como calcular o valor da diária do seu hotel

Como calcular a diária de hotel: Confira 7 dicas

Um estudo publicado na Revista da USP trouxe um dado interessante que explica como calcular a diária de hotel. A pesquisa fez um levantamento com 147 hotéis localizados no Nordeste brasileiro e concluiu que 81,6% deles não avaliam a rentabilidade individual obtida com os seus clientes.

Esse dado mostra que muitos estabelecimentos de hospedagem não têm um controle sobre os valores cobrados pelas diárias. No entanto, é isso que mostra se há lucratividade ou não.

O problema é que, em muitos casos, os proprietários ou gerentes dos estabelecimentos não sabem como calcular a diária de hotel. Pensando nisso, reunimos algumas dicas sobre o assunto. Confira!

Veja agora nossas dicas para saber como calcular a diária de hotel

Acompanhe, a seguir, as principais dicas para que o cálculo do valor da diária de hotel seja feito da maneira correta.

1. Descubra os custos fixos e variáveis do estabelecimento

Primeiramente, é preciso que você entenda quais são os custos fixos e variáveis que o seu hotel tem.

As despesas fixas são aquelas pagas todos os meses, como os salários dos funcionários e as contas de consumo (água, energia, internet, telefone etc).

Já as despesas variáveis são as que ocorrem eventualmente, como uma reforma ou manutenção em uma área comum do hotel.

Compreender quais são os custos fixos e variáveis ajuda no cálculo da diária do hotel, tendo em vista que você terá uma média de quanto precisa ganhar mensalmente para que o estabelecimento dê lucro.

2. Considere o perfil do hotel

Ao calcular a diária de hotel, também é preciso considerar o perfil do seu estabelecimento. Existem locais que são de passagem, para atender a viajantes que buscam repouso durante a noite, por exemplo.

No entanto, também há hotéis mais luxuosos, que contam com piscina, academia, salão de beleza, farto café da manhã e outros diferenciais. Obviamente, quanto mais recursos o empreendimento oferece, mais cara pode ser a diária.

Por isso, considere o perfil do seu hotel e cobre um valor de diária condizente com a infraestrutura que ele disponibiliza.

3. Conheça o perfil dos hóspedes

O perfil dos hóspedes também precisa ser avaliado para calcular a diária de hotel. Pessoas que viajam a trabalho, como representantes comerciais que estão a cada dia em uma cidade diferente, buscam pelo menor preço.

Entretanto, pessoas que viajam a passeio ou nas férias não se importam em pagar mais por diferenciais. Por isso, analise qual é o perfil da maior parte dos seus hóspedes e, assim, formule os preços de maneira adequada.

4. Analise a concorrência para entender o mercado e saber como calcular a diária de hotel

Fazer uma pesquisa de quanto a concorrência cobra pela diária do hotel também é uma boa alternativa para criar o preço do seu estabelecimento. Porém, lembre-se sempre de pesquisar aqueles que realmente são os seus concorrentes.

Se você tem um hotel intermediário, não concorre com um estabelecimento de luxo, mas sim com os que têm o mesmo padrão que o seu.

5. Aplique fórmulas para calcular a diária de hotel

Existem algumas fórmulas que são muito utilizadas na área da hotelaria para determinar preços. Uma delas é a por apuração de custos.

O cálculo é o seguinte:

Total de custos e despesas

____________________________________________________

(365*Taxa de ocupação)*quantidade de unidades habitacionais)

Ao aplicar essa fórmula, você terá um valor aproximado que, juntamente aos outros fatores que citamos, poderá auxiliar na determinação do preço da diária.

6. Respeite os períodos de baixa e alta temporada

Ao fazer o cálculo da diária de hotel, é importante que se respeite os períodos de baixa e alta temporada. Um estabelecimento localizado na praia, por exemplo, pode cobrar preços mais altos no verão e mais baixos nas outras estações do ano.

Essa é, inclusive, uma forma de atrair hóspedes também fora do período de férias. As promoções podem dar um up no negócio nas épocas de menor movimento.

7. Pense no tempo de permanência do hóspede

Quando um hóspede solicita orçamento, verifique o tempo de permanência dele no hotel. Se alguém vai passar uma semana hospedado, pode pagar menos por dia do que uma pessoa que ficará apenas um dia em suas acomodações.

Oferecer descontos progressivos, de acordo com o tempo de permanência do hóspede, pode ser, inclusive, uma vantagem competitiva para o seu hotel.

Siga as nossas dicas para calcular uma diária de hotel que seja justa para os seus clientes e traga um bom resultado para o seu negócio!

Também acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do setor hoteleiro. Estamos no LinkedIn e no Facebook.

2 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.