avaliações dos seus hóspedes

5 dicas práticas para conseguir mais avaliações dos seus hóspedes

Muito mais do que simples feedbacks, as avaliações dos seus hóspedes podem servir como alerta para melhorias dos serviços de seu hotel e, inclusive, ser fator diferencial para atrair novos clientes no futuro. 

Por isso, é muito importante prezar por cada detalhe que possa causar uma boa experiência durante a hospedagem e, claro, incentivar o hóspede a deixar avaliações e comentários positivos parra o seu estabelecimento. 

E é justamente sobre como conseguir isso na prática que preparamos este post com dicas essenciais para o seu hotel. Quer saber mais? Então, fica até o final e tome nota! 

Por que ir atrás de boas avaliações dos seus hóspedes? 

Sempre que o hotel recebe boas avaliações dos seus hóspedes, certamente você e sua equipe se sentem reconhecidos pelo bom trabalho prestado e entendem a importância disso como uma referência positiva para os próximos clientes, certo? 

No entanto, o que queremos destacar aqui, é que tais avaliações não devem ser encaradas simplesmente como uma forma de “reconhecimento” pela qualidade dos serviços, mas também como uma estratégia competitiva e um chamariz de novas oportunidades. 

Em outras palavras, é preciso incentivar ativamente as avaliações dos seus hóspedes, pois, hoje, isso tem um peso estratégico fundamental no setor hoteleiro, inclusive, influenciando a decisão de escolha do consumidor.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da TripAdvisor¹, 80% dos turistas brasileiros consultam avaliações do hotel em sites específicos, além das próprias redes sociais do estabelecimento antes de fechar uma reserva de viagem. 

Confira bons motivos e dicas para investir nessa estratégia 

Como bem destacado, conquistar melhores avaliações dos seus hóspedes não se resume a simples feedbacks, mas também a uma questão estratégica que pode tanto atrair novos clientes, como afastá-los. 

E na prática, as reclamações e avaliações negativas podem ter origens muito distintas, desde atendimentos ruins na recepção, até dificuldades em conseguir controlar a temperatura da água do banho.

Ou seja, muito além da qualidade e diversidade dos serviços, é preciso também levar em consideração detalhes mínimos que podem influenciar a experiência da hospedagem. 

Por exemplo, de acordo com um levantamento do jornal Huffington Post², os principais itens que causam queixas de hóspedes em hotéis se referem a:   

  • Luz ruim para leitura; 
  • Poucas tomadas disponíveis; 
  • Dificuldades em controlar a temperatura da água; 
  • Corredores barulhentos; 
  • Móveis desconfortáveis. 

E como melhorar as avaliações dos seus hóspedes? 

Quem atua no setor hoteleiro sabe bem como os clientes estão cada vez mais exigentes e como qualquer falha mínima nos serviços pode se transformar em uma reclamação pública e de grande alcance na internet. 

Por isso, é fundamental reforçar a ideia de que incentivar e conquistar boas avaliações dos seus hóspedes se trata de uma questão estratégica e até de vendas para o seu estabelecimento. 

Atualmente, são inúmeros os sites e canais que o cliente tem à disposição para avaliar, comentar e pontuar sobre a experiência em seu hotel, tanto positivamente, como negativamente. 

Logo, fique atento a cada um deles e, claro, mantenha-se presente e ativo nas respostas e no suporte necessário aos clientes. Confira os mais relevantes:   

  • TripAdvisor; 
  • Booking; 
  • Expedia; 
  • Reclame Aqui; 
  • Yelp; 
  • Foursquare; 
  • Facebook. 

E para estar em dia com essa estratégia e ter sempre boas avaliações dos seus hóspedes nessas plataformas, a gente separou algumas dicas essenciais a seguir. Confira! 

1. Incentive ativamente as avaliações 

Como bem destacamos, é muito importante que seu hotel incentive ativamente tais avaliações entre os hóspedes de diferentes formas. 

