Veja 9 indicadores hoteleiros para conquistar uma gestão de sucesso!
Assim como ocorre com qualquer outro empreendimento, as ações realizadas por um hotel devem ser devidamente registradas, analisadas e corrigidas quando necessário. Para isso, é essencial considerar alguns indicadores hoteleiros de grande importância.
O mais interessante é que muitos são indicadores hoteleiros que ajudam o gestor a mensurar toda a operação, desde o marketing até as finanças.
No artigo de hoje convidamos você a acompanhar os 9 principais indicadores que, quando bem mensurados, ajudarão seu hotel a ter uma gestão de maior sucesso.
Indicadores de desempenho (KPIs): O que são?
Os indicadores de desempenho, como o próprio nome já diz, são adotados para indicar o andamento de algo, além de possibilitar a tomada de decisões que projetam melhorias, pois como disse Peter Drucker: “O que pode ser medido, pode ser melhorado”.
No ramo da hotelaria, isso não é diferente!
Ou seja, da mesma forma que ocorre com qualquer tipo de empreendimento, a indústria hoteleira precisa ser gerenciada por meio de dados e informações que indicam como está a operação.
Assim, para mensurar o sucesso da operação, há um conjunto exclusivo de métricas de performance associadas a toda a gestão do hotel, conhecidos como indicadores hoteleiros.
Por que os indicadores hoteleiros são tão importantes?
Ao acompanhar os indicadores hoteleiros, todo gestor conseguirá avaliar o progresso do seu hotel em todos seus departamentos e setores. Permite também realizar correções e adequações para que os resultados melhorem.
Ou seja, por meio dos indicadores hoteleiros todo gestor deve avaliar a empresa de diversos pontos de vista, oferecendo uma visão ampla sobre o andamento do negócio.
Dessa forma, os indicadores hoteleiros ajudam a compreender os resultados reais obtidos por seu hotel.
É por meio destes indicadores que sabemos se o hotel está sendo lucrativo ou se vem gerando prejuízos, qual é a taxa de ocupação, qual é a receita por quarto, dentre outras métricas de importância.
Há ainda indicadores específicos que permitem a comparação com outros hotéis e entendimento das principais tendências dentro do setor.
O mais interessante é que, com os resultados em mãos, o hotel terá informações para se manter em constante inovação.
Por exemplo: se os custos estão muito altos, é dever do gestor adotar melhorias para economizar água/energia. No caso da energia, o uso de bombas de calor para aquecimento da água é imprescindível.
Neste contexto, a Fasterm comercializa as melhores bombas de calor do mercado. Elas são capazes de gerar até 75% de economia quando comparada a outros métodos de aquecimento como o elétrico ou a gás.
Além de melhorar os indicadores hoteleiros no âmbito econômico, a bomba de calor Fasterm é ecologicamente sustentável, pois não consome nenhum tipo de combustível para seu funcionamento.
9 principais indicadores que você deve adotar no seu hotel
Agora que você entendeu a importância dos indicadores hoteleiros para o sucesso da gestão do seu hotel, chegou o momento de conhecer os principais indicadores para essa área. Veja:
1. Taxa de ocupação
Esse é um dos indicadores hoteleiros mais simples para a gestão de um hotel. A taxa de ocupação é caracterizada pela quantidade de quartos ocupados durante determinado período.
Expressa em porcentagem, a taxa de ocupação pode ser medida durante um período específico previamente definido, como um dia, mês ou ano.
Para calcular, basta pegar o número total de quartos, dividir pelo número de quartos ocupados e multiplicar por 100. Por exemplo: se seu hotel tem 35 quartos ocupados em 50 totais, então a taxa de ocupação é de 70%.
2. Taxa média diária (ADR)
A ADR é um KPI que informa a renda média de aluguel por quarto ocupado pago. Para seu cálculo basta dividir a receita de quartos obtida pelo número de quartos vendidos.
