Recirculação de água quente: solução para economizar energia
Em edifícios que utilizam aquecedores a gás, a água quente demora alguns minutos até chegar aos pontos de consumo. A solução para esse problema passa pelo uso de um sistema de recirculação de água quente.
Essa é uma solução ecológica e econômica, que permite aos instaladores proporcionarem aos seus clientes poupanças significativas e conforto.
Para apresentar essa solução elaboramos este material. Nele, vamos explicar o que é o sistema de recirculação de água quente, como ele funciona e as vantagens do seu uso. Boa leitura!
Recirculação de água quente: o que é essa solução?
Quando utilizamos um sistema de aquecimento de água, sabemos o quanto é gostoso poder usufruir de um banho quente, com uma alta vazão e extremamente relaxante, principalmente depois de um longo dia de trabalho.
Mas há uma questão que costuma afetar essa experiência: A demora para a “água esquentar”.
Ao abrir o registro, temos que esperar que a água fria presente na tubulação saia antes da chegada da água quente. Neste meio tempo, a água que sai da tubulação acaba indo para o ralo sem uso, elevando o desperdício.
Nesses casos, a solução mais indicada é a instalação de um sistema de recirculação de água quente.
Basicamente, esse sistema pega toda essa água acumulada na tubulação entre o sistema de aquecimento e os pontos de consumo e devolve-a para o aquecedor, permitindo que ela seja reaquecida.
Partes componentes deste sistema
Para que a recirculação de água quente seja possível, o sistema é composto por, basicamente, três componentes:
- Controlador digital;
- Bomba de circulação;
- Sensor de temperatura.
Juntos, eles fazem com que a água parada na tubulação retorne para o aquecedor. Com isso, assim que o ponto de consumo é aberto, a água já estará aquecida. Logo, desperdícios são evitados e o usuário economiza tempo.
O controlador digital tem a função de configurar o sistema. Com ele é possível programar o acionamento ou desligamento da bomba e ainda obter informações sobre a temperatura da água.
A bomba de circulação, por sua vez, tem a função de fazer com que a água presente na tubulação retorne para o aquecedor.
Por fim, temos o sensor de temperatura. Este é um dispositivo que mede a temperatura da água na tubulação, mandando essa informação para o controlador digital.
Vale salientar que a instalação desse tipo de solução depende de um sistema de aquecimento central, como os aquecedores a gás, aquecedores solares ou boilers e também uma linha de retorno.
Em casos mais complexos, caso dos empreendimentos de grande porte e vários pontos de acesso, existe o uso do vaso de expansão. Ele é responsável pela absorção do excesso de pressão no sistema.
Tipos de acionamento deste sistema de recirculação de água
Como já destacado, o que o sistema de recirculação de água quente pega a água fria acumulada na tubulação e faz com que ela retorne até o sistema de aquecimento, aquecendo-a.
Porém, este é um sistema eletrônico. Logo, ele pode ser ajustado para que possa ser acionado de algumas formas, como: acionamento manual, acionamento pela temperatura e acionamento por horários.
Entenda a seguir uma breve explicação sobre cada um destes tipos!
- Acionamento manual: o sistema é ligado pelo usuário pouco antes da utilização da água quente. Basta apertar um botão;
- Acionamento pela temperatura: funciona com base na configuração de uma temperatura padrão. Quando o sensor de temperatura capta uma diferença de 5 graus, o sistema é acionado e a bomba é ligada. Já quando a temperatura atinge a temperatura máxima estabelecida, o sistema desliga;
- Acionamento programável por horários: é baseado na rotina do usuário, podendo ser configurado conforme a necessidade. Em determinados horários previamente programados o sistema é automaticamente acionado.
Dentre os três tipos, o acionamento por horário é o mais comum, já que só funcionará se o sensor de temperatura verificar que a temperatura da água na tubulação está baixa naquele horário.
Este terceiro tipo também permite várias programações que respeitem o dinamismo de uma família. Ele aceita programações para manhã, tarde, noite e até fins de semanas.
Vantagens do sistema de recirculação de água quente
Quando bem dimensionado e gerenciado, um sistema de recirculação de água proporciona uma série de benefícios, especialmente para hospitais, condomínios e hotéis ou no uso doméstico.
O primeiro destes benefícios é o maior conforto na hora do banho.
Com essa solução não será mais necessário esperar vários minutos para que a água esquente. Basta abrir o registro e usufruir! Tal benefício é ótimo para dias em que estamos com pressa ou quando está muito frio.
Outra vantagem, talvez a mais importante, é a grande economia de água que esse sistema proporciona. Desperdiçamos milhares de litros de água por ano e um dos motivos é o uso pessoal (chuveiros, duchas e torneiras).
Isso compromete o meio ambiente, contribuindo para a crise mundial de escassez de água. Também eleva os gastos com conta de água e energia.
Agora com o sistema de recirculação de água quente todo esse desperdício termina. A água estará sempre quente ao abrir o registro. É o fim de água e de dinheiro “descendo pelo ralo”.
Para finalizar, vale destacar que existem vários tipos de recirculadores de água quente. Eles vão se adequar às necessidades do usuário. Invista nisso e tenha banhos sempre quentes (sem precisar esperar!).
Quer saber mais? Então conheça a tecnologia das bombas de calor. Elas estão revolucionando o aquecimento de água.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!