Aquecimento de água para hotel

Qual a melhor opção de aquecimento para hotel?

Você sabe qual a melhor opção de aquecimento para hotel? Existem diversas soluções no mercado que proporcionam uma experiência única em aquecimento de água. Sendo assim, o gestor de um hotel, deve investir em equipamentos e soluções que garantam o máximo conforto aos seus clientes.

Além do conforto, a otimização de recursos financeiros é outra variável que precisa ser considerada. No que diz respeito ao aquecimento de água para banho, por exemplo, existem três sistemas que devem ser avaliados: o aquecimento a gás, via eletricidade e o uso de bombas de calor.

Mas qual deles é o mais indicado para o seu estabelecimento? Acompanhe o artigo, analise os prós e contras de cada um deles e tome a sua decisão!

Sistema de aquecimento a gás

Manter a água aquecida com o sistema de aquecimento a gás pode, em um primeiro momento, parecer uma boa escolha. No entanto, este modelo traz mais desvantagens do que vantagens, principalmente quando pensamos no custo para mantê-lo.

Há de se saber que a durabilidade pode, em um primeiro momento, agradar: em média, um sistema de aquecimento a gás se mantém em pleno funcionamento entre 10 e 15 anos. Além disso, oferece total segurança.

Porém, há uma série de desvantagens. Comparando-se com o uso do chuveiro elétrico, por exemplo, o consumo de água é de quase 9 litros por minuto. Para que funcione em total capacidade, é necessária uma pressão hídrica entre 15 e 10 metros. Ambas as situações elevam o consumo mensal de água e, consequentemente, geram mais custos ao hotel.

A segurança do sistema de aquecimento a gás também deve ser observada. Caso haja alguma falha de combustão, por exemplo, pode ocorrer vazamento de monóxido de carbono, cuja inalação oferece risco à vida. Apesar de os sistemas mais atuais possuírem dispositivos de segurança, vale ponderar a escolha.

Outros aspectos, como o alto custo para instalação, a necessidade de manutenções anuais e o aquecimento um pouco mais demorado, já que é considerado um aquecedor de passagem, desfavorecem o sistema de aquecimento a gás.

Sistema de aquecimento com uso de eletricidade

O sistema de aquecimento elétrico para água tem dois extremos. Se por um lado o processo de instalação é menos complexo, de outro, os custos com energia elétrica são extremamente elevados. E isso, claro, não é desejável na gestão.

Na acumulação por boiler — uma das possibilidades na modalidade elétrica —, é necessário acumular determinado volume de água no reservatório para, depois, ela ser aquecida e distribuída aos chuveiros ou às torneiras.

Já no aquecimento por passagem, que é ativado por meio da passagem da água pelo chuveiro elétrico, há de se observar a elevação dos custos com energia elétrica, uma vez que está atrelada ao tempo de uso. Agora que você descobriu que o aquecimento elétrico é um vilão, a próxima solução vai te ajudar a entender qual a melhor opção de aquecimento para um hotel.

Sistema de aquecimento de água para banho com bombas de calor

Muito utilizadas por grandes redes hoteleiras, as bombas de calor para aquecimento de água oferecem inúmeras vantagens. Tais benefícios vão além do aquecimento em si: estendem-se à redução de custos e aos cuidados com o meio ambiente.

Você sabia que as bombas de calor podem aquecer a água em até 60º de forma constante em qualquer época do ano? Além de atuarem como sistema de aquecimento principal, elas podem ser adotadas como backup para outros sistemas.

Outro ponto interessante é a facilidade de instalação. Diferente de outros sistemas, a instalação de bombas de calor não exige grandes modificações estruturais. Sendo assim, dispensa a realização de reformas e liberações de alvarás junto aos órgãos reguladores.

Sobre o consumo, as bombas de calor também se destacam. A economia nos custos com aquecimento é de até 75% já nos primeiros meses de instalação.

Não menos importante, aquecer a água do seu hotel com bombas de calor representa cuidado com o meio ambiente. Por utilizar energia limpa e renovável, o sistema otimiza o uso de recursos naturais. A solução possibilita, ainda, a obtenção do Selo Verde, que atesta a preocupação do empreendimento com a sustentabilidade.

Agora você sabe qual a melhor opção de aquecimento para hotel e avaliando todos os prós e contras dos sistemas de aquecimento a gás, eletricidade e bomba de calor, fica claro que estas últimas oferecem o melhor custo-benefício para o seu hotel.

A Fasterm oferece a solução de aquecimento de água para banho mais efetiva do mercado, que já impactou algumas das principais redes hoteleiras do país.

Se você, gestor, também gostaria de ter a nossa tecnologia no seu estabelecimento, entre em contato e converse com um especialista!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.