Gestão hoteleira: Dicas que vão impulsionar o Hotel
Você sabia que uma boa gestão hoteleira deve ir além da recepção calorosa dos hóspedes?
Para que haja um melhor desempenho e, consequentemente, a elevação da rentabilidade, cabe ao gestor do hotel adotar estratégias que otimizem os processos, garantam qualidade no atendimento e, também, reduzam os custos operacionais.
Como usar a gestão hoteleira para destacar o seu hotel?
Para lhe auxiliar nesta reflexão destacamos a seguir 5 atitudes na gestão hoteleira capazes de impulsionar o empreendimento e garantir bons resultados. Vamos lá?
1.Gestão de pessoas eficiente
Uma das grandes preocupações na gestão hoteleira é reunir bons profissionais e criar uma equipe competente. Gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil e exige cautela.
É essencial que os colaboradores saibam exatamente suas funções e responsabilidades. Independentemente do porte do hotel, não hesite em contratar funcionários capacitados para os setores de RH, financeiro, atendimento, assistência técnica, dentre outros.
Em contrapartida, também é dever do gestor oferecer oportunidades de qualificação para estes profissionais. Além de mantê-los mais motivados a exercer suas funções, capacitar profissionais reduz o alto índice de rotatividade. Ou seja, o seu hotel contará com um time coeso, qualificado e, acima de tudo, motivado!
2.Validação do feedback dos hóspedes
Ninguém melhor para comprovar a qualidade dos seus serviços no seu hotel do que os hóspedes, certo? Através de suas críticas, positivas ou negativos, torna-se mais simples adequar e reestruturar processos na gestão de seu hotel.
Existem várias formas de conhecer a opinião e sugestões dos hóspedes: através de caixinhas de sugestões, formulários de pesquisa a serem preenchidos no check-out, mensagens através das redes sociais, e-mails e conversas informais durante a hospedagem são alguns caminhos.
Em um setor tão concorrido, gestores que não atendem às exigências dos hóspedes podem tornar seus negócios obsoletos e menos competitivos.
3.Uso de tecnologia na gestão do hotel
Assim como em outros segmentos, a tecnologia é uma grande aliada no nicho hoteleiro e deve ser considerada na gestão do hotel. Investir em processos automatizados, modernos e mais ágeis eleva a capacidade e qualidade do atendimento do hotel, resultando em um melhor desempenho, maior número de reservas, avaliações positivas e visibilidade no mercado.
É possível implementar um sistema eletrônico de reservas, otimizando o tempo do futuro hóspede; utilizar centrais telefônicas para facilitar a solicitação de itens à recepção; incluir um sistema de concierge eletrônico, perfeito para visitantes que falam outros idiomas; utilizar cartões de acesso eletrônicos e codificados; utilizar reconhecimento facial e portaria eletrônica para se deslocar nas dependências do hotel e muito mais.
Cabe dizer que automatizar os processos internos – não somente os relacionados ao atendimento dos hóspedes – também impulsionam o hotel, tais como o controle financeiro e contábil, controle de colaboradores, gestão de estoque, gestão da carteira de clientes e avaliação de desempenho das ações de marketing.
4.Captação de clientes
O segmento hoteleiro é um dos que possuem movimento sazonal. Enquanto a alta temporada – férias de verão e inverno – traz um aumento das reservas, a baixa temporada sofre com a escassez de hóspedes. Sendo assim, vale apostar em campanhas de marketing que atraiam mais hóspedes, principalmente nos períodos de baixa.
Sabendo que as redes sociais são grandes parceiras de negócios, é importante criar ações específicas para elas. Uma boa dica é oferecer pacotes promocionais para quem fechar a reserva pelo Facebook ou Instagram, por exemplo. Ou, quem sabe, oferecer uma porcentagem de desconto para reservas acima de ‘x’ diárias.
Existem, ainda, outras formas de captar mais clientes para o hotel, como a criação de pacotes promocionais para casais, melhor idade, grupos familiares, de excursão, dentre outros.
5.Investimento em infraestrutura é essencial na gestão hoteleira
O oferecimento de uma excelente estrutura aos hóspedes é o ponto responsável pelo sucesso ou fracasso do hotel. Além de acolhimento, descanso e lazer, os visitantes estão em busca de modernidade, tecnologia de ponta, sustentabilidade e atividades diversificadas. Sendo assim, é importante oferecer o que há de melhor em infraestrutura.
Para os hotéis que possuem central de aquecimento de água de banho, vocês já pensaram em investir em uma solução de bombas de Calor? Além de manter a temperatura da água de banho a 60º graus, ela pode economizar muito nos custos mensais, e ainda prepara seu hotel para o inverno garantindo água aquecida.
Mas não é só isso: na questão estrutural e considerando o público-alvo do seu hotel, vale apostar em áreas de lazer para toda a família, como playgrounds e auditórios para workshops, palestras e reuniões, monitoria infantil, academia, mobiliários novos, equipamentos tecnologicamente atualizados, sistemas de ar-condicionado, sistemas fechados de TV etc.
Visitar feiras e congressos especializados no setor pode contribuir com o surgimento de novos “insights”, auxiliando-o nas melhorias dos serviços do hotel!
Na verdade não existem muitos segredos quando o assunto é gestão hoteleira. Basta que você, gestor, esforce-se para oferecer a melhor experiência aos seus hóspedes. Enfim, aposte também, em infraestrutura, tecnologia, relacionamento e boas estratégias como o Revenue Management.
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