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6 tipos de inovações na modernização da infraestrutura de hotéis

5 de junho de 2024

Nos últimos anos, o setor hoteleiro vem se tornando cada dia mais tecnológico. O empreendimento que não se ajusta a essa realidade, investindo principalmente em modernização da infraestrutura, acaba sendo “engolido” pelo mercado.

No Brasil, muitos empreendimentos hoteleiros e moteleiros estão investindo cada vez mais em infraestruturas modernas e inovadoras, oferecendo serviços que atraem e fidelizam mais clientes.

Essa modernização torna-se necessária para empreendimentos que buscam uma melhor gestão hoteleira, garantindo uma experiência mais satisfatória ao cliente.

Confira nosso artigo e hoje para entender quais são os principais tipos de inovação que permitem a modernização da infraestrutura de hotéis e motéis. Boa leitura!

Modernização na hotelaria: por que é tão necessária?

A hotelaria e a motelaria são setores bastante complexos e muito dinâmicos. Isso exige dos gerentes o uso de habilidades multifacetadas, que dão a eles a capacidade de lidar com desafios diversos.

Estes profissionais devem estar preparados para enfrentar situações únicas e imprevisíveis que podem afetar toda a operação e a gestão destes estabelecimentos.

Alguns são os pontos que estimulam a inovação e modernização de hotéis e motéis. Veja:

Aumento da competitividade

Um dos maiores desafios de gestores é o aumento da competitividade. Durante a pandemia, o setor praticamente ficou estagnado, mas agora, novos empreendimentos surgem e o setor já está quase todo recuperado.

Porém, com essa recuperação, a competitividade também cresceu e, quem não se modernizar e se adequar ao cenário, certamente pode passar por sérios problemas.

Ineficiência operacional

A ineficiência operacional é também outro grande desafio que pode comprometer a gestão de hotéis e motéis.

Há diversos pontos que impactam a eficiência operacional destes empreendimentos, e que podem se tornar um problema se não forem corrigidos corretamente, como:

  • Tecnologia desatualizada;
  • Processos manuais excessivos;
  • Falhas na comunicação interna associada ao treinamento ineficiente;
  • Falta de controle do inventário de estoque;
  • Má reputação do hotel e avaliações negativas;
  • Falta de padronização dos processos;
  • Dificuldade na adaptação às mudanças do mercado;
  • Falhas na análise de dados e relatórios e gestão financeira ineficiente.

Novamente, a solução destes muitos problemas depende, necessariamente de processos mais modernos, inovadores e eficientes.

Dificuldade em atender às expectativas dos hóspedes

Oferecer um bom atendimento é uma prioridade dentro da gestão hoteleira. Porém, muitos gestores não olham com atenção para todas as etapas da jornada do hóspede, desde a atração até o momento após a estadia.

Consequentemente, o status final de “hóspede não satisfeito” pode crescer. Isso exige a adoção de medidas específicas para atrair e fidelizar mais clientes. Muitas delas, podem passar pela modernização da infraestrutura, que é muito considerada pelos clientes.

Benefícios da modernização da infraestrutura hoteleira

Seja em um hotel ou motel, a modernização da infraestrutura de uma instituição exige o investimento em muitas tecnologias. A todo momento, novas ferramentas são desenvolvidas para aprimorar, sistemas e ambientes.

Quando investe em modernização da infraestrutura, a gestão hoteleira terá como principais benefícios:

Integração

Possuir uma maior integração é uma grande necessidade atual, e sua falta pode atrasar várias demandas. Para resolver esse desafio, a adoção de um software de gestão é uma boa opção para tomar decisões e elaborar estratégias mais assertivas.

Armazenamento

O volume de informações que hotéis precisam coletar e armazenar é crescente. Por isso, para segmentar esses dados e transformá-los em indicadores de estratégias de mercado, muitos empreendimentos têm modernizado a sua infraestrutura tecnológica.

Proximidade com o cliente

Investir na modernização de infraestrutura facilita a aproximação do hotel/motel com o seu público-alvo.

Com esse tipo de inovação, hotéis passam a contar com inúmeros recursos baseados no conceito Big Data, que rastreia, por exemplo, os hábitos de hóspedes.

Com essas informações em mãos, será possível criar serviços que capazes de fidelizar os seus clientes.

