7 dicas para atrair mais eventos em hotéis
A realização de eventos em hotéis representa uma fatia significativa para este segmento de mercado, impulsionando a receita e a ocupação, especialmente em períodos de baixa temporada.
Mas, para entrar neste mercado é essencial investir em ações que atraiam mais eventos aos hotéis. Tais medidas podem gerar um impacto financeiro extremamente positivo, além de fortalecer a marca e atrair novos clientes.
Neste artigo, você encontrará as melhores dicas para transformar seu hotel em um destino de referência para eventos, desde a infraestrutura ideal até as estratégias de marketing mais eficazes. Acompanhe!
Por que investir no mercado de eventos em hotéis?
A demanda por espaços para eventos corporativos e sociais está em constante crescimento no Brasil.
Conforme levantamento da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), o setor:
- Gera 291,1 bilhões de faturamento anual;
- Tem cerca de 77 mil empresas atuantes;
- Emprega 93 mil profissionais em empregos formais.
Os organizadores buscam locais que ofereçam infraestrutura completa e serviços de qualidade. As pessoas físicas, por sua vez, procuram ambientes sofisticados e convenientes para celebrações especiais.
Logo, investir nesse mercado é uma excelente oportunidade para o setor hoteleiro, especialmente por trazer diversos benefícios para o hotel, que apresentaremos ainda neste artigo.
7 dicas para atrair mais eventos em hotéis
Para a captação de eventos, é fundamental que o hotel seja proativo e invista em estratégias eficazes de modernização. Elas devem focar na oferta de uma experiência completa aos organizadores e participantes.
Confira algumas das melhores dicas:
1. Invista em uma infraestrutura adequada e flexível
Os organizadores de eventos buscam espaços amplos, versáteis e flexíveis. Também priorizam equipamentos audiovisuais modernos e internet de alta velocidade.
Logo, é interessante ter um salão que possa ser facilmente configurado tanto para uma conferência de grandes proporções quanto para um pequeno workshop ou casamento.
Além disso, ter uma infraestrutura adaptada para a acessibilidade de PCDs, com banheiros, rampas e elevadores, é imprescindível.
Veja também: Vale a pena investir em bomba de calor para hotel?
2. Ofereça serviços diferenciados
Tenha a capacidade de criar menus personalizados para cada tipo de evento, com opções para diferentes restrições alimentares e preferências do público.
Ofereça também serviços de coffee break, almoço, jantar e coquetel com alta qualidade e apresentação impecável. Para isso, tenha uma equipe de chefs e garçons experientes e atenciosos.
Outra possibilidade é oferecer serviços de concierge para auxiliar os participantes com reservas de transporte, passeios e outras necessidades.
3. Aposte no marketing digital e estratégias de divulgação
Para chamar a atenção de organizadores de eventos, é essencial investir em marketing digital. Ou seja, seja assertivo na criação de anúncios em redes sociais, como LinkedIn, Instagram e Facebook, para alcançar diferentes públicos-alvo.
Uma ideia interessante é adotar os anúncios direcionados. No LinkedIn, foque em promover seu hotel para o meio corporativo, promovendo o espaço para conferências e reuniões profissionais.
No Facebook e Instagram, destaque fotos do hotel e depoimentos de empresas satisfeitas que já realizaram eventos nas dependências.
4. Integre soluções sustentáveis
A crescente preocupação com o meio ambiente faz com que as soluções sustentáveis sejam um diferencial importante para atrair eventos em hotéis.
Por isso, adote práticas eco-friendly e obtenha certificações de sustentabilidade reconhecidas pelo mercado, como o LEED ou o ISO 14001.
E não se esqueça, divulgue as práticas sustentáveis do hotel em seus materiais de marketing e comunicação.
5. Implemente um programa de fidelidade para organizadores
Ofereça benefícios exclusivos para organizadores que realizam eventos recorrentes no hotel.
Você pode pensar em descontos especiais para organizadores que realizam ações recorrentes, além de upgrades de serviços e cortesias exclusivas.
6. Ofereça serviços de consultoria para planejamento de eventos
Busque auxiliar os organizadores em todas as etapas, desde o planejamento até a execução.
Disponibilize um consultor de eventos para auxiliar os organizadores em todas as etapas do planejamento, desde a organização do espaço até a definição do cardápio e questões tecnológicas.
Ofereça também ferramentas e recursos online para facilitar o planejamento de todo o evento.
7. Estabeleça parcerias estratégicas
Outra estratégia para ter mais eventos em hotéis é estabelecer conexões com organizadores, decoradores, bufês e outros fornecedores locais.
Ao trabalharem juntos, vocês podem criar um sistema de indicações mútuas, posicionando seu hotel como o local ideal.
Além disso, considere parcerias com empresas de impressão e distribuição de material promocional, como panfletos e convites para eventos. Essas empresas atendem diversos organizadores e podem ajudar a divulgar seu espaço para um público qualificado.
Ofereça seus serviços com desconto para a realização de eventos no hotel. Em troca, a empresa promove seu espaço em suas redes sociais e eventos externos, destacando seu hotel como um local perfeito para casamentos.
Por que ter um hotel preparado para receber eventos?
Um hotel que investe em infraestrutura e serviços diferenciados para o recebimento de eventos colhe diversos benefícios:
- Maior receita gerada e ocupação durante todo o ano: a captação de eventos ajuda a manter a taxa de ocupação do hotel em alta, mesmo em períodos de baixa temporada;
- Fidelização de clientes corporativos e sociais:a oferta de serviços de qualidade e a atenção aos detalhes resultam no sucesso. Logo, fidelizam os clientes, que tendem a voltar a realizar outras atividades no hotel;
- Aumento da visibilidade: a realização de feiras e congressos atrai um público diversificado para o ambiente do hotel, aumentando a visibilidade da marca;
- Consolidação da marca como referência no mercado: um hotel que se destaca na realização de eventos se torna referência no mercado, atraindo novos clientes e oportunidades de negócio.
E então? Você está preparado para receber eventos no seu hotel?
Investir no segmento de eventos em hotéis é uma estratégia inteligente para aumentar a receita, fortalecer a marca e atrair novos clientes.
Ao seguir as dicas apresentadas neste artigo, você poderá transformar seu estabelecimento em um destino de referência, oferecendo experiências memoráveis aos organizadores e participantes.
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