Revenue Management na hotelaria: Veja os benefícios
Um dos principais focos do setor hoteleiro é manter os níveis de reservas sempre em alta e, assim, elevar o ganho de lucros. Portanto o Revenue Management na hotelaria ajuda a turbinar as vendas e, garantir o bom atendimento da demanda nos hotéis.
É válido saber que nem sempre uma boa receita significa alto lucro. Com isso, o Revenue Management atua elevando ao máximo o lucro do hotel.
Mas você já ouviu falar nesse conceito? Sabe como aplicar, efetivamente, na sua gestão hoteleira? Entende o seu impacto na geração de receitas no setor da hotelaria? É exatamente isso que iremos falar no post de hoje.
Acompanhe!
O que é Revenue Management
Conceito criado nos Estados Unidos na década de 70, o Revenue Management é muito comum entre as companhias aéreas. O propósito é analisar a demanda de passageiros em determinadas datas e, a partir daí, tarifar as passagens com garantia de retorno financeiro.
No segmento hoteleiro, o conceito começou a apenas a partir dos anos 90, restringindo-se a grandes redes de hotel. Posteriormente, nos dias atuais, os pequenos hotéis já apostam no conceito de gerenciamento de oferta e demanda.
Portanto, o Revenue Management hoteleiro é um conjunto de ações que visam equilibrar a demanda e a oferta de serviços, considerando o comportamento do mercado. Atua no preço dos serviços.
Como aplicar o Revenue Management em sua gestão hoteleira
Portanto, aplicar o Revenue Management de forma efetiva requer estudo, análise e testes. Você, enquanto gestor, deve testar o comportamento do público e conhecer a fundo as suas atitudes em determinados períodos.
Como resultado, é possível aplicar técnicas que o auxiliem a entender seus hóspedes e, com isso, a relação entre oferta e demanda do seu hotel.
Confira algumas ações para a aplicação do Revenue Management:
Segmentação de público
Um hotel recebe vários perfis de hóspedes. Desde aqueles que se hospedam com a família de vez em quando, aos que precisam de acomodação semanalmente durante viagens de negócio, por exemplo.
Portanto, estudar cada uma destas variáveis fará com que seja possível a compreensão de cada cliente. Assim, é possível conhecer o comportamento de um grupo. O estudo por segmentação é uma das principais ações do Revenue Management.
Previsão de demanda
Por outro lado, outra ação de Revenue Management é a possibilidade de prever a demanda. Saber bem antes o volume de hóspedes que o hotel irá receber facilita a aplicação de ajustes nas tarifas e criação de promoções sazonais, por exemplo.
O intuito é sempre distribuir, da melhor forma possível, as acomodações para suprir determinada necessidade do hospede.
Para prever a demanda, o hotel deve definir uma pessoa para ficar à frente da tarefa, avaliar os dados que já estão disponíveis a partir de outros levantamentos e unir para que estejam ligados ao processo venda, desde a área de marketing ao setor comercial.
Criação de base de dados
É legal saber que todas as ações dadas pelo Revenue Marketing são feitas a partir de informações certas sobre os seus clientes. Portanto, organizar dados de permite um melhor aproveitamento dessas informações.
Além disso, organizar os dados, do processo de coleta também merece destaque. O uso de um CRM, que atua na gestão do relacionamento com os clientes, é de grande valia nesse cenário.
Por outro lado, investir na coleta de informações, seja por meio de formulários ou nos atos de check-in e check-out, é de suma importância.
Gestão de canais de distribuição
Partindo do princípio de que o Revenue Management atua no uso dos espaços do seu hotel, com foco no atendimento da demanda e na obtenção de lucros, é bom saber quais os canais de distribuição darão os melhores resultados.
Portanto, Quais espaços têm maior demanda? São os quartos ou espaços para eventos corporativos? E em qual período é observada uma demanda maior? Relatórios dedicados ao desempenho de cada canal auxiliam nessa reflexão.
Com isso, a gestão dos canais de distribuição se resume à avaliação dos investimentos realizados em cada um deles em relação ao retorno gerado.
Benefícios do Revenue Management para o seu hotel
Utilizar o Revenue Management na gestão hoteleira proporciona um gerenciamento inteligente focado nos lucros. Com isso, permite que você, gestor, faça uma política de tarifas que condiz com a estrutura e os serviços ofertados pelo seu hotel.
Dentre os principais benefícios, destacamos:
-
aumento do poder de negociação;
-
otimização da receita;
-
motivação da equipe gestora;
-
tarifas flexíveis;
-
conhecimento do negócio;
-
possibilidade de aplicação de ações estratégicas e personalizadas.
Em conclusão, agora que você já está por dentro do Revenue Management, que tal começar a aplicá-lo hoje mesmo junto ao seu time? Lembre-se que aumentar a receita é uma das premissas de todo gestor de hotel.
Para continuar a receber informações estratégicas com foco em gestão, siga a Fasterm nas redes sociais: Facebook e LinkedIn.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!