da importância do descarte adequado deste tipo de material.
Neste ponto, uma boa alternativa é a digitalização dos exames de imagem, que ajudam a diminuir a presença de tais itens no lixo, resultando em um sistema de radiologia mais eficiente e sustentável.
2. Eficiências energética
A arquitetura do edifício e a forma com que ele é alimentado energeticamente têm impacto direto na minimização do dano ambiental de um hospital. Neste caso, adequar o edifício às certificações de edifícios “verdes” é mais uma ótima estratégia.
Tais certificações enfatizam a excelência da gestão de energia e visam aliar o mínimo desperdício, com a redução do consumo e a captação de fontes sustentáveis e renováveis.
Nesta busca por eficiência, é também importante dar prioridade à aquisição de equipamentos e materiais que possam ser reciclados e que tenham baixo consumo de energia e/ou que possam ser reutilizados.
Outra excelente possibilidade do ponto de vista energético é o uso da solução de aquecimento de água para hospitais da Fasterm.
Essa é uma tecnologia que consiste na utilização de um sistema de bombas de calor (Heat Pumps), também conhecido como trocadores de calor, que absorvem o calor do ambiente e o transfere para a central de aquecimento de água, resultando em água de banho aquecida a 60◦ graus.
Com essa solução, a economia no aquecimento da água pode chegar a até 75%.
3. Uso racional de recursos hídricos
Buscar a eficiência hídrica é outra possibilidade que ajuda a tornar o hospital mais sustentável. Para isso, priorizar as manutenções é imprescindível, garantindo que todo o sistema hidráulico possa funcionar sem vazamentos.
O empreendimento deve também priorizar a captação de água de fontes alternativas e investir no reuso, na redução do consumo e do desperdício e no fornecimento de água potável.
A captação e armazenamento de água da chuva também é uma boa possibilidade, pois permitem seu aproveitamento para fins não potáveis, tais como lavagem de pisos, irrigação, paisagismo e sistemas de resfriamento.
Também há a possibilidade de reciclar a água dos sanitários.
4. Educação e conscientização
A busca pela sustentabilidade hospitalar depende da atuação dos líderes da organização.
Eles são responsáveis pelo gerenciamento estratégico dos recursos e na definição das diretrizes para prestação de serviços hospitalares de forma ética e com qualidade.
Dessa forma, é dever dos líderes desempenharem o papel como agentes de mudança, promovendo um clima institucional inovador e mais sustentável.
Eles devem priorizar a educação e a conscientização da equipe para atingir objetivos compartilhados e influenciar outros aspectos da organização, como o clima organizacional e as estratégias empregadas.
Por isso, a divulgação das iniciativas e dos objetivos que a instituição de saúde deseja alcançar são fundamentais para termos hospitais sustentáveis.
Coloque essas ações em prática dentro do seu hospital e continuamente promova uma gestão ambientalmente responsável, integrando práticas sustentáveis em todas as áreas operacionais do seu empreendimento. O meio ambiente agradece!
Saiba como ter uma gestão hospitalar eficiente e tenha bons resultados. Gestão hospitalar eficiente: manutenção, controle financeiro e redução de custos e saiba mais sobre o tema.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!