Black Friday na hotelaria: saiba como utilizar a data com sabedoria
Sim! Aproveitar a Black Friday na hotelaria é uma estratégia totalmente viável e, inclusive, já tem bons exemplos sendo praticados no Brasil afora nos últimos anos, com excelentes resultados para os estabelecimentos e, claro, com muitas vantagens para os hóspedes.
Por outro lado, é preciso ter cautela e planejamento ao elaborar suas promoções, em especial, para evitar riscos ao orçamento e até mesmo atrapalhar o andamento de sua gestão.
Sendo assim, nós preparamos um post exclusivo hoje, justamente para trazer boas ideias sobre como aproveitar as oportunidades da Black Friday em seu hotel e também fugir de erros comuns e apostas arriscadas.
Quer saber tudo isso e se inspirar com nossas dicas? Então, boa leitura!
Afinal, quando é e por que investir na Black Friday da hotelaria?
Originalmente, a Black Friday é marcada para a última sexta-feira de novembro, mas como bem sabemos, a data já se expandiu para praticamente o mês inteiro em alguns setores da economia.
Sendo assim, na hotelaria não seria muito diferente e, portanto, se você achar válido investir nessa estratégia além de sua data original, não teria problema e nem soaria estranho.
O fato é que este período é conhecido por grandes promoções e ofertas, especialmente no Varejo, que ano após ano, bate recordes nos volumes de vendas, reforçando a importância do marketing comercial criado para esse momento.
No entanto, falar em Black Friday na hotelaria ainda pode soar como uma novidade para muitos gestores e até mesmo suscitar dúvidas sobre como elaborar uma boa campanha para tal setor.
Porém, para se ter uma ideia, uma pesquisa de 2020 mostra que, entre todos os setores econômicos do país que apostam nas oportunidades da Black Friday, foi justamente o de turismo que mais faturou às vésperas da data neste ano, com um crescimento de mais de 55% em relação a 2019.
Ou seja, é um momento fundamental para investir em estratégias e atrair mais clientes para o seu estabelecimento.
Mas como usar a Black Friday em seu hotel?
Certamente essa é a questão mais essencial para quem busca investir na Black Friday na hotelaria. Afinal, como aproveitar as oportunidades exclusivas deste período em um setor basicamente focado em serviços?
E para a ajudar a inspirar você e seu estabelecimento, nós separamos algumas ideias práticas a seguir. Confira!
Desconto de x% na reserva
O valor da hospedagem é, sem dúvidas, a principal ferramenta a ser usada em sua campanha para a Black Friday no hotel.
Afinal, estamos falando também do principal ponto de interesse dos hóspedes ao receber uma proposta ou oferta nesse setor. Sendo assim, a primeira dica de ideia se refere, justamente, a promoção especial de diárias no estabelecimento e por um tempo determinado para a reserva.
Então, por exemplo, é possível oferece um percentual de desconto no valor total das diárias, exclusivamente para quem reservar na semana específica da promoção.
Diárias gratuitas com o mínimo de dias
Outra ideia de promoção para a Black Friday na hotelaria se refere à oferta de diárias gratuitas, com a condição de uma reserva específica e com o mínimo de dias estipulado.
Por exemplo, uma diária grátis para quem reservar no dia da promoção e por, pelo menos, um final de semana no hotel.
Esse tipo de promoção é válido, pois facilita no cálculo de seu orçamento e evita prejuízos, tendo em vista que você já estima minimamente quanto poderá ganhar em uma venda, mesmo abrindo mão de uma diária.
Desconto para convidados
Oferecer um desconto especial para convidados do hóspede também é uma ideia viável para a Black Friday na hotelaria, também podendo ser bem vantajosa em casos de motéis.
Na prática, o intuito é proporcionar facilidades e benefícios para uma segunda ou mais pessoas e, assim, garantir mais clientes no seu hotel.
Quer entender melhor? Então, por exemplo, na reserva para casais no dia da promoção, a segunda pessoa ganha um desconto especial ou gratuidade sobre suas diárias.
Isso é válido não somente para casais, como também familiares, grupos e amigos.
Serviços exclusivos para a data
Uma ideia interessante que também pode ser trabalhada na Black Friday na hotelaria tem a ver com a oferta de serviços exclusivos para a temporada, fugindo assim da necessidade de descontos nas diárias.
Então, por exemplo, seria possível oferecer outros diferenciais, como um café da manhã especial, inclusão de passeios no pacote, transporte, etc.
Upgrade de quartos
Por fim, uma última ideia imbatível para aproveitar a Black Friday na hotelaria é simplesmente utilizar sua própria estrutura para promover benefícios exclusivos ao hóspede.
Ou seja, é possível oferecer um upgrade nas reservas dessa época para quartos mais completos, mas sem alterar o preço, do tipo: suíte Premium pelo preço da Standard.
E o que não fazer na Black Friday em seu hotel?
Como bem destacamos lá em cima, ao mesmo tempo, em que a Black Friday pode trazer muitas oportunidades para o seu hotel, o mau uso de certas estratégias pode se tornar um verdadeiro tiro no pé.
Por isso, como dica, evite os seguintes erros:
- jamais ofereça descontos irreais ou que não sejam, de fato, vantajosos para o hóspede;
- elabore sua campanha com embasamento orçamentário e evite que as ofertas afetem sua saúde financeira;
- evite ideias muito mirabolantes ou complexas, que venha interferir a qualidade de seus serviços e até mesmo que atrapalhem sua gestão;
- não esqueça de divulgar bem sua campanha para não dar a impressão de fiasco ou erro de planejamento ao mercado;
- não copie exatamente a concorrência. Apenas a observe e tome as ideias como referência para superá-las, na prática.
Em resumo, essas são algumas ideias práticas sobre como usar a Black Friday na hotelaria, as vantagens e oportunidades geradas no setor para esse período e também o que se deve evitar como erros e falhas comuns em uma boa campanha.
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