Promoções para motel: como planejar?
Quem não gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Independentemente do segmento, as promoções são uma ótima estratégia para fidelizar e atrair clientes. No ramo moteleiro, as promoções também funcionam muito bem.
Com boas promoções, você, como gerente do estabelecimento, pode criar um novo diferencial para seu motel, trazendo cada vez mais visitantes e, consequentemente, aumentando seus resultados e lucratividade.
No entanto, o planejamento das promoções para motel exige alguns cuidados importantes, caso contrário, não surtirá o efeito desejado.
Para te ajudar, elaboramos este artigo. Nele, você irá conferir a importância das promoções, os tipos mais comuns e principalmente como planejar as melhores ações para seu motel.
Promoções: melhoram a experiência dos clientes
Em diferentes empreendimentos, uma forma extremamente eficiente de trazer melhores resultados para seu negócio é através de campanhas específicas.
No caso dos motéis, aproveitar as promoções é uma forma de impulsionar as visitas e a lucratividade.
Quando bem planejadas e executadas de forma eficiente, tais promoções são um investimento em marketing certo que garante vendas e novos clientes/hóspedes, principalmente neste segmento altamente competitivo.
Assim, por meio das ações certas, uma boa promoção permite:
- Atrair novos frequentadores;
- Fidelizar clientes;
- Aumentar a frequência de visitas;
- Elevar a receita do negócio;
- Oferecer mais vantagens ao consumidor;
- Destacar-se da concorrência;
- Apresentar novidades, como quartos temáticos ou custos promocionais
Ou seja, ser criativo nas promoções representa uma ótima estratégia para atingir os objetivos, pois oferecem uma vantagem a mais para que escolham o seu negócio.
Como criar boas promoções para o seu motel?
Entender quem é o frequentador do seu motel, suas necessidades, interesses, hábitos, entre outras características, é essencial para o sucesso das promoções de qualquer motel.
Neste sentido, é importante definir o público-alvo do seu motel, baseado nas informações sobre a classe social dos seus principais clientes e o poder aquisitivo desse tipo de consumidor.
Outro ponto importante para criar boas promoções é entender o comportamento de consumo dos frequentadores. Quais são as datas mais e menos movimentadas? Quais são as suítes mais e menos frequentadas?
Com base nessas informações, você pode criar promoções e oferecer descontos para aquelas suítes menos frequentadas ou para aqueles dias com menor movimento.
Ou seja, entender as “dores” do público-alvo do seu motel é essencial para que você descubra como criar estratégias e promoções que aumentem a satisfação dos clientes, assim como a atração e a retenção deles.
Mas, além de conhecer o perfil de clientes e criar ações para eles, é imprescindível também sair do óbvio e oferecer promoções para motel que sejam realmente exclusivas e se comportem como o diferencial que você precisava para fazer seu negócio decolar.
5 promoções para motel que funcionam muito bem
Ser criativo nas promoções para motel é essencial para conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já frequentam o estabelecimento. Mas há algumas promoções que, mesmo sendo comuns, funcionam muito bem.
Confira 5 ideias de promoções para motel que funcionam muito bem e garantem vantagens a seus clientes:
1. Planos de fidelidade
Mesmo comuns, os planos de fidelidade funcionam muito bem e trazem muitos benefícios, representando a garantia de retorno.
Esse tipo de promoção fortalece a reputação da marca, além de poder ser utilizada para captar informações estratégicas, facilitando novas estratégias.
O plano de fidelidade do seu motel pode conter descontos progressivos no valor da suíte, ou seja, a cada nova visita o hóspede ganha algum desconto. Outra opção é que a cada nova indicação o cliente também pode ganhar um brinde exclusivo.
2. Promoções para datas especiais, como aniversário de casamento
Outra forma de fidelizar o cliente é estar mais próximo dele durante suas datas importantes. O aniversário de casamento, por exemplo, é uma data fundamental para a vida de um casal.
