Hotelaria hospitalar: conheça essa tendência e seus impactos na experiência do paciente
De forma geral, os ambientes hospitalares são locais que a maioria das pessoas não gostam de frequentar. Os quartos são simples e os enfermeiros e médicos sempre vivem na correria. Para mudar este cenário, muitos hospitais investem na hotelaria hospitalar.
Voltada para a humanização do atendimento médico, a hotelaria hospitalar preza pelo acolhimento, conforto e aconchego do paciente, que terá toda a qualidade de atendimento de um hospital, com o padrão da estadia em um hotel.
Se você ainda não conhece essa tendência, este artigo é para você. Confira as características da hotelaria hospitalar, seus benefícios para pacientes e sua importância em instituições de saúde.
O que é hotelaria hospitalar?
Criada com o objetivo de humanizar o atendimento em hospitais, a hotelaria hospitalar é baseada em um conjunto de serviços que proporcionam uma estadia acolhedora, confortável e que promova a rápida recuperação do paciente.
Também pode ser definida como “uma reunião de serviços de apoio ao paciente”. Pois a principal função de um hospital é a de restaurar o indivíduo enfermo, devolvendo-o à comunidade.
As atividades de hotelaria hospitalar são pensadas de uma forma complementar às responsabilidades dos profissionais de saúde que atuam no hospital.
Exatamente por isso, suas atividades oferecem apoio não só para quem está recebendo o cuidado, mas para seus acompanhantes e para os profissionais envolvidos no tratamento.
Características de hotéis aplicados nos hospitais
Na hotelaria hospitalar, alguns aspectos da hotelaria são incorporados aos espaços de saúde, como quartos e recepção.
Estes aspectos vão desde a decoração do ambiente, passando pelo enxoval, higiene, organização e a humanização no atendimento. Também podem ajudar a reduzir custos, como acontece em hotéis.
Dessa forma, todas as iniciativas comuns a um hotel são incorporadas na área da saúde, tornando o ambiente mais acolhedor para o paciente e para a sua família.
Entre os serviços hoteleiros aplicados na hotelaria hospitalar, estão:
Serviços de cozinha e restaurante com acompanhamento nutricional dos cardápios de pacientes e acompanhantes;
- Serviço de quarto;
- Serviços de higienização de ambientes e lavanderia;
- Equipe de segurança patrimonial;
- Organização visual dos ambientes, com decoração, acessibilidade e conforto;
- Atividades de entretenimento e lazer;
- Paisagismo diferenciado;
- Recepção com serviços de manobrista e telefonia.
Com base nestes pontos, os hospitais, clínicas e laboratórios têm buscado adaptar conceitos e serviços oferecidos pela hotelaria clássica em suas instalações, garantindo um ambiente com bem-estar, conforto e acolhimento.
Na hotelaria hospitalar, os cuidados extrapolam o atendimento do paciente e acessa outras camadas das pessoas, favorecendo e fortalecendo o emocional de pacientes, familiares e também dos profissionais que trabalham nestes ambientes.
Diferencial competitivo para hospitais
Como já destacado, há uma tendência na área da saúde em priorizar a experiencia do paciente. Isso mostra que a gestão do hospital se preocupa de forma mais integral com o bem-estar dos pacientes e de seus familiares.
É possível, inclusive, adotar muitos dos indicadores de gestão hoteleira na gestão do hospital, aumentando o índice de satisfação dos pacientes e familiares.
Essa tendência também está relacionada à nova postura de pacientes, que começaram a questionar e sentir necessidade de receber do hospital, além de um bom tratamento, segurança, conforto e, principalmente, bem-estar.
Neste sentido, o gestor pode encontrar na hotelaria hospitalar uma forma de se desenvolver um novo perfil de atendimento à saúde, favorecendo não só as pessoas envolvidas, como as próprias instituições que precisam se estabelecer e se manter em um mercado cada vez mais competitivo.
Isso também acaba beneficiando a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de saúde, visto que quanto maior o investimento no serviço, mais fácil se torna a internação e recuperação dos enfermos. Esse é um diferencial importante para a gestão hospitalar.
Por fim, um serviço de hotelaria hospitalar de excelência ajuda a minimizar o mal-estar daqueles que já estão lidando com situações delicadas, especialmente os enfermos e seus acompanhantes.
Cabe a essa experiência diferenciada, estimular o paciente a enfrentar o ambiente hospitalar com mais leveza e calma, já que ele terá um atendimento humanizado.
Pilares da hotelaria hospitalar
A aplicação da hotelaria hospitalar deve se basear em quatro pilares fundamentais que vão garantir uma estadia segura, confortável e de qualidade aos pacientes e familiares.
O primeiro desses pilares é a humanização. Ela foca no tratamento do paciente com o máximo de respeito, atenção e conforto, garantindo um ambiente acolhedor e uma equipe atenciosa no atendimento médico do paciente.
O segundo pilar é a segurança. O gestor do hospital deve se preocupar em proteger os pacientes contra infecções hospitalares, quedas e outros riscos associados à hospitalização
Para isso, é preciso priorizar uma higienização adequada, controle de infecções e identificação de riscos.
O terceiro pilar é a qualidade do serviço. O hospital deve fornecer serviços médicos e de enfermagem de acordo com as melhores práticas de saúde, por meio de equipamentos de qualidade, processos e protocolos efetivos, além da qualificação da equipe.
O quarto pilar e último pilar é a sustentabilidade. Assim como ocorre em hotéis, o hospital deve priorizar os padrões e boas práticas ESG, que fazem com que qualquer negócio seja socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciado.
Para isso, além da adoção de práticas sustentáveis e programas de gerenciamento de resíduos, a hotelaria hospitalar deve adotar estratégias que economizem principalmente água e energia.
Neste caso, o dia a dia do hospital pode ser beneficiado com a instalação de bombas de calor Fasterm, que permitem que a água utilizada seja aquecida com economia de até 75% se comparado a sistemas de aquecimento a gás ou com resistência elétrica para grandes volumes de água.
Além da economia, as bombas de calor Fasterm contribuem com a questão ecológica do hospital, já que utilizam equipamentos alimentados por fontes de energia limpa e renovável, que não emitem CO2, fumaça ou quaisquer tipos de materiais particulados.
Juntos, esses pilares são a garantia de que a tendência de hotelaria hospitalar se mantenha, ajudando o hospital a oferecer serviços diferenciados e de alta qualidade, segurança e conforto aos pacientes, com foco na humanização, bem-estar e sustentabilidade.
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