Afinal, em geral, os clientes estão mais propensos a publicar seus comentários de forma voluntária quando passam por experiências ruins ou por situações que, por algum motivo, lhes desagradam. 

Ou seja, é muito mais fácil receber reclamações do que elogios na prática! Por isso, é fundamental agir para conquistar avaliações positivas também. 

Por exemplo, no hora do check-out, caprichar no atendimento humanizado, perguntando como foi a experiência, se faltou alguma coisa durante a hospedagem, como foram os serviços prestados e, claro, lembrá-lo de realizar uma avaliação nos sites. 

Além disso, você pode trabalhar também com uma comunicação visual, como placas e avisos nos corredores, quartos e elevadores que direcionem o hóspedes a esses canais de avaliação. 

Por fim, você pode até mesmo oferecer benefícios exclusivos para quem avaliar o estabelecimento, como lembranças, brindes ou descontos numa próxima reserva. 

2. Capriche nos mínimos detalhes 

Mais do que uma boa hospedagem, seu hotel pode proporcionar experiências diferenciadas aos hóspedes. E isso nem sempre tem a ver com novos serviços ou grandes investimentos. 

Por exemplo, roupas de cama mais confortáveis, mensagens personalizadas no quarto, aquela ducha impecável com água aquecida, um room-service mais completo e bem realizado, são apenas alguns exemplos práticos do que pode fazer toda a diferença na hospedagem e, claro, gerar melhores avaliações dos seus hóspedes. 

3. Interaja com as avaliações 

Um ponto muito importante sobre as avaliações dos seus hóspedes é ser presente quando elas acontecem. Ou seja, qualquer comentário ou pontuação realizada por algum cliente na internet deve ser prontamente respondida, seja ela positiva ou negativa. 

No primeiro caso, só o fato de agradecer e convidar o consumidor para uma próxima experiência no futuro já demonstra uma relação mais próxima e profissional. Já em caso de reclamações, é imprescindível avaliar cada situação, evitar respostas automáticas que não “resolvam” o problema e buscar soluções viáveis e que transpareçam mais confiança e responsabilidade tanto para o cliente, como para outras pessoas. 

4. Não abra brechas para falhas e erros comuns 

Atendimento ruim na recepção, falta de limpeza nos ambientes, atraso nos serviços, má qualidade dos quartos e banheiros e sensação de insegurança são falhas clássicas que todo hotel deve evitar, mas que muitas vezes podem ocorrer. 

E para que isso não se converta em avaliações negativas no futuro, capriche no treinamento dos funcionários, monitore a qualidade dos serviços, inspecione o funcionamento dos equipamentos e promova melhores experiências. 

5. Avalie os comentários e reclamações 

Se você tem problemas com as avaliações dos seus hóspedes, pode buscar melhorias a partir delas. Por isso, muito mais do que respondê-las, é fundamental trazê-las para a gestão e usá-las como indicadores de mudanças. 

Ou seja, caso algum tipo de reclamação seja mais recorrente, não espere para receber outra semelhante. Foque em soluções rápidas e reverta a situação com experiências melhores nas próximas reservas. 

Em resumo, essas são algumas dicas práticas para conseguir mais avaliações dos seus hóspedes e como tudo isso pode ter um peso crucial para a reputação de seu hotel e, inclusive, atrair mais oportunidades e vendas no futuro. 

Curtiu? Quer ficar por dentro de mais dicas como essas? Então, acesse o nosso blog e confira muitos outros conteúdos e artigos imperdíveis. Até a próxima! 

——————————————————————————————————————

Fonte – https://guiagphr.com.br/noticias/80-dos-usuarios-do-tripadvisor-leem-pelo-menos-seis-a-doze-avaliacoes-antes-de-escolherem-um-hotel/

Fonte 2 – https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/confira-15-itens-de-hotel-que-mais-causam-reclamacoes,d55a392625237310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.