Diante disso, oferecer promoções exclusivas, como descontos especiais, um drink na suíte, um upgrade na diária, entre outros, pode ser a chave para manter esse cliente perto do negócio nessa data tão importante.
3. Promoções sazonais
Assim como hotéis, os motéis têm dias mais “fracos”, com menos movimento. Conhecer esses períodos e criar promoções específicas pode ajudar o seu motel a lucrar nestes períodos.
Ofereça descontos especiais para os períodos de menor movimento e garanta não só os clientes para o ano todo, como a fidelização dos seus consumidores.
Aqui é importante divulgar essas promoções com antecedência. Com isso, seus clientes conseguem se preparar financeiramente para comprar o serviço.
4. Promoções para a melhor idade
Engana-se quem pensa que apenas os jovens frequentam motéis. A melhor idade também tem o direito de aproveitar bons momentos.
Portanto, crie descontos e promoções também para esse público. Foque em uma faixa etária (como acima de 50 ou 60 anos) e ofereça promoções específicas e benefícios para quem escolher seu negócio, tais como bebidas de cortesia ou, até mesmo, descontos no valor da pernoite.
5. Festas nas suítes
Outra prática que vem ganhando espaço nos motéis são as festas particulares realizadas nas suítes. Muitos frequentadores escolhem esses estabelecimentos para realizar festas, aniversários, despedidas de solteiro ou chás de lingerie, por exemplo.
Portanto, crie pacotes de acordo com o número de pessoas, oferecendo espaço e esforço para organizar uma festa perfeita para o seu cliente.
Além disso, é possível investir em pratos especiais para essas festas, assim como combos de bebida.
Muito cuidado com o planejamento e a execução das promoções
De fato, as promoções para motel são uma excelente oportunidade para fidelizar e captar clientes. No entanto, quando mal planejadas e executadas, essas promoções podem ter efeito inverso, separando o cliente do seu estabelecimento.
Para não passar por este problema, tanto o planejamento quanto a execução das promoções para motel merecem total atenção. Para não errar, vale seguir as seguintes dicas:
- Defina os objetivos da promoção: Você pretende aumentar as vendas? Atrair novos clientes? Fidelizar os antigos? Divulgar a marca, etc.;
- Escolha o tipo de promoção que mais se adequa ao seu público-alvo e ao seu período, como descontos, brindes, sorteios, pacotes especiais, etc.;
- Estabeleça muito bem quais são os critérios de participação, como período de validade, formas de pagamento, regras de uso, etc.;
- Crie uma identidade visual e um slogan para a promoção. Essa divulgação precisa ser atrativa e chamar a atenção dos clientes;
- Divulgue a promoção nos canais mais adequados, como redes sociais, site do motel, e-mail marketing, panfletos, outdoors, etc.
Além disso tudo, é muito importante monitorar os resultados da promoção: qual foi o número de vendas? Qual a taxa de conversão? O cliente ficou satisfeito com a experiência? O retorno sobre o investimento foi positivo?
Nesse monitoramento é também importante avaliar os pontos positivos e negativos da promoção realizada para fazer os ajustes necessários para as próximas ações.
Boas promoções dependem de uma boa gestão do seu motel
Por fim, vale salientar que as boas promoções do seu motel dependem, quase que exclusivamente, de uma boa gestão do negócio.
Tenha em mente que, mesmo que o seu motel seja incrível, se a gestão não for eficaz, seu negócio terá baixa lucratividade e nenhuma das promoções para motel alcançará efeitos positivos.
Quando você tem uma base sólida, as decisões tomadas serão baseadas em dados e informações confiáveis, consequentemente, a chance de acertar será muito maior.
O mesmo vale para a implementação de promoções para motel. Antes de planejá-las e executá-las, invista em uma eficiente gestão e aumente suas chances de melhorar a experiência do seu hóspede.
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