Este é um dos KPI’s de gestão de receitas mais úteis, principalmente por permitir comparações com outros hotéis nas proximidades ou com características semelhantes.
3. Índice de comparação com a concorrência (MPI)
Essa métrica é utilizada para comparar quantos hóspedes escolheram ficar no seu hotel e não nos seus concorrentes.
Esse é um indicador de performance que oferece as informações necessárias aos responsáveis por Business Intelligence do hotel, ajudando-os a entender como o hotel está absorvendo os hóspedes.
Para seu cálculo é preciso levar em consideração a ocupação do hotel e a ocupação do mercado. Com isso, basta dividir um pelo outro e obter o MPI.
4. RevPAR (Revenue per Available Room) ou Receita por quarto disponível
O RevPar é um índice que dá ao hotel a compreensão de qual é a lucratividade do quarto, ou seja, mostra qual a média da receita gerada por cada quarto.
Para calcular o RevPAR basta dividir a receita gerada pelas diárias durante um determinado período e dividir pelo número de quartos disponíveis no hotel.
5. RevPOR (receita por quarto ocupado)
Considerado um indicador de desempenho, o RevPOR se preocupa com toda a receita gerada pelos quartos ocupados, incluindo a receita proveniente de serviços de quarto.
Esse indicador dá ao hotel uma noção de quanta receita cada pessoa hospedada está gerando de receita, em média, fornecendo alguma indicação dos hábitos de gastos individuais.
6. GOPPAR (Lucro operacional bruto por quarto disponível)
O GOPPAR é um dos indicadores-chave de desempenho para o gerenciamento de receita de hotel. Ele ajuda na análise do lucro operacional bruto em todos os quartos, independentemente de eles estarem ocupados ou não.
O monitoramento do GOPPAR permitirá que o gestor do hotel identifique tendências no verdadeiro desempenho do negócio, oferecendo maiores informações para gerenciar o fluxo de caixa do hotel.
Para seu cálculo basta dividir o lucro operacional bruto pelo número total de quartos disponíveis.
7. TRevPar (Receita total por quarto disponível)
Este é um KPI que se concentra na quantidade de receita gerada por quarto disponível, independentemente de esses quartos terem sido realmente ocupados.
Ao contrário do RevPAR, no entanto, ele inclui todas as receitas provenientes dos quartos, incluindo o dinheiro gasto no restaurante, no bar ou no serviço de quarto.
Para seu cálculo basta dividir a receita total pelo número de quartos disponíveis no hotel.
8. NRevPAR (receita líquida por quarto disponível)
Este é outro KPI de gerenciamento de receita. Sua função é a de analisar o valor da receita gerada por quarto disponível.
Este indicador se concentra na receita líquida. Isso significa que os custos de distribuição associados à venda de um quarto são deduzidos primeiro da receita do quarto, antes que esse valor seja dividido pelo número de quartos disponíveis no hotel.
Este indicador oferece uma imagem mais precisa da receita real recebida pelos quartos vendidos.
9. Índice de satisfação dos hóspedes
Deixando os dados e números associados ao hotel de lado, este indicador relaciona-se unicamente à satisfação dos hóspedes pelo serviço prestado.
Com este indicador o gestor terá uma noção da experiência de hospedagem de cada hóspede, com pontos positivos e negativos na concepção deles.
Por meio dos resultados dessa pesquisa, o gestor do hotel poderá tomar decisões para promover melhorias para os pontos ressaltados.
Você não sabe como realizar essa pesquisa de satisfação? Então confira nosso conteúdo exclusivo sobre o tema e saiba como fazer essa pesquisa.
Dessa forma, se você quer ter uma gestão de sucesso do seu hotel, você deve acompanhar de perto esses indicadores hoteleiros.
Certamente você terá as melhores informações e dados que ajudarão você a elevar a gestão do seu hotel, fazendo com que ele atinja o sucesso.
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