economizar a energia no motel

Como economizar a energia no motel?

Quando você, gestor, avalia o lucro mensal do motel, certamente nota que os maiores custos do empreendimento referem-se às despesas com energia elétrica. Neste cenário, uma boa dica é adotar estratégias para economizar a energia no seu motel, consequentemente, reduzir do valor da conta.

Muitas são as ações que permitem um consumo reduzido de energia. Para adotá-las, no entanto, é necessário rever conceitos e reverter decisões tomadas anteriormente.

Como economizar a energia no motel e aumentar o lucro mensal?

Para lhe auxiliar no gerenciamento de custos, compartilharemos em nosso artigo de hoje algumas dicas úteis para reduzir o consumo de energia do motel. Saiba como elevar o lucro do negócio, porém, sem deixar de lado o conforto dos seus hóspedes. Vamos lá?

Substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de led

Há de se saber que as lâmpadas led são muito mais econômicas do que as tradicionais. Na verdade, essa é decisão mais simples e fácil de ser tomada.

Mesmo custando mais caro do que as lâmpadas incandescentes, apostar em lâmpadas de led reflete em economia considerável no consumo total de energia – aproximando-se dos 70%.

Considere substituir as lâmpadas de todos os ambientes do motel, sobretudo daqueles que permanecem ativos por um período maior, pois resultara diretamente na economia de energia elétrica no motel

Manutenção de ar-condicionado

Apesar de oferecer muito conforto ao quarto do motel, os aparelhos e ar-condicionado são grandes vilões do consumo de energia elétrica, principalmente quando não é realizada uma manutenção periódica.

Para economizar energia e otimizar o lucro mensal do motel, vale realizar uma limpeza periódica dos filtros de ar que, com poeira e sujidades, consomem mais energia. Além da limpeza doméstica, faz-se necessária uma limpeza e manutenção preventiva, pelo menos duas vezes ao ano, realizadas por empresas e profissionais especializados.

Vale frisar, ainda, que a manutenção do ar-condicionado não somente reduz o consumo de energia mas, também, mantém a circulação de ar fresco e livre de bactérias.

Automatização dos aparelhos, com temporizadores

Além da conscientização dos hóspedes e colaboradores do motel sob o consumo de energia elétrica – que pode ser realizada através de mensagens diretas e cartazes na própria suíte – é possível instalar temporizadores nos aparelhos elétricos e eletrônicos da suíte. O uso com tempo pré-determinado reduz o consumo, uma vez que em determinado momento o uso é interrompido.

O controle, que pode ser realizado através de softwares específicos, é interessante para o uso consciente de energia elétrica. Outra opção vantajosa é utilizar sensores de presença nos corredores e hall do motel, descartando a possibilidade de manter luzes acesas sem a presença de pessoas.

Inspeção da instalação elétrica do motel

Principalmente se o motel estiver instalado em um prédio antigo, faz-se necessária a revisão de toda a instalação elétrica. Com o passar dos anos, fios podem desencapar, caixas de energia se deslocar e curto-circuitos serem mais frequentes.

Além de afetar diretamente no consumo de energia – que certamente será maior do que o observado em uma rede elétrica nova – instalações antigas podem oferecer riscos para o estabelecimento e seus hóspedes.

Instalação de bomba de calor para aquecimento de água para banho

Banho com água aquecida também representa um custo considerável de energia elétrica no motel. Porém, não há como retirar este conforto de pauta. Neste sentido, é possível substituir a sua central de aquecimento a gás por um sistema de aquecimento moderno com bombas de calor.

Diferente do que ocorre em outros sistemas, as bombas de calor utilizam energia limpa e renovável. Ou seja, há absorção e transmissão de calor: o equipamento retira do calor do ar que, por sua vez, aquece a água do boiler em até 60 graus.

Além da economia com energia elétrica, o uso de bombas de calor reflete na redução de custos e atrativos em outras vertentes, tais como:

  • instalação, sendo desnecessário a realização de grandes obras e modificações estruturais;

  • isenção de licenças municipais, alvarás e taxas administrativas;

  • possibilidade de obtenção do Selo Verde, atestando a preocupação do estabelecimento com a sustentabilidade.

Otimizar os custos e equilibrá-los junto às despesas e receitas é essencial para um bom gerenciamento do motel. Por isso, vale apostar em ações que reduzem o consumo de energia elétrica no seu motel, já que essa é uma das grandes vilãs do orçamento, tanto doméstico quanto corporativo.

Para receber mais dicas de gestão e aumentar o lucro mensal do seu motel, acompanhe os demais conteúdos publicados em nosso blog. Se quiser conhecer melhor o sistema de aquecimento Fasterm, fale com um de nossos especialistas.

Até breve!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.