Alta temporada: prepare seu hotel para não decepcionar seus hóspedes!
As férias de final de ano estão chegando e com elas chega um dos momentos mais esperados pelo turismo: os meses da alta temporada! Este período costuma trazer bastante lucro para hotéis, pousadas e demais serviços de hospedagem.
Porém, os resultados associados à alta temporada só serão positivos se o seu hotel estiver preparado para proporcionar uma experiência agradável aos hóspedes.
Para que tudo saia como o esperado é preciso investir em muito planejamento e organização para este período tão esperado, pelos hóspedes e também pelos hotéis.
É aí que você precisa responder uma pergunta: Como você está preparando seu hotel para passar com sucesso pelo período?
Para que você possa se preparar para a alta temporada e tirar o máximo de proveito do período, o convidamos a conferir algumas dicas para não decepcionar seus hóspedes e garantir bons resultados.
Alta temporada no Brasil: associada às férias escolares
Para o mercado hoteleiro, a alta temporada é sinônimo de quartos cheios e boa renda. Especificamente para o Brasil, este período está associado às férias escolares, ou seja, junho/julho e principalmente dezembro a fevereiro.
É neste período que todos saem em família para curtir momentos de descanso, tranquilidade e aproveitar pontos turísticos e atividades específicas que só estão disponíveis nestas épocas.
Consequentemente, o fluxo de turistas e hóspedes é bastante alto no período, exigindo planejamento, organização e preparação da estrutura, do pessoal e de todas as dependências do hotel.
Assim, é obrigação de todo tipo de hotel ou pousada receber bem seus clientes para que eles possam aproveitar as merecidas férias, sem dores de cabeça.
Dicas para receber hóspedes com o máximo de eficiência
Quando associada às férias do verão, a alta temporada é um momento que engloba dias de muito sol e calor, festas de Natal, Réveillon e vai até à comemoração do Carnaval, que são momentos propícios para as férias de toda a família.
No entanto, você não pode fazer com que o hotel ou pousada cheios sejam sinônimos de variados problemas, como filas, demora no atendimento, falta de organização e impaciência de alguns clientes.
Para evitar essa série de problemas durante os meses de alta temporada, é essencial que você adote ações estratégicas que vão fazer do período um grande sucesso:
Confira algumas destas ações a seguir:
1. Treine a equipe de colaboradores para o período
Na alta temporada, é comum (e desejável!) que a demanda de pessoas no seu hotel cresça. Para atender esse maior volume de hóspedes é essencial promover o treinamento de colaboradores para garantir a satisfação de clientes, como já falamos neste artigo.
Esse treinamento deverá ser prévio à alta temporada e deve ser dado à recepcionistas, garçons, camareiras, mensageiros, responsáveis pelas cozinhas e demais colaboradores do hotel/pousada.
Com um treinamento eficaz, você terá a garantia de que todos sejam recebidos com excelência, garantindo um atendimento eficiente e humanizado.
2. Conserte tudo que está quebrado ou com mau funcionamento
Assim como ter uma equipe de colaboradores devidamente preparada, seu hotel também precisa oferecer uma estrutura que seja confortável.
Não tem nada pior para um hóspede do que ele ter que usar um quarto com problemas de manutenção, ausência de internet, cama com colchão velho e banheiro com problemas.
Por isso, tome o máximo de cuidado para que seus quartos e as dependências comuns sejam agradabilíssimos. Tudo deve estar funcionando muito bem e de forma segura.
Ou seja, promova o conserto de torneiras, chuveiros e camas. Solicite reparos/inspeções em ar-condicionado e elevadores. Garanta que tudo esteja seguro e funcional para uso de hóspedes.
3. Modernize seu hotel
Apostar em tecnologias mais modernas e que sejam capazes de reduzir custos é mais um cuidado que merece sua atenção antes do período de alta demanda de hóspedes.
Por exemplo, você pode ter uma internet mais rápida, sistemas automatizados de check in/check out ou uma água quente 24 horas/dia.
Para o último caso, o uso de bombas de calor para levar eficiência ao aquecimento de água, mas sem comprometer a experiência do hóspede, configura-se como uma ótima estratégia que você deve considerar para a alta temporada.
Uma boa bomba de calor pode resultar em uma economia de até 75% no aquecimento da água, principalmente quando há o uso da Bomba de Calor Fasterm.
Essa economia pode ser observada logo nos primeiros meses pós-instalação, trazendo benefícios para hóspedes e para as contas do hotel.
4. Invista em marketing, com promoções e ações especificas ao período
O período de alta temporada tende a trazer muitos hóspedes em praticamente todos os hotéis, consequentemente a competitividade tende a ser intensa.
Por isso, você precisa divulgar seu hotel e as ações que ele irá realizar para o período. Para isso, invista em ações de marketing e faça seu hotel ser o escolhido pelos turistas.
Essa divulgação precisa ser iniciada antes da chegada da alta temporada, uma vez que os hóspedes também costumam planejar suas férias com antecedência.
Promoções são também muito bem-vindas para o momento. Por isso, elabore uma boa estratégia para o período que seja capaz de atrair e converter os interessados.
Uma dica é fazer um uso bastante recorrente de redes sociais e sites de reserva de hotéis.
5. Conheça seus hóspedes
Ter, com exatidão, a informação de qual é o perfil de quem procura seu hotel é fundamental. Essa medida ajuda a oferecer produtos personalizados, desde estilo dos quartos até o cardápio desejado.
Ao conhecer seus hóspedes, você saberá como fidelizar cada um deles, induzindo-os a voltar na próxima alta temporada ou durante os muitos feriados prolongados que teremos em 2023.
Além disso, a baixa temporada é o momento ideal para testar algumas novidades. Assim, durante o período de alta tudo estará devidamente implantado e funcionando de acordo com o gosto dos clientes.
6. Faça a revisão de suas tarifas e pacotes
Durante o período de alta temporada há a necessidade de você revisar seus pacotes para se ajustar à alta demanda. Comece definindo um preço que seja justo para atrair o máximo de visitantes, mas que não comprometa negativamente seu fluxo de caixa.
Uma dica é espionar os valores da concorrência e fazer uma análise comparativa. Assim você saberá qual tarifa é mais adequada para sua pousada ou hotel.
Outro parâmetro que ajudaria você a precificar suas opções de pacotes para a alta temporada seria rever os dados do ano anterior. Mas, como estávamos em período de pandemia, a presença de hóspedes era reduzida e essa comparação ficaria injusta.
Então, a melhor opção é ainda fazer comparações com as tarifas sugeridas por outros hotéis. Mas, lembre-se: tenha tarifas competitivas e compatíveis com o mercado!
Por fim, a grande recomendação para a alta temporada é que você proporcione a melhor experiência possível aos seus hóspedes. Com isso, eles vão se sentir bem atendidos e você terá seu hotel cheio e lucrativo!
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