Saiba como fazer uma boa gestão de custos de manutenção em hotéis
Chuveiro que não esquenta, TV que não funciona, ar-condicionado que não liga e luzes queimadas são situações comuns em hotéis e dependem de uma boa manutenção, porém geram custos. Por isso, priorizar uma boa gestão de custos de manutenção é fundamental!
Por essa razão é bastante importante que, dentro das contas gerais do hotel, uma parcela sempre seja destinada exclusivamente às manutenções.
Assim, cabe aos gestores hoteleiros ter uma boa gestão de custos de manutenção de seu hotel, encarando esse procedimento como um investimento e não como uma despesa.
Com base nessa necessidade, elaboramos este artigo. Nele você irá conferir algumas dicas que vão ajudar o setor hoteleiro a fazer uma boa gestão de seus custos de manutenção.
Tipos de manutenção hoteleira
A manutenção é uma necessidade dentro do setor hoteleiro. Seja por um problema elétrico, hidráulico ou estrutural, a atenção com a manutenção deve ser constante.
Quando bem realizada, a manutenção visa manter o hotel em boas condições de funcionamento e em perfeito estado de conservação, garantindo que o hóspede tenha uma boa impressão sobre a estadia.
Há praticamente três tipos de manutenção que devem ser consideradas:
Manutenção preventiva
Este é um tipo de manutenção que tem a intenção de minimizar as possibilidades de falha de um ativo do hotel. A ideia da manutenção preventiva é programar serviços de manutenção antes dos problemas aparecerem.
Para isso, é elaborado um cronograma de revisões nos equipamentos e vistorias em geral, fazendo com que a vida útil aumente e os riscos de problemas durante maior lotação diminuam.
Esse é um modelo onde os custos de manutenção são reduzidos, já que permite maior controle das ações realizadas.
Manutenção corretiva
Essa forma de manutenção acontece apenas quando determinado equipamento já apresenta algum tipo de defeito e não está disponível para uso. A manutenção corretiva é sempre feita após uma falha.
Pelo fato de não podermos prever o que vai acontecer, os custos de manutenção podem ser maiores.
Também é importante registrar esses acontecimentos para entender se determinado problema acontece repetidamente, exigindo a substituição do ativo.
Manutenção preditiva
Esse tipo de manutenção parte do princípio da necessidade de constante monitoramento dos equipamentos. Com isso, é possível prever quando as falhas podem acontecer.
Por muitas vezes, a manutenção preditiva exige o uso de equipamentos específicos de monitoramento, por isso costumam exigir custos de manutenção maiores.
Por que realizar as manutenções em seu hotel?
Imagine a seguinte situação: um hóspede faz uma reserva em um hotel, mas encontra um chuveiro com água fria, ar-condicionado com problema, TV não funcionando…
Certamente ele não terá uma boa estadia e comentará sua experiência nestes portais especializados sobre hotéis, comprometendo a imagem do estabelecimento.
Ou seja, a manutenção de um hotel precisa deixar de ser vista como um custo para ser considerada um investimento. Quando bem conduzida, a manutenção:
- Reduz riscos de acidentes, seja com hóspedes ou colaboradores;
- Permite que todos os quartos estejam em bom estado, aumentando o faturamento;
- Contribui para a fidelização e satisfação dos hóspedes, inclusivemelhorando os indicadores do seu hotel;
- Protege o valor investido na infraestrutura do estabelecimento;
- Ajuda acalcular as margens de lucro do hotel
Diante destes benefícios, é preciso monitorar o que acontece em toda a operação hoteleira e ser assertivo nas ações de reparos, sejam elas programados ou urgentes.
6 Dicas para a gestão de custos de manutenção hoteleira
Tendo em conta o peso dos custos de manutenção no orçamento de um hotel é necessário que estes reparos sejam muito bem organizados, geridos e planejados.
Diante disso, convidamos você a conferir 6 dicas que serão fundamentais para reduzir custos de manutenção:
1. Tenha um planejamento eficiente
Em qualquer empreendimento, como é o caso dos hotéis, a manutenção naturalmente gera custos. Para controlar tais custos é necessário adotar um planejamento e um cronograma de manutenção alinhado ao dia a dia do hotel.
Isso evita custos e perdas desnecessárias, permite também ajustar os reparos preventivos nas datas ou períodos de menor frequência de hóspedes.
2. Tenha fornecedores de manutenção certificados
Cada vez mais os fornecedores de manutenção são parte fundamental para menores custos de manutenção. Por isso, escolher muito bem os prestadores de serviço e fornecedores é essencial.
Nesse sentido, o prestador de serviço não pode ser escolhido somente por critérios de preço. É preciso escolher um profissional com conhecimento no reparo em questão e que garanta a qualidade do serviço.
3. Adote um plano de manutenção emergencial
Como já falamos, a manutenção preventiva deve sempre ser a melhor opção. Mas há casos onde as manutenções corretivas não-planejadas são necessárias. Por exemplo, uma torneira com problema ou ar-condicionado que não funciona.
O objetivo desta intervenção é restaurar as condições de uso de algum ativo dentro do hotel, de modo que ele se torne apto para uso do colaborador ou do hóspede.
Por isso, dentro dos custos de manutenção, é interessante adotar um plano emergencial e reservar uma pequena parcela dos custos operacionais para aquelas correções não programadas, mas necessárias.
4. Treine a equipe de trabalho continuamente
Para uma boa gestão de custos de manutenção é essencial promover o treinamento da equipe de colaboradores, desde o responsável pela limpeza da piscina até a camareira.
Em um hotel podem existir falhas graves que apenas pessoas especializadas podem realizar, mas há também falhas mais simples que o próprio colaborador pode resolver e garantir o bem-estar dos hóspedes.
Ou seja, quando a equipe está bem treinada ela consegue identificar problemas e agir antes que as falhas se agravem. Por consequência, os custos de manutenção são reduzidos.
5. Invista na atualização dos ativos do hotel
Um dos pontos fundamentais para reduzir custos com manutenção do hotel é investir em equipamentos e mobiliários mais novos. Afinal, quanto mais novos são os itens, menor será a necessidade de manutenção corretiva.
Então, atualize os itens do seu hotel. Compre TVs e secadores de cabelo novos, tenha aparelhos de ar-condicionado mais modernos e torneiras novas.
Outra recomendação é investir em bombas de calor. Elas levam maior eficiência ao aquecimento da água de todo o hotel e exigem menor manutenção.
6. Monitore seus equipamentos
Outra estratégia para reduzir os custos de manutenção na gestão hoteleira é realizar o monitoramento de todos os ativos do hotel, garantindo a integridade dos equipamentos e demais itens.
Nesse sentido, o plano de manutenção (citado na dica 1) tem o intuito de assegurar a boa gestão dos ativos de todos os quartos, restaurantes e demais dependências do hotel, ajuda ainda na redução de custos.
Independentemente de qual seja o porte do seu hotel, invista na aplicação destas dicas e alcance benefícios a longo prazo para seu estabelecimento, inclusive com a redução dos custos de manutenção.
Você anda tendo dificuldade de reduzir custos no seu hotel? Então convidamos você a conferir este guia com ações práticas para alcançar essa meta!
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