O que é bleisure e por que o seu hotel deve aproveitar essa tendência?
Nos últimos anos, as viagens corporativas aliada às viagens de lazer representam uma grande oportunidade para aumentar a taxa de ocupação em hotéis e pousadas. Para essa tendência é adotado o termo Bleisure.
Essa é uma palavra de origem inglesa que se originou da mistura entre dois outros termos, o Business (negócios) e o Leisure (lazer). Na prática, o termo representa os profissionais que viajam a trabalho, mas que podem estender a estadia por alguns dias para lazer.
Por representar uma forte tendência, o bleisure vem sendo aderido por muitos hotéis e pousadas e têm dado muito certo.
Então, se você quer oferecer o bleisure no seu negócio confira este artigo e saiba mais sobre esse tipo de viagem corporativa que pode trazer bons resultados.
O que é bleisure?
Já faz algum tempo que o termo Bleisure vem representando uma forte tendência mundial. Por essa razão, gestores hoteleiros precisam se inteirar sobre este assunto.
Antes de definir este termo, vale entender o que ele significa. Por definição, bleisure vem da junção de duas palavras inglesas: “business” (negócios) + “leisure” (lazer).
Também chamadas de bleisure trip e bleisure travel, essa é a maior tendência do setor hoteleiro e faz referência àqueles viajantes corporativos que estendem sua viagem quando o trabalho está concluído, para fins de lazer.
Neste tipo de viagem, os prestadores de serviço combinam suas obrigações com seu tempo de lazer, aproveitando que parte das despesas já seriam cobertas pela empresa, de qualquer forma.
Geralmente, a estadia dos viajantes corporativos é estendida aos finais de semana para não prejudicar as atividades do trabalho. No entanto, essa não é uma regra, principalmente com o crescimento do pilar “liberdade com responsabilidade” na cultura organizacional das empresas.
Bleisure trips em alta
Não há como contestar, o bleisure é uma forte tendência dentro do setor hoteleiro e os números comprovam isso.
Segundo um estudo da Booking.com, 56% dos viajantes brasileiros afirmam que seu desempenho em reuniões melhora significativamente quando eles têm a oportunidade de tirar momentos de lazer para conhecer melhor o destino.
O estudo também indica que para 74% dos brasileiros as viagens a trabalho são uma ótima oportunidade para experimentar novas culturas. Esse número é superior à média global, que ficou em 60%.
Outro estudo internacional, conhecido como “Bleisure Report” e publicado pela Bridgestreet Global Hospitality oferece alguns insights interessantes.
Segundo o estudo, 80% realizaram ou gostariam de realizar bleisure trips durante suas viagens a negócio. Além disso, 78% concordam que adicionar lazer às viagens de negócio agrega valor às tarefas de trabalho.
Já 73% dos entrevistados sentem que as oportunidades desse tipo de viagem os beneficiam como empregados em suas empresas.
Como aproveitar a tendência bleisure em seu hotel ou pousada?
Os dados não mentem, na atualidade, os viajantes corporativos procuram estender suas viagens de negócios para também fazer turismo.
Diante disso, cabe ao gerente do hotel ou pousada adotar algumas medidas para movimentar o seu estabelecimento e receber esse tipo de hóspede.
O primeiro passo para se aproveitar da tendência de bleisure é oferecer as comodidades que os viajantes desejam.
Além disso, há a possibilidade de oferecer tarifas competitivas para hóspedes corporativos ou de grupos que desejam estender.
Você certamente não quer assustar um viajante potencial com uma tarifa de lazer temporária que é significativamente maior do que a tarifa corporativa que sua empresa está pagando exatamente pelo mesmo quarto.
Por fim, envolva-se com viajantes potenciais e confirmados em todas as etapas da jornada de reserva.
A partir do momento em que um hóspede em potencial busca as informações do seu hotel/pousada no seu site, ele deve poder ler o conteúdo sobre seus serviços e comodidades focados em bleisure.
6 dicas para captar mais viajantes bleisure
Para oferecer a melhor experiencia ao hóspede bleisure é fundamental seguir 6 dicas para que sua hospedagem esteja sempre apta a receber este público:
1. Invista na tecnologia do hotel
Viajantes com este perfil procuram por hotéis que usam a tecnologia para facilitar a vida deles e tornar as viagens mais fáceis. Um exemplo pode ser os aplicativos que agilitem o processo de check in.
2. Wifi e internet devem ser estáveis e velozes
Por definição, o bleisure travel é destinado àqueles trabalhadores que se hospedam no hotel para fazer negócios (trabalhar). Então é imprescindível proporcionar ao hóspede uma internet estável e rápida, auxiliando-o em suas atividades.
3. Tenha um espaço de trabalho exclusivo
Muitos viajantes costumam levar seus familiares para essas viagens, incluindo parceiros e filhos. Esses viajantes procuram quartos com espaço suficiente para toda a família, mas priorizam um espaço separado para que consigam trabalhar sem maiores problemas.
4. Tenha os parceiros certos
As agências especializadas em viagens corporativas serão as parceiras ideais para trazer esse tipo de hóspede para seu empreendimento.
Os agentes de viagens são profissionais que sabem organizar viagens de negócios com a junção da diversão e lazer para seus clientes.
5. Invista em uma lista de recomendações
Os gerentes devem ficar muito atentos sobre possíveis eventos corporativos que irão acontecer na cidade.
Com isso, vale contatar os organizadores destes eventos e organizar de forma conjunta alguma campanha para receber os hóspedes.
6. Crie um chamariz para o bleisure travel
Uma boa opção é oferecer algum brinde ou desconto para as estadias extras. Também vale criar pacotes específicos para esse tipo de uso do seu estabelecimento.
Priorize a experiência do hóspede
Como você pôde acompanhar, a tendência do bleisure é muito forte a expectativa é que ela se mantenha por muito tempo dentro do ramo hoteleiro, exigindo atenção de seus gerentes.
Com as dicas aqui apresentadas, gerentes destes estabelecimentos conseguirão conquistar esse tipo específico de cliente que, sempre que possível, busca unir seu trabalho com momentos de lazer.
Assim, quando todos os cuidados são tomados pelo hotel ou pousada, a experiência do hóspede bleisure será melhorada, consequentemente ele terá o desejo de voltar mais vezes, seja para trabalho, seja para lazer, seja para a junção destes dois tipos de viagem.
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