>>> Saiba mais: 5 tecnologias para motel que estão revolucionando o setor

6 inovações que garantem uma infraestrutura adequada para o seu hotel

Possuir diferenciais competitivos vem se tornando uma prioridade na gestão hoteleira. Ao adotar características diferenciadas, os resultados serão mais efetivos, aumentando a lucratividade e fidelizando mais pessoas com o seu negócio.

Nesse cenário, confira 6 pontos de inovação em infraestrutura hoteleira que se destacam:

1. Tecnologia hoteleira que facilita o Check-In e Check-Out

Todo viajante que chega ao hotel quer, com apenas alguns toques em um aplicativo em seu smartphone, realizar o check-in de forma rápida e descomplicada.

Graças às inovações tecnológicas, muitos hotéis já oferecem essa conveniência de gestão de reservas. Antes mesmo de chegarem ao estabelecimento, os viajantes podem preencher seus dados e preferências, agilizando todo o processo na recepção.

Há também os quiosques de autoatendimento. Neles, os hóspedes podem, literalmente, pegar as rédeas do check-in, escolher seu andar e até mesmo visualizar o layout do hotel para selecionar o quarto ideal.

Essa experiência interativa, que combina modernidade, inovação e praticidade, encanta os hóspedes e cria uma sensação acolhedora desde o primeiro momento.

2. Chaves digitais e controle de acessos

A tecnologia também vem revolucionando a forma com que os hóspedes acessam seus quartos. As tradicionais chaves físicas deram lugar a chaves digitais, que podem ser facilmente acessadas através de aplicativos, cartões de acesso especiais e até biometria.

3. Personalização da estadia

Uma das grandes vantagens da tecnologia na hotelaria é a personalização da experiência do hóspede.

Por meio da análise de dados, os hotéis podem coletar informações sobre as preferências individuais de cada hóspede, desde suas escolhas gastronômicas até suas atividades de lazer favoritas.

Por meio destes dados é possível oferecer serviços personalizados que vão surpreender. Imagine receber o hóspede com sua bebida preferida logo na chegada ou encontrar uma carta de boas-vindas personalizada no quarto.

Essas pequenas atenções tornam a estadia única e criam memórias afetivas que fidelizam os hóspedes e os fazem voltar sempre.

4. Automação de processos internos

Nos bastidores, a tecnologia hoteleira também vem revolucionando a gestão operacional destes empreendimentos.

Sistemas automatizados de reserva e gerenciamento de inventário garantem que os quartos estejam sempre bem alocados e minimizam o risco de overbooking. Também há inovações que ajudam os hotéis a ajustarem suas tarifas segundo a demanda e a sazonalidade, otimizando a receita e a ocupação.

5. Automação das operações

A automação se baseia na aplicação de tecnologias como IoT, Inteligência Artificial e demais tipos de sistemas automatizados que ajudam a melhorar a experiência do hóspede e também a eficiência operacional.

Entre as possibilidades de automação se destacam:

  • Controles inteligentes em quartos, com ajuste de temperatura, iluminação, cortinas, som ambiente e TVs inteligentes controlados por voz ou app;
  • Automatização de pedidos e pagamentos de serviço de quarto com máquinas de venda automática;
  • Personalização do serviço de quarto, com o uso de sistemas que permitem aos hóspedes fazerem um upgrade de serviços no quarto.

6. Bombas de calor

Outra modernização da infraestrutura do setor hoteleiro ou moteleiro está associada ao investimento em modernas bombas de calor, usadas para o aquecimento da água de banho de quartos em hotéis ou motéis.

Essas bombas têm a capacidade de aliar economia com menor consumo de energia elétrica, pois aquecem a água através da absorção e transmissão de calor retirado do ar (fazendo a função inversa à de um ar-condicionado) aquecendo a água do boiler até 60 °C.

Neste contexto, a tecnologia utilizada pela FASTERM permite que a água seja aquecida com economia de até 75% se comparado a outros sistemas.

Além da economia, essa é uma inovação também ecológica, já que utiliza equipamentos alimentados por fontes de energia limpa e renovável, que não emitem CO₂, fumaça ou quaisquer tipos de materiais particulados.

Por fim, é importante destacar que a modernização da infraestrutura hoteleira deve estar sempre associada com uma gestão hoteleira eficiente, que garante uma experiência do hóspede mais satisfatória.

Se você quiser saber mais sobre a relação entre modernização e gestão hoteleira, confira este guia. Nele, você irá entender várias dicas para fidelizar clientes, garantindo uma experiência única a eles.

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por FastermCategoria: Dicas para Hotéis, Dicas para Motéis 0 Comentários

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