Vale a pena investir em aplicativos de hotel?
Se você é dono ou gerente de um hotel já deve saber que os clientes buscam cada vez mais fazer suas reservas com antecedência e no conforto de casa. Para isso, adotam aplicativos de hotel.
Ou seja, o hotel que não tem seu aplicativo próprio de reservas, nem adota os aplicativos e sistemas comuns, certamente está perdendo clientes e possivelmente serão ignorados por viajantes.
No artigo de hoje, convidamos você a conferir as vantagens da adoção de aplicativos de hotel e por que este é um investimento certo para conquistar clientes e melhorar a gestão hoteleira.
Entendendo o papel dos aplicativos de reserva no setor hoteleiro
A quantidade de pessoas que estão adotando os aplicativos móveis como modo principal de pesquisa e escolha de suas hospedagens tem crescido nos últimos anos.
Diante dessa tendência, o mercado hoteleiro vem se aprimorando para oferecer uma excelente experiência do hóspede, desde a gestão de reservas até o check out.
Os aplicativos de hotel já conseguem oferecer informações em segundos, como preço, comentário e realização de reservas. Também podem usar os aplicativos para realizar avaliações do hotel por parte dos hóspedes.
Assim, diversas são as empresas que já disponibilizam aplicativos próprios de suas redes hoteleiras, mas também existem outros aplicativos que incluem em suas buscas até mesmo pequenos hotéis que conseguem aumentar sua demanda por conta da maior visibilidade do estabelecimento.
Entre esses aplicativos comuns, se destacam:
- Tripadvisor – essa é uma plataforma onde é possível conferir hotéis, atividades e pontos turísticos recomendados por visitantes, além de restaurantes com boas avaliações. Permite ainda aplicar filtros para achar o quarto ideal.
- Kayak – esse app de viagens oferece diversas opções de hotéis para hospedagem, e também permite checar por passagens e aluguéis de carros. O app compara diversos sites de hotéis, facilitando na hora de escolher o estabelecimento mais próximo.
O grande diferencial do Kayak é que ele permite criar alertas de preço e envia notificações para o celular quando detecta redução no valor dos hotéis. - Hoteis.com – focado na hospedagem, este aplicativo de hotel possui uma série de filtros para encontrar o tipo de hospedagem desejada. É possível pesquisar por apartamentos, cabanas, hotéis-fazenda, resorts e opções com aluguéis de temporada.
- Booking.com – esse é também um aplicativo de reservas que oferece várias opções de hospedagem ao usuário.
O app permite direcionar resultados com base no seu orçamento, número de estrelas e avaliações, distância da sua localização atual, instalações e comodidades do quarto, por exemplo. - Trivago – é um aplicativo que compara preços de diferentes sites de acomodação. O app é bastante intuitivo, e permite fazer pesquisas por locais específicos ou buscar por hospedagem próximas.
O app também permite abrir um mapa com as opções de acomodações próximas, comparando localidade e diárias mais facilmente. O app também oferece a opção de favoritar hospedagens para compará-las mais tarde.
Mas, independentemente do aplicativo de hotel adotado, essas são soluções que simplificam o processo de reserva, oferecendo comodidade aos usuários, além de fornecerem uma ampla variedade de opções de acomodação.
Vantagens e benefícios dos aplicativos de hotel
Facilidade e agilidade no contato com seu hotel ou pousada antes, durante e após a estadia são algumas das principais exigências dos clientes atualmente.
Mas os benefícios de ter um aplicativo próprio ou comum de reservas vão muito além, estimulando sua adoção. Entre tais benefícios, se destacam:
Agiliza as reservas – Os melhores aplicativos são aqueles que permitem ao cliente a reserva imediata de um quarto.
Fornece informações relevantes sobre o perfil dos clientes – estes aplicativos ajudam o hotel a entender o comportamento dos seus hóspedes. Com essas informações as ações de marketing serão mais assertivas.
Ou seja, é uma maneira de entender o que seus clientes buscam e de trabalhar para atender seus desejos e necessidades da melhor forma possível.
Permite visualizar a avaliação dos clientes – Qualquer hotel depende dos seus hóspedes para alcançar o sucesso e, por isso, você precisa analisar e coletar avaliações de hóspedes.
Além disso tudo, os aplicativos de hotel oferecem ao usuário acesso fácil a informações detalhadas sobre acomodações, opções de filtragem, comparação de preços, avaliações e comentários de outros usuários.
Oferecem ainda toda a conveniência de realizar reservas a qualquer hora e em qualquer lugar, tudo por meio de um aplicativo de celular. Para o gerente, tais aplicativos ajudam na gestão de reputação online do seu hotel.
Um bom sistema de reserva também deve oferecer a opção de um sistema de pagamentos online, o que é indispensável para aquele cliente mais conectado.
Também funciona como uma ferramenta que ajuda no suporte constante do cliente, inclusive com notificações em tempo real.
Outro benefício interessante é a possibilidade de envio de emails automáticos com novidades sobre a estadia do hóspede e você pode até mesmo adicioná-lo em uma lista de newsletters.
Vale à pena criar o próprio aplicativo de reservas?
Como salientado anteriormente, muitos são os aplicativos de hotel que tanto os gerentes quanto os clientes podem usar. Mas, há alguns gestores que optam por ter um aplicativo próprio? Será que vale a pena?
Os aplicativos de reserva próprios automatizam os serviços de reserva, agilizam também os processos administrativos, reduzindo a dependência do seu pessoal.
No entanto, para ter um aplicativo de hotel que realmente traga benefícios para gestores e para o público em geral, é essencial tomar alguns cuidados, tais como:
- Análise de mercado para entender as características do público-alvo;
- Desenvolvimento de uma interface que seja realmente intuitiva;
- Total integração com sistemas de pagamento;
- Parcerias com provedores de acomodação;
- Desenvolvimento de ações de marketing para que o usuário baixe o aplicativo e reconheça os benefícios ao utilizá-lo.
Todas essas características juntas garantem a boa usabilidade do aplicativo. Cabe ao seu hotel planejar e procurar por elas quando decidir implementar um aplicativo no seu negócio.
O que esperar para o futuro dos aplicativos de hotel?
Como falar dos aplicativos de hotel sem falar do avanço da tecnologia e dos dispositivos móveis? É praticamente impossível abordar qualquer assunto relacionado à evolução tecnológica sem mencionar a importância de smartphones e tablets.
Com o avanço tecnológico, hotéis estão investindo cada vez mais em tecnologias para oferecer um serviço mais completo e personalizado.
E o grande destaque dessas tecnologias é a inteligência artificial. Com a IA, os aplicativos de hotel usam, desde chatbots, passando por assistentes virtuais, além do chatGPT que a partir de um banco de dados é capaz de interagir, aprender e dar respostas personalizadas ao usuário.
As tecnologias de realidade aumentada, aplicativos interativos e soluções sustentáveis (como a bomba de calor Fasterm) também estão ganhando espaço, com fortes tendências para o futuro próximo.
Ou seja, as tecnologias e inovações surgem a todo momento e o hotel que não fizer uso, certamente estará perdendo espaço nas decisões de clientes.
Assim, cabe ao gestor do hotel estar preparado para estar dentro das tendências, fazer uma boa análise das necessidades dos clientes e ter o respaldo de empresas especializadas que podem oferecer as melhores soluções em aplicativos de hotel.
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