Calendário 2025 para hotéis: feriados prolongados anima setor de turismo
Se você é gestor no ramo, provavelmente já pesquisou sobre o calendário 2025 para hotéis e viu que o ano está um tanto quanto generoso em relação aos feriados prolongados e que promete ser um período promissor para todo o setor de turismo.
Ao todo, teremos nove datas importantes que caem em dias de semana e que devem fomentar os planos de viagens de muitos brasileiros.
Por isso, a hora de se planejar é agora e definir as melhores estratégias para atrair seus hóspedes ao longo dos principais feriados de 2025.
Confira as dicas e boa leitura!
Oportunidades do calendário de 2025 para hotéis e todo o setor de hotelaria
Os feriados prolongados sempre tiveram um impacto significativo na movimentação de turistas e na ocupação de hotéis, principalmente porque estimulam o planejamento de viagens de lazer e, mais recentemente, o aumento do chamado bleisure (que combina negócios e lazer).
E como bem destacamos, em 2025 o calendário no Brasil contará com nove feriados nacionais caindo em dias úteis, facilitando emendas com finais de semana e criando um ambiente perfeito para todo tipo de viagem.
Na prática, essas datas devem gerar picos de demanda nos destinos turísticos, criando assim oportunidades não apenas para hotéis, mas também para restaurantes, agências de turismo e atrativos locais.
O desafio, como sempre, é estar preparado para captar essa demanda com estratégias assertivas, infraestrutura de qualidade e experiências que encantem os hóspedes.
Confira o calendário 2025 para hotéis
Antes de entrarmos na questão das dicas e estratégias, vamos listar para você aqui as principais datas e feriados importantes no calendário 2025 para hotéis e já aproveitar para marcar na agenda.
Confira:
- 1º de janeiro (quarta-feira) – Ano Novo
- 3 e 4 de março (segunda e terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo)
- 18 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa
- 21 de abril (segunda-feira) – Tiradentes
- 1º de maio (quinta-feira) – Dia do Trabalhador
- 19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo)
- 20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal
O comportamento do consumidor e as tendências para 2025 no turismo
Algumas mudanças no comportamento do consumidor do turismo nacional são contínuas e, portanto, os gestores hoteleiros precisam sempre estar atentos para se adequarem às necessidades e também conseguir oferecer experiências mais compatíveis a essas “novas realidades”.
E para exemplificar melhor isso, separamos a seguir algumas dessas tendências no turismo:
1. Viagens curtas e regionais
Os brasileiros têm mostrado uma preferência crescente por viagens de curta distância durante feriados prolongados.
Na prática, esse comportamento reflete a busca por economia de tempo e dinheiro, além do desejo de explorar destinos próximos e menos conhecidos.
2. Experiência bleisure em alta
Com o aumento da flexibilidade de modelos de trabalho, os viajantes estão cada vez mais interessados em combinar suas demandas profissionais e viagens.
Por isso, a infraestrutura para trabalho remoto, como espaços de coworking, pequenos escritórios adaptados no quarto ou no edifício, além de serviços de alta conectividade, tem se tornado um diferencial importante para hotéis.
3. Planejamento com antecedência
Com a popularização de plataformas de reserva e promoções antecipadas, os turistas também estão planejando suas viagens com maior antecedência, especialmente para feriados concorridos.
E como o calendário 2025 para hotéis é repleto de feriados prolongados, isso aumenta a necessidade de hotéis oferecerem pacotes competitivos e flexíveis.
Como os hotéis podem aproveitar ao máximo os feriados de 2025?
Sabendo agora quais são as principais datas e oportunidades do calendário 2025 para hotéis, é hora de transformar o potencial dos feriados prolongados em estratégias bm estruturadas.
E aqui estão algumas sugestões valiosas:
1. Otimize seu revenue management (RM)
O calendário de reservas deve estar sempre ajustados com tarifas baseadas na demanda esperada. Ou seja, períodos de alta demanda exigem preços competitivos, porém mais lucrativos.
Para isso, analise os dados históricos de ocupação e busque prever comportamentos para maximizar a receita de seu hotel nesses períodos de pico.
2. Planeje campanhas promocionais mais direcionadas
Crie promoções segmentadas para diferentes perfis de viajantes: famílias, casais ou grupos de amigos.
Certas datas do calendário facilitam isso, como natal, carnaval, dias religiosos, entre outros.
Com isso, você pode oferecer pacotes que incluam serviços diferenciados, como jantares temáticos, passeios exclusivos e serviços direcionados.
3. Incentive reservas antecipadas
Conseguir prever a demanda de reservas é sempre o melhor dos mundos! Mas para isso, algumas estratégias e ações podem se tornar fundamentais.
Como dica, promova descontos para reservas feitas com antecedência e ofereça condições flexíveis de cancelamento para tentar atrair mais hóspedes.
4. Invista em parcerias estratégicas
Trabalhe em conjunto com agências de turismo locais, guias e transportadoras para criar experiências integradas.
Capte também parceirias próximas e explore colaborações com restaurantes e atrações turísticas para aumentar o valor agregado dos pacotes.
Além disso, invista em estratégias digitais, como criação de conteúdos com influenciadores da cidade e perfis nas redes que possam trazer divulgação e vantagens competitivas a seu hotel.
5. Aposte no bleisure
Como bem destacamos, o bleisure é uma tendência forte no turismo nacional e internacional nos últimos anos e, portanto, deve ser considerado em suas estratégias.
Como dica, adapte a sua infraestrutura para o trabalho remoto, como Wi-Fi de alta velocidade, salas de reunião e ambientes tranquilos, sejam eles no próprio quarto, ou no ambiente coletivo do hotel.
Além disso, muitas plataformas de reservas hoje já oferecem condições especiais para profissionais em viagem e acabam indicando hotéis mais adaptados a estes perfis, o que aumentam as oportunidades de captação de hóspedes.
6. Apostes em conteúdos de qualidade
Por fim, investir em conteúdos de qualidade em seus canais digitais é sempre uma ferramenta importante para atrais hóspedes e garantir um calendário de reservas mais preenchido ao longo do ano.
E para isso, tente não focar exclusivamente nos serviços e fotos de seu hotel, mas também nas experiências e diferenciais que ele pode proporcionar na prática.
Em resumo, o calendário 2025 para hotéis já demonstra um período promissor para todo o setor turísmo neste ano e deve aquecer a economia com mais movimentação de turistas e taxas altas de ocupação de quartos em todo o país.
Mas como bem destacamos, é preciso se planejar e criar estratégias assertivas para garantir o sucesso de suas reservas.
E se você gostou e quer mais dicas para o seu hotel, não deixe de acompanhar o blog da Fasterm. Até a próxima!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!