como reduzir os custos no hotel

Como reduzir os custos na hotelaria? Veja 5 dicas

Acima de tudo, assim como outros segmentos de empresa, o de hospedagem possui gastos recorrentes e significativos. Portanto, reduzir os custos na hotelaria e manter o controle do orçamento é essencial para que os hotéis lucrem.

A preocupação com a recepção dos hóspedes, o planejamento de eventos e a manutenção da estrutura implicam o dia-a-dia da equipe gestora. Assim, muitas vezes, as questões ligadas à saúde financeira do empreendimento são deixadas de lado, o que se torna um grande problema.

Portanto, você gestor, sabe como reduzir os custos do seu hotel e, garantir a satisfação dos hóspedes e total operacionalização do seu local? O primeiro passo é definir os principais custos. Em seguida, é preciso traçar táticas para a redução dos mesmos.

A seguir, entenda o que considerar no momento de revisar e reduzir custos nos hotéis.

Redução de custos na hotelaria: eleve sua lucratividade

Dentre os principais custos na hotelaria, destacam-se encargos trabalhistas, energia elétrica, água, telefone, contratos de manutenção, gestoras de cartão de crédito e comissões de agências.

Neste âmbito, como não é possível extinguir os serviços, vale adotar táticas que economizem e promovam a redução dos custos.

Porém, a seguir estão algumas ações que você pode adotar a partir de agora em seu hotel.

Mão de obra qualificada

Manter um quadro de colaboradores com qualidade, bem treinado e honesto, são algumas das formas de reduzir o custo em seu hotel. Isso porque, com a redução da saída de colaboradores, menor serão os gastos com admissão, demissão e treinamentos.

Para departamentos de maior responsabilidade, como gerência, supervisão, financeiro e recepção, por exemplo, não meça esforços para contratar os melhores do mercado.

Em um hotel com alto fluxo de turistas de outros países, opte por pessoas que sejam, no mínimo, bilíngues. Quanto aos supervisores, considere a experiência na área em questão e suas conquistas ao longo de seu trajeto profissional.

Dar treinamentos constantes, a fim de elevar a qualidade dos colaboradores, também deve ser levado em conta.

Sistema de gestão hoteleira

Implantar um sistema de gestão que seja capaz de automatizar as tarefas mais complexas também reduz os custos em seu hotel.

Sistemas de gestão menos complexos reduzem o nível de especialização dos colaboradores, facilitando e diminuindo os custos com qualificação de mão de obra.

Outra grande vantagem de um sistema de gestão hoteleira de ponta é a automação dos processos, o que valoriza o tempo que cada tarefa é feita por cada um dos colaboradores.

Consumo de água

Ações sustentáveis são boas não somente para a preservação do meio ambiente. Mas também, com atitudes mais conscientes, é possível reduzir custos na hotelaria e atrair novos hóspedes. Vale destacar o valor para os clientes dos chamados hotéis verdes, que tem foco em processos que garantem a sustentabilidade do local.

Investir em uso de recursos naturais é uma forma de promover a economia de água no hotel. Além disso, há tecnologias simples que previnem o desperdício, como sensores que desligam automático sem a presença de alguém e torneiras com menor vazão de água.

Estratégias de marketing

Investir em ações de marketing é crucial para captar novos hóspedes e manter a taxa de reservas do hotel alta. No entanto, vale saber que tem algumas ações bem mais econômicas, quando comparadas às estratégias comuns.

O marketing digital, por exemplo, é uma opção interessante para quem deseja atrair novos clientes gastando menos. Produzir conteúdo direcionado ao cliente ideal, oferecer materiais ricos que agregam valor ao seu serviço e abordar os potenciais hóspedes nas redes sociais são opções que funcionam bem.

Antes de contratar um comercial de TV, um busdoor ou uma vinheta de rádio, veja as opções digitais e entenda o possível alcance do seu hotel.

Atenta-se ao consumo de energia elétrica para reduzir os custos na hotelaria

Os custos com energia elétrica também devem ser revistos pela gestão hoteleira. Visto que este é um dos principais gastos do ramo, é legal destacar algumas trocas que podem ser feitas.

Considere implementar sensores de presença para que as luzes, das áreas comuns, não sejam acesas sem necessidade. O mesmo vale para sistemas de aquecimento e ar-condicionado.

Já pensou em utilizar painéis solares em algumas áreas do seu hotel? Apesar de ser uma tecnologia com custo alto para implementação, a economia dada a longo prazo é grande.

O uso de bombas de calor é outra para reduzir o custo de aquecimento no seu hotel. A Fasterm, empresa pioneira, oferece um sistema que garante economia de até 75% nos custos com aquecimento de água. O aquecimento é feito via troca de calor, que retiram o calor da área externa e o passam para o aquecimento da água.

Em conclusão, conheça como a solução de aquecimento da Fasterm pode contribuir para a gestão do seu hotel. Fale com um de nossos especialistas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.