Manutenção hoteleira: Dicas de planejamento
A gestão de um hotel é cheia de desafios. Por isso, o profissional que ocupa esse cargo precisa estar atento a uma série de fatores. Um dos mais importantes é a manutenção hoteleira.
Afinal, de nada adianta você fazer um grande investimento em marketing, por exemplo, se o hóspede não encontrar uma boa cama para dormir, um chuveiro quente para tomar banho, uma piscina limpa para relaxar etc.
É por isso que a manutenção hoteleira é tão relevante! Continue conosco e saiba mais.
Manutenção hoteleira: entendendo o conceito
A manutenção hoteleira nada mais é do que a atividade de zelar e cuidar de todos os equipamentos do hotel.
Utensílios de cozinha, roupas de cama, computadores da recepção, colchões, aparelhos de TV, entre tantos outros itens, devem ser monitorados constantemente.
A ideia é que a manutenção seja realizada de forma preventiva, para evitar que um item estragado ou em más condições seja utilizado por um hóspede.
Assim, os reparos devem ser feitos com frequência na infraestrutura e os itens desgastados, como lençóis, precisam ser substituídos.
Dicas para uma boa manutenção hoteleira
Sabemos que as atribuições são muitas na gestão hoteleira e nem sempre é fácil para o gestor ter o controle de tudo o que se passa dentro do empreendimento.
Por conta disso, listamos uma série de dicas práticas para que você possa desenvolver e melhorar a manutenção hoteleira no estabelecimento que gerencia.
Conheça bem a infraestrutura do estabelecimento
O gestor de um hotel não deve limitar o seu trabalho ao escritório em que desempenha as suas funções administrativas. É preciso conhecer praticamente todos os cantos do estabelecimento, para que saiba quando é necessário fazer as manutenções.
A sala do café da manhã, por exemplo, não pode ter louças muito antigas e desgastadas, como canecas e pratos riscados. Isso gera uma má impressão nos hóspedes, que poderão se sentir insatisfeitos e não voltar em outras ocasiões.
Proporcione treinamentos para a equipe
Ninguém faz tudo sozinho e nem dá conta de cuidar de toda a infraestrutura e manutenção no hotel sem ajuda. Por isso, uma boa prática é proporcionar treinamentos para a equipe.
As camareiras têm um papel importantíssimo nesse sentido. Afinal, são elas que limpam e organizam os quartos e têm contato direto com os móveis e outros equipamentos do hotel.
Se elas perceberem que uma cama está com um pé solto, um controle remoto da televisão está quebrado, uma cortina da janela rasgou ou qualquer outra coisa, devem reportar para a gerência. Assim, os reparos poderão ser realizados em tempo hábil.
Tenha um bom software de gestão
A tecnologia é uma verdadeira aliada para fazer a manutenção hoteleira. Atualmente, existem softwares de gestão que são muito completos e permitem que sejam feitos registros sempre que pontos que necessitam de reparos sejam identificados.
Imagine um exemplo de manutenção no hotel: um hóspede reclamou à noite porque o chuveiro do quarto não esquenta. Prontamente, o recepcionista deve providenciar a troca da acomodação do cliente, solucionando o seu problema.
Depois disso, o atendente poderá bloquear as reservas para o apartamento e deixar o registro de que o chuveiro não funciona. No dia seguinte, o gerente verá a anotação e providenciará o conserto, chamando a equipe responsável pelo sistema de aquecimento para solucionar o problema.
Considere ter uma equipe própria de manutenção no hotel
Pequenos hotéis e pousadas podem contratar mão de obra por demanda para fazer consertos e reparos simples. No entanto, um empreendimento muito grande ou toda uma rede teriam custos muito altos para pagar profissionais autônomos ou empresas de manutenção cada vez que necessitassem desse tipo de serviço.
Como se trata de algo que é feito diariamente, sempre haverá algo a ser consertado, uma parede a ser pintada, uma substituição a ser feita etc. Logo, contratar uma equipe própria para a manutenção preventiva é uma alternativa a ser considerada.
Não restam dúvidas de que a manutenção hoteleira é importante e, quando bem conduzida, eleva a sua gestão, não é mesmo? Certamente, os clientes ficarão encantados pelo hotel ser impecável. Também deixarão depoimentos positivos nas redes sociais e falarão bem do estabelecimento aos seus amigos.
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Sim,mais informacao quanto a aguecimento da piscina e agua tratada.
Olá, Paulino.
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Boa tarde Paulino,
como eu poderia receber mais informações a respeito destas dicas?
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Olá, Nestor.
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