Conheça as 5 principais tendências do setor de motéis
Já se foi o tempo em que a gestão moteleira se importava unicamente em oferecer uma boa cama e um quarto confortável para os hóspedes passarem algumas horas no estabelecimento. Hoje, diversas tendências do setor de motéis apontam para uma mudança importante de comportamentos, tanto em relação a visão dos administradores, como nas vontades e expectativas dos clientes.
E para mostrar isso com mais detalhes e, claro, ajudar a você a se inspirar com ideias inovadores para o seu negócio, nós preparamos este post exclusivo para destacar o que há de mais novo em conceitos e serviços em motéis, que podem fazer toda a diferença e proporcionar novas experiências ao consumidor.
Vamos conferir?
As principais tendências do Setor Moteleiro no Brasil
A história do setor de motéis no Brasil tem sido marcada por uma evolução constante, deixando para trás a antiga imagem de espaços apenas para encontros discretos e de curta duração.
Hoje, novas tendências já mostram que tais estabelecimentos podem oferecer serviços bem além de uma boa cama.
Outra mudança importante que explica essa nova Era do setor moteleiro se refere ao comportamento dos hóspedes, que buscam cada vez mais novas experiências, praticidades e, até mesmo, uma exposição nas redes sociais daqueles ambientes e momentos especiais.
Confira a seguir algumas dessas principais tendências do setor de móteis nos últimos anos:
1. Uberização das Reservas
A recente pandemia da Covid-19 trouxe mudanças significativas na forma como fazemos reservas em diversos setores, e o moteleiro não ficou de fora.
Antigamente, era necessário se deslocar até o local para verificar a disponibilidade de quartos e as opções disponíveis do estabelecimento. Hoje, graças a aplicativos como o “Guia de Motéis Go”, por exemplo, a realização de reservas à distância é uma outra realidade, por sua vez bem mais prática e discreta.
Além disso, essas ferramentas digitais ainda permitem localizar vagas em suítes próximas, comparar serviços e preços, sem precisar ir diretamente ao estabelecimento.
A comodidade de reservar um quarto pelo aplicativo ou site do motel veio para ficar, proporcionando facilidade e comodismo aos clientes.
2. Tematização de ambientes e serviços
Uma outra tendência que tem ganhado destaque no setor de moteís é a tematização de ambientes e serviços.
Na prática, os estabelecimentos estão explorando temas e cenários diversos para criar experiências únicas aos hóspedes e isso vai muito além de um quarto romântico a luz de velas.
Para se ter ideia, hoje é possível encontrar, por exemplo, suítes futuristas, ambientes “instagramáveis” e, até mesmo, espaços e decorações mais “apimentadas” para uma estadia mais surpreendente.
3. Digitalização de processos
Já se colocou no lugar de um cliente que não quer tanta exposição no seu motel? Pois bem! Hoje, muitos processos e etapas já podem ser evitados ou pelo menos otimizados para agilizar o acesso ao quarto ou para fechar uma reserva.
O autoatendimento é uma tendência do setor de motéis que serve como exemplo nesse quesito e que oferece sigilo e discrição, permitindo que os clientes controlem o check-in, escolham serviços e ajustem configurações diretamente de seus dispositivos pessoais ou em totens inteligentes instalados no estabelecimento.
Além disso, o acesso por portas digitais proporciona mais comodidade e segurança, evitando que as pessoas tenham acesso a funcionários ou mesmo a outros hóspedes no motel.
4. Serviços de cozinha
Muitos motéis contemporâneos estão indo além do básico, oferecendo serviços gastronômicos que elevam a experiência dos clientes.
Não se trata apenas de fornecer um lugar para dormir, mas sim de criar momentos especiais e marcantes durante a estadia.
Assim, alguns estabelecimentos oferecem cardápios sofisticados, serviço de quarto aprimorado e até mesmo experiências gastronômicas exclusivas, proporcionando um momento verdadeiramente mais completo e surpreendente.
5. Conforto total
A busca pelo conforto do hóspede é o cerne da gestão moderna de motéis. Cada detalhe importa, desde a qualidade das camas até a pressão e temperatura ideais do chuveiro, por exemplo.
Por isso, apostar em novas tecnologias e na infraestrutura do estabelecimento nunca deve ser encarada como custo, mas sim como investimento que pode gerar retornos muito positivos ao negócio, sejam eles financeiros, sejam na satisfação final do cliente.
Como dicas, pesquise desde as melhores tecnologias em espumas para as camas e travesseiros, bem como a máxima qualidade das roupas (lençóis, cobertores, toalhas etc.), até equipamentos de última geração, como ar condicionados inteligentes e bombas de calor para aquecimento de águas internas.
Qual é o papel do bom gestor de motel em relação a essas tendências?
O papel do bom gestor de motel em relação às tendências mencionadas é fundamental para garantir o sucesso e a relevância do estabelecimento.
Afinal, só as ideias por si só não vão destacar o seu estabelecimento no mercado em constante evolução. Ou seja, é preciso que decisões sejam tomadas e, claro, é fundamental que a gestão mantenha o controle e monitoramento de cada ação realizada.
Em outras palavras, cabe ao bom gestor ficar atento às tendências do setor de motéis e, principalmente, saber administrar recursos, observar comportamentos, monitorar resultados, entre outros aspectos.
Como dica para tudo isso, sugerimos os seguintes passos:
- Realize pesquisas e colete opiniões de seus hóspedes mais fidelizados;
- Pesquise por novas tecnologias e novidades do setor;
- Participe de eventos do setor, acompanhe canais de informações especializados e se inspire em novos modelos de negócios;
- Busque ideias e conceitos de serviços que vão além de um quarto e de uma cama confortável;
- Invista no que há de mais moderno e eficiente para a sua infraestrutura;
- Monitore seus resultados e a busque medir o nível de satisfação de seus hóspedes;
- Peça feedbacks e esteja aberto à críticas construtivas para melhorar seus serviços;
- Capacite a sua equipe e proporcione um ambiente de trabalho prazeroso e engajador;
- Procure por parceiros estratégicos e fornecedores de confiança.
Enfim, essas são apenas algumas das principais tendências do setor de motéis no Brasil e como essas mudanças de comportamento dos hóspedes e de visão dos gestores têm transformado os estabelecimentos como um todo, apagando aquela velha ideia de que as pessoas buscam apenas uma simples cama e um quarto limpo e confortável.
Curtiu? Quer mais dicas para o seu negócio? Então, não deixe de conferir um e-book completo que preparamos sobre como aumentar o faturamento e reduzir custos operacionais na gestão de motéis. Boa leitura!
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