Como prevenir perdas em hotéis: Gestão hoteleira
Como prevenir perdas em hotéis? Essa é uma pergunta que muitos gestores de empreendimentos de hospedagem se fazem com frequência. Afinal, quando não se tem controle sobre situações em que se perde dinheiro, o fluxo de caixa pode até mesmo fechar no vermelho.
É por conta disso que os gestores de hotelaria precisam investir na prevenção de perdas. Trata-se de um conjunto de estratégias que tem como foco a redução dos prejuízos.
A ideia é que se possa identificar gargalos e buscar soluções para eles. É aí que entra o uso de itens estratégicos, como é o caso da solução da Fasterm. Continue conosco e saiba mais!
Saiba como se prevenir de perdas e obter lucro em hotéis
O primeiro passo para prevenir perdas na gestão hoteleira é fazer o levantamento das principais fontes que podem gerar gastos exagerados. As mais comuns são as listadas na sequência. Veja!
Estoque
O desperdício ou mau uso dos produtos em estoque é um problema critico que deve ser observado para prevenir as perdas no hotel. Para evitar isso, recomendamos o uso de um software de gestão ou uma planilha eletrônica para controlar os itens que são utilizados.
Quando falamos em alimentos para refeições dos hóspedes, por exemplo, deve ser aplicada uma técnica da logística conhecida como Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS). Isso evita que os insumos percam o prazo de validade antes de serem consumidos.
Apesar de terem uma data de validade maior do que os alimentos, itens de higiene pessoal, como sabonetes e shampoos, também devem seguir o método PEPS. De tal maneira, as camareiras que fazem a reposição desses itens nos apartamentos devem ter essa orientação.
Segurança
Você sabia que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) tem uma regra de inversão do ônus da prova para os estabelecimentos de hospedagem? Em outras palavras, a legislação funciona de forma inversa da popular frase “todo mundo é inocente, até que se prove o contrário”.
Assim, se um cliente afirmar que teve um objeto pessoal furtado no hotel, a polícia registrará o fato como verdadeiro. E, se não conseguir provar o contrário, o estabelecimento será responsável e deverá pagar pelo item perdido do hóspede.
Por isso, é uma boa prática ter cofres nos quartos e orientar os hóspedes a deixarem neles objetos de valor, como eletrônicos, joias e dinheiro em espécie. Assim, se evitam prejuízos com indenizações.
Financeiro
Para prevenir perdas em hotéis, é importante investigar gargalos financeiros da gestão hoteleira, eles estão quase sempre na compra de produtos que não são utilizados. É preciso ter bastante cuidado nesse sentido, principalmente quando falamos de perecíveis, como alimentos.
Outro exemplo são os sistemas de aquecimento de água para piscinas, banheiras e chuveiros. É bem provável que você utilize matrizes energéticas como a eletricidade, a lenha ou o diesel para isso. Porém, existe uma solução para evitar perda financeira também nesse sentido.
Saiba como a Fasterm ajuda a prevenir perdas no seu hotel
Poder relaxar com um banho quente é o que todo mundo quer quando chega em um hotel, não é mesmo? Por isso, você não pode deixar de disponibilizar água quente 24 horas para os hóspedes. No entanto, como explicamos, isso pode representar um alto custo para do ponto de vista da gestão hoteleira.
A Fasterm tem uma solução que pode ajudar o seu estabelecimento a economizar nesse setor! Trata-se de um meio que consiste na utilização de bombas de calor que fazem um trabalho inverso ao do ar-condicionado.
As bombas absorvem o calor do ambiente e transferem para a água, que é aquecida a uma temperatura de 60ºC. O uso dessa solução pode gerar uma economia de até 75%, sem que isso implique na perda da qualidade do serviço prestado para os hóspedes.
Não resta dúvida! Quando falamos em prevenção de perdas na gestão hoteleira, uma das melhores soluções que podem ser implementadas é a da Fasterm. Por isso, não deixe de considerá-la e, assim, aumentar a lucratividade do seu estabelecimento.
Para saber mais sobre a solução da Fasterm — benefícios, formas de funcionamento e investimento necessário, entre outras informações —, entre em contato conosco agora mesmo! Teremos satisfação em contribuir com a gestão do seu hotel.
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