Melhores práticas de gestão de custos em motéis: foco em eficiência energética
Assim como em outros setores econômicos, manter a eficácia da gestão de custos em motéis está longe de ser uma tarefa simples. Afinal, isso requer não apenas um planejamento detalhado sobre os gastos do estabelecimento, como também investimentos fundamentais no intuito de reduzir desperdícios e tornar o negócio mais eficiente.
Em outras palavras, a aplicação de boas práticas de gestão de custos ajuda a garantir a estabilidade financeira do estabelecimento, e mais do que isso, também contribui para a criação de um ambiente confortável e atraente para os clientes.
Por isso, neste post vamos explorar algumas dicas indispensáveis hoje de gestão de custos em motéis, focando principalmente em aspectos importantes, como eficiência energética, tecnologias específicas, sustentabilidade e como todas essas práticas podem ser implementadas no dia a dia.
Boa leitura!
O que é Gestão de Custos?
De maneira geral, podemos explicar a gestão de custos como um processo completo de planejamento e controle dos orçamentos de uma organização. Logo, no contexto de um motel, isso pode envolver, por exemplo, o controle de todas as despesas necessárias para manter o estabelecimento funcionando, desde salários dos funcionários até contas de energia elétrica.
Assim, a gestão de custos abrange tanto despesas fixas (como aluguel e salários) quanto despesas variáveis (como manutenção e utilidades). Mas não só isso!
Afinal, hoje, além do controle de custos e gastos, esse tipo de abordagem também pode – e deve – considerar outros aspectos, como a eficiência energética, práticas de sustentabilidade, investimentos em novas tecnologias e em soluções de otimização e melhoria operacional.
Qual a importância da Gestão de Custos em motéis?
A gestão de custos em um motel é vital para assegurar a operação eficiente do estabelecimento. Afinal, ela permite prever riscos, evitar perdas financeiras e garantir que o motel continue a oferecer serviços de alta qualidade.
Aliás, uma boa gestão de custos pode influenciar diretamente na qualidade dos serviços do motel, em sua infraestrutura e na satisfação final dos hóspedes.
Afinal, com o gerenciamento eficaz, redução de gastos e desperdícios, e controle apurado sobre as contas, a tendência é de melhorias contínuas e mais eficiência financeira para manter em dias as boas condições do estabelecimento.
Fora a questão da manutenção contínua dos serviços e da infraestrutura do motel, a gestão de custos pode contribuir significativamente para novos investimentos, que podem ser fundamentais para o crescimento do negócio.
Quais os principais objetivo da Gestão de Custos em motéis?
Os objetivos da gestão de custos em um motel são diversos, mas todos visam garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio.
Por isso, podemos destacar a seguir algumas metas comuns que o estabelecimento pode estipular com esse tipo de estratégia:
1. Planejamento do gerenciamento de custos
Esta etapa envolve a definição das estratégias e políticas para a gestão de custos do motel, estabelecendo objetivos claros e identificando as ferramentas necessárias para monitorar e controlar os custos.
2. Estimativa de custos
Nesta fase, os gestores devem calcular os custos previstos para todas as atividades e operações do motel, considerando tanto as despesas fixas quanto as variáveis.
Por exemplo, em períodos de alta, como Dia dos Namorados, quanto de aumento previsto há no consumo de energia, de água, de gás, entre outros.
3. Definição do orçamento
Com base nas estimativas de custos, é necessário elaborar um orçamento detalhado, que servirá como um guia financeiro para todas as operações do motel.
4. Monitoramento dos custos
O acompanhamento contínuo dos custos é essencial para garantir que o motel esteja operando dentro do orçamento estabelecido. Isso envolve a análise regular das despesas e a implementação de ajustes quando necessário.
5. Estudos de medidas e ações de redução de custos
Implementar medidas de controle e buscar continuamente maneiras de reduzir custos sem comprometer a qualidade dos serviços oferecidos.
Por exemplo, com todos os custos em mãos sobre o consumo de energia do motel, estude alternativas e investimentos que possam melhorar esse cenário, como implementação de novas tecnologias, equipamentos e mudanças de práticas.
Qual a relação entre Gestão de Custos e eficiência energética em motéis?
Aproveitando o gancho do último tópico, a eficiência energética é uma das áreas mais significativas onde os motéis podem reduzir custos operacionais.
E para exemplificar melhor como isso é possível, separamos a seguir algumas dicas práticas essenciais:
Invista em manutenções preventivas
Motéis são estabelecimentos de grande fluxo de pessoas e, portanto, sistemas essenciais como eletricidade e hidráulica, costumam ter um uso relevante no dia a dia.
Logo, a possibilidade de falhas, desgastes e redução da vida útil de alguns equipamentos é uma realidade a ser encarada pela gestão.
Como dica, invista em serviços de manutenção predial e em ações preventivas, como inspeções regulares desses sistemas, troca de filtro dos ares condicionados, limpezas de caixas d’água, etc.
Otimize o custo com a iluminação
Hoje não faltam soluções inteligentes para reduzir custos com a iluminação de motéis e hotéis.
Como exemplo prático, podemos destacar a substituição de lâmpadas convencionais por led, da implementação de sensores de presença e até mesmo da instalação de luminárias solares ou de painéis, especialmente em locais de baixo movimento de pessoas e que não precisam de uma iluminação constante.
Automatize as Atividades
Automatizar processos, como sistemas de reservas e controle de energia, pode reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência. Sistemas automatizados podem ajustar o consumo de energia com base na ocupação, evitando desperdícios.
Opte por aquecedores de água eficientes
Tem certas comodidades que não se podem abrir mão em um motel, como a qualidade do banho, por exemplo.
No entanto, o aquecimento de água pode parecer uma “pedra no sapato” para muitos gestores que buscam reduzir custos. Por outro lado, a notícia boa é que, hoje, há soluções extremamente viáveis e eficientes que permitem um aquecimento perfeito, e o melhor, com uma redução drástica no consumo de energia elétrica.
É o caso do uso de bombas de calor, que aquecem a água através da absorção e transmissão de calor retirado do próprio ar. Para se ter uma ideia, esse tipo de tecnologia consegue economizar até 75% nas contas de luz de um estabelecimento.
Não seria nada mal uma economia dessas no final do mês, não é mesmo?
Enfim, essas são algumas dicas e alternativas práticas para otimizar a gestão de custos em motéis e como esse tipo de estratégia não deve apenas se limitar ao controle e a redução de gastos, mas também pode considerar investimentos em soluções modernas e eficazes.
E se você quer saber mais e conferir muitas outras dicas práticas para a gestão de seu motel, não deixe de conferir e baixar nosso guia completo para gestores na motelaria.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!