Qual é o sistema mais econômico para aquecimento de água?
O sistema de aquecimento de água é um dos maiores componentes do custo operacional em negócios como hotéis, motéis e condomínios. E uma escolha errada pode significar milhares de reais a mais na conta de energia ou gás todo mês!
Mas não se preocupe: pensando nisso, produzimos este conteúdo especial.Vamos falar sobre as principais tecnologias disponíveis no mercado, analisando consumo, manutenção e eficiência para ajudar você a encontrar a solução mais econômica e com o retorno mais rápido. Acompanhe!
Opções de aquecimento de água para alta demanda
Conheça a seguir quais são os sistemas de aquecimento de água mais comuns no mercado, suas vantagens e desvantagens.
Aquecimento a gás
Aquecedores a gás são uma opção popular, uma vez que garantem água quente sem interrupção. Mas, se você busca por soluções eficazes e econômicas, deve fugir desse tipo de aquecimento de água para banho.
Apesar de oferecer um custo inicial mais baixo, com o passar do tempo eles podem se elevar – devido, especialmente, aos contratos de manutenção, substituição de peças, falhas no fornecimento, contratação de profissionais especializados, dentre outros.
Outro ponto é o elevado consumo de água que, para um aquecimento eficaz, pode chegar a 9 litros por minuto. A pressão de água também merece destaque: são necessários de 10 a 15 metros.
Assim, o sistema de aquecimento a gás tem capacidade de aquecer grandes volumes de água, mas tem como desvantagens a volatilidade do preço do gás e os custos de manutenção e segurança.
Aquecimento elétrico
Num primeiro momento, os chuveiros com aquecimento elétrico parecem ser uma boa opção de aquecimento de água para banho. No entanto, essa solução torna-se extremamente custosa, já de forma imediata.
Você sabia que o uso do chuveiro elétrico pode representar 23% do valor total dos custos com energia elétrica do seu negócio? Pois bem, além do alto custo, a solução elétrica oferece algumas desvantagens, como:
- não funcionamento em caso de interrompimento de energia elétrica;
- altos riscos de curtos e acidentes, caso a instalação não seja realizada corretamente;
- necessidade de manutenção preventiva constante;
- menor vazão de água, reduzindo o conforto dos hóspedes.
Como a demanda por aquecimento de água para banho nos hotéis é alta, utilizar chuveiros elétricos não é uma solução acertada para gestores que procuram um bom custo-benefício.
Os aquecedores de passagem ou boilers elétricos são inviáveis para alta demanda, pois têm um alto consumo energético, o que impacta diretamente no valor da conta de luz do estabelecimento.
Aquecimento solar
Do ponto de vista sustentável, o aquecimento solar seria uma alternativa interessante – já que utiliza a luz natural como forma de aquecer a água para banho no hotel. No entanto, já imaginou como ficaria o conforto dos seus hóspedes em dias frios e nublados?
Para funcionar com efetividade, um sistema solar não pode ser uma solução isolada. Deve contar com uma tecnologia extra, capaz de suprir a demanda em dias mais frios, bem como finais de tarde, noite, madrugada e o início da manhã.
Em suma, é um sistema que apresenta benefícios ambientais e se destaca pelo baixo custo operacional, mas tem a necessidade de um sistema de apoio.
Por isso, o ideal é usar o aquecedor solar em conjunto com as bombas de calor: elas são a solução certeira, já que garantem a manutenção da temperatura ideal o ano inteiro. A dupla aquecimento solar + bombas de calor torna-se, então, a opção mais econômica e sustentável do mercado.
Bomba de calor: a alternativa moderna para o aquecimento de água
Apostando no uso de energia limpa e renovável, as bombas de calor da Fasterm funcionam através da absorção e transmissão de calor. Ou seja, o calor é retirado do ar e pode aquecer a água do boiler em até 60 graus.
A solução em aquecimento de água para banho Fasterm oferece inúmeras vantagens, comparando-se aos demais sistemas de aquecimento. A economia gerada, que pode alcançar até 75% já no médio prazo, deve-se a questões como:
- isenção de liberações e alvarás para instalação, que reduz os custos com processos burocráticos e taxas administrativas;
- processo rápido de instalação, que não requer grandes modificações e reformas na estrutura já existente;
- possibilidade de aliar o sistema de bombas de calor a outros sistemas já existentes, tornando-o inclusive um sistema de aquecimento principal;
- uso de energia elétrica apenas como fonte de alimentação para o funcionamento das bombas de calor.
Como podemos perceber, a bomba de calor é disparada a solução de melhor custo-benefício. Afinal, ela combina a confiabilidade do gás com um custo operacional ainda menor que o solar (quando se considera a necessidade de backup).
Além disso, ela funciona com altíssima eficiência, gerando um retorno rápido sobre o investimento. A bomba de calor Fasterm é uma das soluções mais eficientes do mercado, aliando o excelente custo-benefício à sustentabilidade.
Análise financeira: qual sistema tem o melhor retorno?
Custo do investimento inicial (CAPEX)
O valor de aquisição e instalação do gás e do sistema elétrico são mais baratos, enquanto a bomba de calor e o aquecedor solar podem ter um custo inicial similar ou superior. No entanto, essa aparente economia, como vimos, não se sustenta no longo prazo.
Custo operacional mensal (OPEX)
A diferença entre os tipos de aquecedores é muito grande, sobretudo no custo mensal da conta de energia/gás, com a bomba de calor se destacando positivamente.
Retorno sobre o Investimento (ROI)
A economia mensal gerada pela bomba de calor paga o investimento inicial em um curto período, por volta de 1 ano, promovendo um rápido retorno sobre o investimento, algo que não acontece com os outros sistemas.
Aquecimento de água com bomba de calor Fasterm não é custo, é investimento!
A escolha do sistema de aquecimento de água é uma das decisões financeiras mais importantes para um gestor.
Ao analisar todos os dados sobre economia de energia, a bomba de calor se prova não apenas como a opção mais econômica e eficiente, mas como um investimento inteligente que se paga rapidamente e continua gerando economia por muitos anos.
Faça uma simulação em nosso simulador de economia e descubra em quanto tempo o investimento em uma bomba de calor se paga no seu empreendimento!



Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!