COMO PREPARAR OS COLABORADORES PARA ENCANTAR SEUS HÓSPEDES!

Como treinar os colaboradores do hotel?

O mais importante é treinar os colaboradores para garantir os processos em qualquer empresa, nos hotéis  não seria diferente. Tratando diretamente com os hóspedes, são responsáveis por tornar uma experiência marcante.

Se você já teve experiência negativa em suas férias por um atendimento ruim. Ou por um fim de semana incrível. Sabe bem do que estamos falando.

A relação entre colaboradores e hóspedes é um dos principais aspectos que determinam a qualidade de um hotel, se vale a pena voltar a se hospedar nele ou não.

Portanto, com certeza vai querer que ela seja a melhor possível, certo?

É por isso que, neste post, destacamos a importância do colaborador para o sucesso do ramo hoteleiro. De ter bem claro em mente, e para a sua equipe, como uma prestação de serviços exemplar pode ser o diferencial do seu negócio e como preparar os colabores para oferecer uma experiência inesquecível no seu hotel.

Acompanhe!

Como os hóspedes sentem o atendimento que recebem em seu hotel

São os colaboradores de um hotel que lhe dão vida e personalidade através de suas habilidades, simpatia, espírito de equipe e dedicação total com os objetivos e valores da empresa que representam.

Se você preparar bem seus colaboradores, os hóspedes vão sair mais satisfeitos, deixando um rastro de bons comentários para as pessoas de seu círculo social e até no meio digital.

Além disso, quando os colaboradores estão convencidos de que trabalham em uma empresa que os preparou, deixando claro como devem proceder no atendimento aos clientes, seu hotel receberá esses hóspedes de volta sempre da melhor forma.

Atraia, conquiste, fidelize

As instalações de um hotel atraem seus hóspedes. A fidelização e o retorno constante, são os colaboradores que conquistam.

Mas ninguém pode dar o que não tem dentro de si. As pessoas preparadas por você para fazer a diferença precisam estar felizes com seu trabalho.

Elas precisam estar convencidas da importância de aproveitar cada contato com um hóspede para transformar isso num momento mágico.

Todos os colaboradores de um hotel precisam dar seu melhor para que os clientes se sintam bem atendidos e convencidos de que fizeram a melhor escolha para sua estádia.

Trabalhe em função do hóspede

Até os colaboradores que não têm contato direto com os hóspedes devem fornecer as melhores condições para que seus colegas encantem os clientes. Isso é parte essencial do preparo.

Mesmo se quem escolheu a hospedagem foi a empresa o atendimento deve ser igual.

Esse tipo de hóspede normalmente é preparado pela empresa para a qual trabalha para prestar excelente atendimento a seus clientes. Portanto, sabem avaliar o tratamento que estão recebendo em seu hotel.

Surpreenda!

Se a experiência for positiva a ponto de surpreender seus hóspedes, você os conquistou para sempre. É muito provável que eles falem sobre a satisfação que o seu hotel proporcionou com seus familiares, amigos e até mesmo todos do seu meio social.

Por outro lado, se o contato com um colaborador for um desastre, o hóspede será capaz de falar mal do seu hotel para algumas pessoas, que vão reproduzir o comentário negativo para outras, e por aí vai.

Pior que isso, muitos expressam sua decepção em sites especializados em reclamações ou denunciam na imprensa,  e é muito mais difícil e custoso recuperar clientes insatisfeitos quando não se conquista desde o primeiro momento.

Treinar os colaboradores alinhando a filosofia de negócio

Por isso, hoteleiros de sucesso investem em valorizar e preparar seus colaboradores. Afim de que um atendimento eficaz e de alta excelência seja alcançado em todas as situações.

Eles sabem que incentivar uma cultura de melhoria visando o bem-estar dos hóspedes não produz resultados do dia para a noite. É preciso que as estratégias colocadas possam ser acompanhadas de perto, colhendo resultados, premiando ações positivas e ajustando detalhes, por exemplo.

Mas não importa o tamanho da estrutura do hotel, preparo e motivação da equipe são fundamentais. E lembre-se, a prioridade é sempre o seu hóspede.

Destaque seu hotel da concorrência

Em locais de negócio mais exigentes, como é o segmento da hotelaria, uma boa gestão de pessoas pode gerar um grande diferencial competitivo.

O especialista em administração de empresas e de recursos humanos, Idalberto Chiavenato, afirma que hoje “a base da excelência organizacional passou a ser o elemento humano”.

Tudo começa com os colaboradores, mas o fio condutor ainda está na forma como os hóspedes são tratados durante todo o processo.

Atendimento: via de mão dupla

No entanto, é preciso olhar os dois lados da relação.

Pense: seu hotel oferece espaço para que colaboradores deem sugestões e um feedback da operação? E seus hóspedes, estão tendo sua jornada acompanhada antes, durante e após a estadia? Você vê uma expressão de felicidade em seus rostos?

Em conclusão, com as ferramentas de gerenciamento corretas, e uma equipe bem preparada para encantar seus hóspedes e seu hotel, pode melhorar a relação com os clientes, fortalecer laços e fidelizar, aumentando seus lucros, seu reconhecimento e seu prazer como empresário de sucesso!


Qual é o diferencial dos colaboradores de seu hotel? 

Compartilhe conosco e nos permita dividi-la com outros do ramo para que todos cresçam, aproveitando o melhor de cada um!

Conte seu caso de sucesso nos comentários e leia mais dicas valiosas no Blog da Fasterm!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.