Marketing verde para hotéis: Saiba a importância
Você já ouviu falar em marketing verde para hotéis? Trata-se de uma estratégia em que as ações publicitárias e de relacionamento com os públicos levam em consideração a preservação do meio ambiente.
Como as pessoas estão cada vez mais temerosas com o futuro do planeta, esse tema está em alta e as empresas estão preocupadas em mostrar que são sustentáveis. No ramo da hotelaria não é diferente.
Entenda a importância da sustentabilidade para os estabelecimentos de hospedagem e como trabalhar isso no marketing hoteleiro!
A importância do marketing verde para hotéis
O marketing hoteleiro sempre foi muito desafiador, até mesmo para os profissionais mais experientes da área. Isso porque o setor de hotelaria demanda conhecimentos específicos e tem um público bastante variado.
Porém, algo que não pode ser negligenciado nas estratégias de divulgação para hotéis é o marketing verde. Afinal, como comentamos, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a preservação dos recursos naturais.
Assim, devem ser adotadas boas práticas para diminuir o consumo exagerado nas operações. E isso precisa ser divulgado, uma vez que pode ser um fator importante para que um cliente escolha o seu hotel e não um concorrente.
Dicas práticas para aplicar o marketing verde em hotéis
Para aplicar a sustentabilidade no marketing hoteleiro, existem algumas ações que podem ser colocadas em prática. Temos dicas simples que podem ser implementadas no seu estabelecimento. Confira!
Conheça o público-alvo
Ter conhecimento do público-alvo do seu hotel é essencial para que seja possível desenvolver o marketing verde. Busque dados sobre os canais que os seus clientes usam para o consumo de informações, por exemplo.
Sabemos que as pessoas que procuram hospedagem para uma viagem de férias têm objetivos e necessidades diferentes de quem viaja a trabalho. Nesse sentido, conhecer o público é interessante para que sejam desenvolvidas ações específicas.
Para os viajantes que estão de férias e têm mais tempo disponível, podem ser feitas até tours guiados pelo hotel, mostrando as práticas sustentáveis adotadas.
Analise os processos do hotel
Antes de por em prática o marketing verde e divulgar que o seu hotel é sustentável, é preciso que ele realmente se torne um amigo da natureza. Por isso, analise todos os processos operacionais realizados e identifique gargalos.
Se for verificado que o hotel gasta muita energia elétrica, por exemplo, podem ser instalados sensores para que as lâmpadas apaguem quando não houver pessoas nos ambientes.
Pesquise sobre os processos dos parceiros
Também liste os parceiros dos quais você contrata serviços e verifique se eles são sustentáveis. Assim, caso identifique que algum deles gera muito desperdício, você pode buscar novas parcerias para diminuir o uso dos recursos naturais.
Se você identificar que o fabricante dos shampoos e sabonetes disponibilizados não oferece produtos verdes, a título de exemplo, pode buscar por um fornecedor mais sustentável. Lembre-se que todos esses detalhes são considerados pelos hóspedes engajados com a causa ambiental.
Alinhe a prática e o discurso
Não adianta você produzir materiais para o marketing hoteleiro, como flyers e publicações nas redes socais, dizendo que é sustentável se, na prática, não for.
Uma boa alternativa para alinhar a prática e o discurso é engajar os hóspedes em ações conjuntas. Exemplo disso pode ser visto quando os hotéis sugerem que os clientes avisem quando é necessário trocar as toalhas, em vez de isso ser feito diariamente pelas camareiras.
Ao tomar essa atitude, os hóspedes perceberão que o seu hotel realmente se preocupa com a natureza e não faz um falso marketing verde, apenas para transmitir uma boa imagem.
Marketing verde na hotelaria
Ainda sobre o alinhamento da prática e do discurso, os hotéis precisam buscar por soluções verdes. A ideia é encontrar modos menos desgastantes para a natureza sem deixar de oferecer o conforto que os hóspedes procuram.
Uma dessas soluções é o sistema de aquecimento de água da Fasterm. Tratam-se de bombas que absorvem o calor e o transferem para a água, que pode ser utilizada em chuveiros, banheiras etc. Assim, você garante um equipamento com energia limpa e renovável, com possibilidade de obtenção do Selo Verde para o seu Hotel.
Siga as nossas dicas e trabalhe um marketing hoteleiro voltado para a sustentabilidade. Não há dúvida de que o seu negócio será ainda mais lucrativo!
Comece agora mesmo, entrando em contato conosco e conhecendo mais sobre a Fasterm. Temos a melhor solução para aquecimento de água do mercado!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!